Publicidade

Home » Nutrição » Vitamina E

Vitamina E

Nutrição vitamina EA vitamina E pertence às vitaminas conhecidas como lipossolúveis, abaixo você encontrará todas as informações sobre esta vitamina.

Publicidade

NOMES

Nome em português: vitamina E
Nome científico: tocoferol

DOSE DIÁRIA

A dose diária recomendada é de:
10 mg ou mais (atenção ao excesso, consulte um especialista para dose adequada para você), alguns livros de nutrição dizem que a dose diária recomendada da vitamina E é 15 mg (para homens e mulheres).

NUTRIENTES QUE CONTÊM VITAMINA E?

Gérmen de trigo, cereais, verduras, óleos vegetais (de girassol, por exemplo), frutas como pêssegos…

EFEITOS

Antioxidante (neutraliza radicais livres que estão envolvidos nos processos inflamatórios, como na aterosclerose) e anticoagulante.

O uso de * 400 UI por dia de vitamina E pode minimizar as ondas de calor da menopausa, mas tome cuidado para não consumir vitamina E em excesso (consultar o médico ou farmacêutico). Alguns estudos indicam que o consumo de mais de 400 UI por dia de vitamina E está relacionado com o aumento da mortalidade.

* De acordo com o site Wikipedia.org (em Inglês), 400 UI são equivalentes a 0,67 mg de vitamina E em sua forma natural ou 0,45 mg na sua forma sintética. Assim, 400 UI corresponderiam a 180 mg e 268 mg de vitamina E nas formas natural e sintética respectivamente. Consulte o seu médico ou farmacêutico para validar esta informação.

INDICAÇÕES

Utilizado em casos de  arterosclerose (devido ao seu efeito antioxidante).

Nota: de acordo com um estudo realizado nos EUA publicado em 2014, tomar vitamina E não protege contra o câncer e doenças cardíacas.

CARÊNCIA

Há poucos dados confiáveis a respeito. É raro não manter uma dose mínima de vitamina E.

EXCESSOS

Aumento na mortalidade (ingestão de mais de 400 UI por dia de acordo com estudos recentes), fadiga e distúrbios gastrointestinais.

OBSERVAÇÕES

– A vitamina E é uma das vitaminas da moda, mas fique atento ao abuso, a vitamina E não é uma vitamina milagrosa como muitas vezes demostrado pela imprensa ou propagandas. Pelo contrário, alguns estudos falam até mesmo de um risco em tomar vitamina E em excesso.

– A vitamina E pertence, assim como as vitaminas A, D e K, às vitaminas chamadas lipossolúveis (solúveis em gorduras).

– A ingestão excessiva de vitamina E aumenta em 68% o risco de desenvolver câncer de próstata.

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 30.06.2017

Publicidade