Publicidade

Home » Plantas medicinais » Equinácea

Equinácea

Resumo

EquináceaPlanta medicinal que estimula o sistema imunológico, com ação principalmente no tratamento de resfriados, muitas vezes usada sob a forma de cápsula, pastilha ou suco.

Nomes

Nome em português: equinácea, flor-de-cone, purpúrea, flor-roxa-cônica
Nome binomial: Echinacea purpurea  (L.) Moench
Nome francês: échinacée, échinacée pourpre, rudbeckia, rudbeckie, echinacee
Nome inglês: black sampson, rudbeckia, echinacea, coneflower
Nome alemão: Roter Sonnenhut, Echinacea, Purpursonnenhaut
Nome italiano: echinacea

Publicidade

Família

Asteraceae (Asteráceas)

Constituintes

Polissacarídeo, óleos essenciais, alquilamidas, poliacetilenos, flavonóides: derivados do acído caféico, glicoproteínas

Partes utilizadas

Folhas (especialmente pelo seu suposto efeito cicatrizante, leia também abaixo em Observações).

echinacee-plante-2017

Efeitos

Imunoestimulante, imunomodulador. Estima-se que a equinácea aumenta o número de anticorpos e células brancas do sangue. Isto melhora a resposta imune, cicatrizante (efeito suposto das raízes e folhas), antibacteriano, antiviral.

Indicações

– Prevenção de infecções como a gripe ou resfriados, entretanto, este efeito é contestado. Leia também nas observações abaixo.

– Redução da duração dos sintomas de resfriados. Leia mais em Observações.

Efeitos secundários

Muito raro: coceira, vertigens. Queira ler a bula e pedir conselhos ao seu especialista.

Contra-indicações

Alergia a esta planta e a outras plantas da família Asteraceae, doenças autoimunes (HIV / AIDS, leucopenia, lúpus, artrite reumatoide, etc.). Tuberculose.

Interações

Possível interação com certos medicamentos, como itraconazol, lovastatina (estatina) e fexofenadina. Pílula anticoncepcional.

Atenção! Não é aconselhado tomar remédios à base de equinácea por mais de 8 semanas, pois existe um risco de efeito contrário, isto é, uma fragilização das defesas imunológicas.

Preparações à base de equinácea

– Comprimidos mastigáveis ou não de equinácea

– Cápsula de equinácea

– Tintura de equinácea (se você tiver resfriado, tome 1-2 mL desta tintura a cada duas horas, possivelmente, misture com um pouco de água).

– Decocção de equinácea

Xarope de equinácea

Onde cresce a equinácea?

A equinácea cresce principalmente na Europa e nas Américas. A planta é nativa dos Estados Unidos.
Toda a produção mundial vem de culturas baseadas principalmente na América do Norte e Europa, ou seja, a planta não é colhida na natureza em estado selvagem. A equinácea geralmente atinge uma altura entre 60 e 180 cm. É uma planta perene, ou seja, pode viver vários anos.

Quando colher a equinácea?

As flores da equinácea são colhidas na primavera, e as raízes são colhidas no final do outono entre o 3º e 4º anos de vida da planta. Colhe-se as raízes da equinácea quando as flores estão totalmente abertas, para garantir o máximo de ingredientes ativos.

É importante para colher as raízes à mão. As raízes devem ser secas e não consumidas frescas. Quando você colher as raízes, não se esqueça de deixar algumas raízes para a planta a crescer novamente.

Plante você mesmo!

Espécie perene que gosta de sol pleno e solo úmido. A equinácea também é cultivada em grandes vasos.

echinacee-2015

Observações

A eficácia da equinácea sempre foi objeto de polêmicas, pois durante vários anos (fim dos anos 90), muitos dados científicos comprovaram que esta planta seria ineficaz contra doenças infecciosas como a gripe e resfriados (síndrome gripal).

No entanto, novos estudos surgiram afirmando que existe sim eficácia no tratamento com equinácea. Podemos destacar o estudo de pesquisadores canadenses, que afirmaram que o uso de equinácea (tratamento de cerca de 8 semanas) diminuiria em um quarto a intensidade dos sintomas dos resfriados; ou ainda o estudo de pesquisadores israelenses que comprovaram que em crianças de 1 a 5 anos, o uso de remédios à base de equinácea, de vitamina C e própolis (resina retirada dos brotos), durante 12 semanas diminuiria pela metade a taxa de crianças atingidas e afetadas por resfriados frente àqueles que tomaram um placebo.

Conclusões sobre a eficácia da equinácea:
Segundo os últimos estudos científicos, a equinácea não ajuda a prevenir o resfriado ou a gripe, de acordo com a renomada instituição de saúde americana Mayo Clinic (instituição médica de referência nos EUA) e os meios de comunicação National Geographic. As últimas notas que alguns estudos têm mostrado sobre eficácia da equinácea é que a planta encurta os sintomas de resfriado a partir de 1 a 2 dias. Para se beneficiar dos efeitos desta planta, ela deve ser consumida nos primeiros sinais de resfriado.

– Índios americanos usavam pelo menos três diferentes espécies de equinácea. Os Cheyenne usavam, por exemplo, a equinácea como uma infusão feita a partir das folhas e raízes. Os índios americanos usam a equinácea principalmente por seu efeito cicatrizante, tanto as raízes quanto as folhas.

Fotos da equinácea

EquináceaEquinácea

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 03.05.2021

Publicidade