Publicidade

Sene

Resumo

senePlanta medicinal utilizada como laxante (irritante), em caso de prisão de ventre ocasional em adultos. Pode ser encontrada em cápsulas, grânulos ou infusão (chá).

Publicidade

Nomes

Nome em português: sene
Nome binomial: Cassia angustifolia
Nome francês: Séné, séné de Tinnevelly
Nome inglês: Alexandrian Senna
Nome alemão: Sennesblätter oder Sennesfrüchte
Nome italiano: senna

Família

Cesalpiniáceas.

Constituintes

Derivados de antraceno (senosídeos A e B), derivados naftalênicos, flavonóides.

Partes utilizadas

Folha de sene (sennae folium) e frutos secos de sene.

Efeitos 

Laxante (por estimulação do peristaltismo do intestino grosso): o efeito ocorre após cerca de 10 horas e provoca fezes moles. O sene pode ter um efeito irritante, por isso deve ser utilizado unicamente contra a prisão de ventre ocasional.
Farmacologia: as propriedades dos antracenos (princípios ativos contidos no sene) impedem a reabsorção da água e dos eletrolitos na região do intestino grosso, o que provoca as fezes moles.

Indicações 

Constipação ocasional em adultos, duração da terapia de no máximo 10 dias (utilizar por mais tempo somente se tiver aval do médico). O sene melhora o trânsito intestinal.

– Purificação intestinal (para exames médicos).

Hemorróidas (o sene favorece as fezes moles): atenção, antes de utilizar o sene para as hemorróidas, peça conselhos ao seu médico ou especialista, que lhe indicará ou não o uso desta planta.

Efeitos secundários

Em caso de uso abusivo ou prolongado, o sene pode causar a perda de certos minerais como potássio (hipocalemia). Outros possíveis efeitos colaterais são cólicas gastrointestinais, diarreia, colopatias funcionais, tolerância ou dependência. Possível risco aumentado de câncer colorretal.

Contra-indicações

Gravidez, amamentação, crianças pequenas.

Interações

Hipocalemia, em caso de uso prolongado com determinados medicamentos para o coração.

Preparações à base de sene

Infusão de sene (chá de sene)

– Cápsulas de sene

– Xarope de sene

– Grânulos de sene

Onde cresce o sene?

O sene cresce principalmente na África, Oriente Médio e Índia. No entanto, o sene existe em várias outras partes do mundo. Acredita-se que o Sene seja originário da África Oriental e da Arábia.

Observações

Os frutos (foto) ou folhas secas de sene são bastante eficazes em caso de constipação (prisão de ventre) ocasional, porém não devem ser administrados por um tempo prolongado (no máximo 10 dias) e se possível, devem ser indicados por um médico, pois são laxantes irritantes.
Para reduzir o efeito irritante do sene você pode associá-la com outras ervas calmantes que irão diminuir esse afeito, tais como chás de ervas como a camomila ou erva-doce.

Fontes & Referências :
Science & Vie

Redação:
Por Xavier Gruffat (farmacêutico)

Fotos: 
Adobe Stock/Fotolia, Criasaude.com.br

Atualização:
21.10.2020

Observações sene

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 03.05.2021

Publicidade