Publicidade

Home » Plantas medicinais » Chá verde

Chá verde

Resumo

Chá verdePlanta medicinal utilizada como um estimulante para a fadiga, mas também para evitar diversas doenças tais como o cancro. Em geral é apresentada em forma de chá (infusão).

Nomes

Nome em português: chá verde
Nome binomial: Camellia sinensis (L.)
Nome francês: Thé vert
Nome inglês: green Tea
Nome alemão: Grüner Tee
Nome italiano: tè verde

Publicidade

Família

Theaceae

Constituintes

Taninos, flavonóides e polifenóis (quercetina, catequinas)    , cafeína, L-teanina (um aminoácido)

Observação: os estudos mostraram que os polifenóis do chá verde são absorvidos no intestino e em seguida têm a capacidade de alterar o metabolismo do fígado. É importante observar que o efeito dos polifenóis do chá preto é diferente, leia mais na nossa página especial de chá preto

Partes utilizadas

Folhas (rapidamente secas e enroladas, não fermentadas)

Efeitos

Estimulante (cafeína), antioxidante (flavonóides), queimador de gordura, lipolítico, diurético, adstringente, anti-inflamatória.

Indicações

– Contra a fadiga, contra os problemas cardiovasculares (colesterol), para emagrecer (como complemento a outras medidas), como auxílio em regimes, contra a celulite, também utilizada, às vezes, contra a queda de cabelos (não existem estudos que comprovem esse efeito), contra o mau hálito e como prevenção do câncer de próstata (segundo um estudo elaborado por pesquisadores japoneses, publicado no final de 2007, que diz que consumir de 5 a 6 xícaras de chá reduz pela metade o risco de desenvolver este câncer), diabetes tipo 2.

– Estudos mostraram que a ingestão cotidiana de 5 ou mais xícaras de chá verde reduz o risco de AVC e de infarto do miocárdio.

– Para melhorar a atividade cerebral de pessoas com síndrome de Down (ver mais adiante em Notas abaixo).

– Tem efeito contra a ansiedade devido a L-teanina (um aminoácido).

Efeitos secundários

Excitação excessiva, dificuldades para dormir (por causa da cafeína).

Contra-indicações

Desconhecemos.

Interações

Com nadolol (hipotensor), o chá verde pode reduzir cerca de 75% a concentração do fármaco no sangue.

Preparações 

– Chá (verde)

Onde cresce a planta do chá verde?

A planta do chá verde cresce principalmente em países quentes e úmidos (China).

Observações

– O chá (também incluindo o chá preto) é a bebida mais consumida no mundo depois da água, mas antes do café. As propriedades antioxidantes do chá verde são particularmente apreciadas. O chá verde é uma bebida importante da cultura chinesa, mas também de outros países asiáticos como o Japão. Na China, o chá tem uma função social a ser utilizado especialmente em certas cerimônias (ex. casamento).

Plantation de thé

– O chá verde contém mais polifenóis (antioxidante) do que o chá preto. É por isso que especialistas sugerem consumir chá verde mais do que o chá preto para fins medicinais.

– Na medicina tradicional chinesa e indiana, é principalmente o chá verde e não o chá preto que foi usado para o seu uso medicinal.

– A termogênese é controlada pelo sistema nervoso simpático e aumenta o valor da energia basal, que pode oxidar mais gordura. O aumento da termogênese pelo chá verde, de acordo com este estudo Inglês, pode fazer a pessoa perder peso. Parece que os compostos ativos são: a cafeína e catequinas, componentes do chá verde.

– Seu efeito estimulante (com cafeína) é cientificamente comprovado.

– De acordo com um estudo publicado em junho de 2016 na revista The Lancet Neurology, o epigallocatechin gallate (EGCG, um ingrediente ativo no chá verde) pode melhorar significativamente a atividade cerebral de pessoas com síndrome de Down (ou trissomia 21). Neste estudo, 84 jovens adultos com síndrome de Down participaram. Metade recebeu um medicamento ou preparação com EGCG e a outra metade não recebeu essa molécula. O grupo que recebeu a substância do chá verde mostrou um ano após o início do tratamento uma maior capacidade de lembrar as palavras e uma melhor adaptação ao meio ambiente, mais o tratamento foi feito por um longo período de tempo e mais os efeitos foram significativos. Os efeitos positivos ainda eram visíveis seis meses após o fim do ensaio.
O principal autor do estudo, Dr. Mara Diersson, no entanto, esclareceu que não foi em qualquer caso uma promessa de cura para esta síndrome.

Estudo de 2020 sobre os benefícios do chá verde
De acordo com um estudo chinês realizado com mais de 100.000 homens e mulheres com idade média em torno de 50 anos, o consumo de pelo menos 3 xícaras de chá verde por semana durante um período de pelo menos 8 anos reduziu em 56% o risco de mortalidade por doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral. O aumento da vida útil dos que ingeriram chá verde foi de 1,26 anos. Este estudo foi publicado em 8 de janeiro de 2020 na revista científica European Journal of Preventive Cardiology (DOI: 10.1177 / 2047487319894685). Os pesquisadores estudaram os participantes durante um período de 17 anos.

Fontes:
The Lancet Neurology, European Journal of Preventive Cardiology (DOI: 10.1177 / 2047487319894685)

Fotos:
Fotolia.com

Redação:
Xavier Gruffat (farmacêutico)

Update:
24.03.2020

Fotos chá verde

Chá verdeChá verde

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 03.05.2021

Publicidade