Publicidade

Home » Nutrição » Vitamina C

Vitamina C

Nutrição vitamina CA vitamina C pertence às vitaminas conhecidas como hidrossolúveis, abaixo você encontrará todas as informações sobre esta vitamina.

Publicidade

NOMES

Nome em português: vitamina C
Nome científico: ácido ascórbico

DOSE DIÁRIA

A dose diária recomendada é de:
Cerca de 100 mg por dia para um adulto sadio e até 200 mg por dia para um fumante ou doente.

Alguns estudiosos recomendam uma dosagem ainda mais alta (0.5 a 1 gr ao dia) em períodos de resfriados, como maneira preventiva.

A Sociedade Alemã de Nutrição (Deutsche Gesellschaft für Ernährung) considera que 110 mg por dia de vitamina C são suficientes para homens e 95 mg para mulheres. Isso corresponde a uma meia pimenta vermelha ou uma laranja.

NUTRIENTES QUE CONTÊM VITAMINA C

Frutas:
Limão, banana, laranja, kiwi (em 100 gr há 80 mg de vitamina C), morango (em 100 gr há 60 mg de vitamina C), espinheiro-marítimo (em 100 gr pode have até 600 mg de vitamina C), acerola, rosa canina
Legumes:
Brócolis, repolho, batata, tomate,….

EFEITOS

Antioxidante, vários efeitos metabólicos

INDICAÇÕES

Resfriado, gripe, dores de garganta, escorbuto, herpes labial, cistite, aftas, psoríase,…

CARÊNCIA

Escorbuto, dores articulares, diminuição das defesas imunológicas (mais sensível aos resfriados),fadiga.

EXCESSOS

Em uma dosagem de 1 gr ao dia: há possíveis riscos de diarréia, cálculos renais,… Pouco risco de intoxicação, pois a vitamina C é hidrossolúvel e, portanto, em geral bem eliminada pela urina.

OBSERVAÇÕES

– Atenção, a vitamina C é sensível ao calor, à luz e a outras reações químicas, portanto conserve-a em condições adequadas (ao abrigo do calor, etc.) em frascos bem fechados.

– Durante resfriados, a combinação de zinco com vitamina C pode encurtar a duração dos sintomas. Um estudo publicado em 2017 pelo Dr. Harri Hemilä da Universidade de Helsínquia mostrou que a ingestão de 8 g (oito gramas) por dia de vitamina C diminuiu em 19% a duração dos sintomas de resfriado (em inglês: common cold) em relação à ingestão de um placebo. Com uma dose de 4 g de vitamina C, a duração dos resfriados diminuiram em aproximadamente 10%. Os participantes deste estudo finlandês consumiram 8 g ou 4 g de vitamina C apenas no primeiro dia de resfriado. Este estudo foi publicado na revista especializada Nutrients  em 29 de março de 2017.

– Atenção, a vitamina C não tem qualquer efeito cumulativo, isto significa que, como é hidrossolúvel acaba sendo eliminada pelo organismo diariamente e, por isso, é importante dispor de uma dose diária suficiente de vitamina C.

– O consumo de 1 grama ou mais de vitamina C por dia pode levar a formação de pedras nos rins, pela formação de cálculos de oxalato de cálcio principalmente. É importante saber que a vitamina C é metabolizada em parte a oxalato de cálcio, o que pode levar à formação dos cálculos nos rins e nas vias urinárias.

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 21.01.2019

Publicidade