Publicidade

Home » Nutrição » Vitamina B5

Vitamina B5

A vitamina B5 pertence às vitaminas conhecidas como hidrossolúveis, abaixo você encontrará todas as informações sobre esta vitamina.

Publicidade

NOMES

Nome em português: vitamina B5, ácido pantotênico
Nome científico: vitamina B5, ácido pantotênico

DOSE DIÁRIA

A dose diária recomendada é de:
6 mg

NUTRIENTES QUE CONTÊM VITAMINA B5

Cereais, gérmen de trigo, fígado, leite, (6mg de ácido pantotênico em 2,5 dl de leite), ovos, geleia real .

EFEITOS

Ação sobre o sistema imunológico, processo de cicatrização.

Veja também abaixo em Observações sobre sua utilização em cosméticos.

INDICAÇÕES

Em caso de queda de cabelos (se o motivo desta for a carência de vitamina B5. Leia em carência), em caso de alcoolismo, estresse.

CARÊNCIA EM VITAMINA B5 – CARÊNCIA EM ÁCIDO PANTOTÊNICO

Hoje em dia, a carência em vitamina B5 é rara e até inexistente. Em caso de  desnutrição grave  é possível observar quando há carência; escorbuto, dores articulares, diminuição das defesas imunológicas (maior sensibilidade aos resfriados), fadiga,… Os sintomas não são específicos.

EXCESSOS

Não existem riscos caso de excesso de vitamina B5, mas respeite as doses indicadas pelo médico ou especialista. Em caso de dose muito alta, podem ocorrer diarréias.

Até 5g por dia de vitamina B5, não foi observado casos de hipervitaminose (um risco para a saúde em caso de excesso de vitamina).

OBSERVAÇÕES

– Como podemos encontrar a vitamina B5 com facilidade nos alimentos, a sua carência, no Ocidente é rara, para não dizer inexistente. Por esse motivo não é recomendado tomar suplementos alimentares de vitamina B5, seria inútil.

– O pantenol ou provitamina B5 é um derivado químico da vitamina B5. Ele é amplamente utilizado em produtos cosméticos e principalmente xampus ou produtos para o cabelo. Você deve saber que o pantenol é convertido rapidamente pelo nosso organismo em vitamina B5.
A forma dextrógiro do pantenol é chamda de dexpantenol ou d-pantanol, é uma molécula largamente utilizada na dermatologia. O dexpantenol às vezes também é utilizado oralmente, isto é em comprimido, como ocorre na França em casos de tratamento adjuvante de alopecia.

Fontes (referências): Pharmavista.net

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 30.06.2017

Publicidade