Publicidade

Tireoide

A tireoide (tiroide), também chamada de glândula tireoide é um órgão metabólico essencial do organismo, localizado na traquéia, na região da laringe, na base do pescoço, com um formato que lembra o de uma borboleta. Trata-se de uma glândula endócrina (que secreta hormônios no sangue), cujo nome vem do grego antigo thyreos, que significa escudo.

Publicidade

A tireoide libera dois hormônios chamados de hormônios tireoidianos, o T3 (=triiodotironina) e o T4 (=levotiroxina ou tiroxina),  que têm um papel essencial em inúmeros processos metabólicos, como por exemplo, no crescimento antes e depois do nascimento, em ações neurológicas do sistema nervoso central, na regulação da temperatura corporal e dos gastos energéticos, etc. É por isso que a carência e T3 e T4 (chamada de hipotireoidismo) e a produção excessiva dos mesmos (chamada de hipertireoidismo), podem provocar problemas sérios e necessitam de tratamento e acompanhamento médico.

É importante notar também, que para fabricar os hormônios tireoidianos (T3 e T4), a glândula tireóide precisa de iodo. Antigamente, a carência em iodo provocava  o bócio (inchaço da tireóide) e diversas doenças sérias, como o cretinismo, hoje em dia, esses problemas ainda ocorrem em algumas regiões mais carentes em iodo, como na China, em alguns lugares da África ou da América Latina.

É absolutamente necessário consultar um médico em qualquer caso de problemas da tireoide. Nosso objetivo com o site é apenas lhe fornecer informações úteis para que você possa compreender melhor a doença e seu tratamento.

Principais doenças da tireoide:

hipotireoidismo

hipertireoidismo

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 05.10.2017

Publicidade