Saw Palmetto
Resumo
Planta medicinal utilizada principalmente contra a hiperplasia benigna da próstata, pode ser encontrada em comprimidos ou gotas.
Nome em português: Saw Palmetto, sabal, serenoa repens
Nome binomial: Serenoa repens
Nome francês: Palmier nain, sabal, palmier de Floride, palmier d’Amérique du Nord
Nome inglês: Saw palmetto
Nome alemão: Sägepalme
Nom italien: serenoa
Arecaceae
Esteróide, flavonóides, polissacarídeos.
Bagas (bagas secas)
Antiinflamatório, diurético, anti-andrógeno.
Distúrbios gástricos, constipação, diarreia, dor de cabeça, hipertensão, distúrbios da libido nas mulheres, disfunção erétil nos homens (efeitos raros)
Observação: estima-se que pode ser necessário um tratamento de pelo menos 1 a 2 meses à base de Saw Palmetto (sabal) antes de observar os primeiros benefícios para a saúde ao nível da próstata.
–
–
O Saw Palmetto cresce, sobretudo, nos Estados Unidos, principalmente nos Estados do Sul da Costa Leste (Carolina do Sul, Flórida, Geórgia e Alabama). Ele é originário do Sudeste dos Estados Unidos.
Os frutos do Saw Palmetto são colhidos do final de julho até meados de setembro. É importante saber que o Saw Palmetto (sabal) raramente é cultivado, pois ele cresce em estado selvagem principalmente na Flórida. Portanto, é possível colhe-lo diretamente da natureza.
– Os remédios à base de Saw Palmetto são medicamentos muito utilizados contra a hiperplasia benigna da próstata. Sua eficácia seria comparável àquela da finasterida e da tansulosina, dois medicamentos classicamente indicados contra a hiperplasia benigna da próstata.
– Uma vantagem do Saw Palmetto quando comparado aos medicamentos químicos clássicos é que ele não apresenta interações medicamentosas conhecidas. Em função disso, o Saw Palmetto pode ser útil para pessoas que ingerem outros medicamentos.
– Nos Estados Unidos, estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas consumam medicamentos à base de Saw Palmetto, ou seja, pouco menos de 1% da população do país. O Saw Palmetto é igualmente muito consumido na Europa.