Publicidade

Home » Plantas medicinais » Saw Palmetto

Saw Palmetto

Resumo

Saw Palmetto resumoPlanta medicinal utilizada principalmente contra a hiperplasia benigna da próstata, pode ser encontrada em comprimidos ou gotas.

Publicidade

Nomes

Nome em português: Saw Palmetto, sabal, serenoa repens
Nome binomial: Serenoa repens (W.Bartram) Small, 1926
Nome francês: Palmier nain, sabal, palmier de Floride, palmier d’Amérique du Nord
Nome inglês: Saw palmetto
Nome alemão: Sägepalme
Nom italien: serenoa

Família

Arecaceae

Constituintes

Esteróide, flavonóides, polissacarídeos.

Partes utilizadas

Bagas (bagas secas)

Efeitos

Antiinflamatório, diurético, anti-andrógeno.

Efeitos secundários

Distúrbios gástricos, constipação, diarréia, dor de cabeça, hipertensão, em distúrbios da libido feminina, em distúrbios eréteis masculinos (efeitos raros).

Observação: estima-se que pode ser necessário um tratamento de pelo menos 1 a 2 meses à base de Saw Palmetto (sabal) antes de observar os primeiros benefícios para a saúde ao nível da próstata.

Contra-indicações

Nenhuma conhecida

Interações

Nenhuma conhecida

Preparações

– Cápsulas

– Tinturas (em gotas)

– Infusão

Preparações à base de saw palmetto

Onde cresce o Saw Palmetto?

O Saw Palmetto cresce, sobretudo, nos Estados Unidos, principalmente nos Estados do Sul da Costa Leste (Carolina do Sul, Flórida, Geórgia e Alabama). Ele é originário do Sudeste dos Estados Unidos.

Quando colher as bagas do Saw Palmetto?

Os frutos do Saw Palmetto são colhidos do final de julho até meados de setembro. É importante saber que o Saw Palmetto (sabal) raramente é cultivado, pois ele cresce em estado selvagem principalmente na Flórida. Portanto, é possível colhe-lo diretamente da natureza.

Observações

– Os remédios à base de Saw Palmetto são medicamentos muito utilizados na hiperplasia benigna da próstata. Sua eficácia seria comparável à da finasterida e da tansulosina, dois medicamentos clássicos indicados na hiperplasia benigna da próstata. No entanto, em uma edição especial de julho de 2020 da revista francesa Science & Vie publicada sobre plantas medicinais, que estudou a eficácia de 77 plantas medicinais, a Saw Palmetto (serenoa repens) foi considerada uma planta com eficácia provável na hiperplasia prostática benigna em vez de eficácia comprovada. Para chegar a esta conclusão sutil, a revista francesa baseou-se em particular em um estudo Cochrane publicado em 2012. Na França, os medicamentos à base de Saw Palmetto foram reembolsados ​​em 30% em 2020.

– Uma vantagem da Saw Palmetto em comparação com os medicamentos químicos convencionais é que ela não tem interações medicamentosas conhecidas e tem menos efeitos colaterais comparados com bloqueadores alfa. Portanto, a Saw Palmetto pode ser útil em pessoas que estão tomando outros medicamentos ou que desejam limitar os efeitos colaterais. A Saw Palmetto, no entanto, tem a desvantagem de levar mais tempo para ser eficaz, como vimos acima, estima-se que são necessários pelo menos 1 a 2 meses do uso de medicamentos com Saw Palmetto antes de se observar os primeiros benefícios à saúde da próstata.

– Nos Estados Unidos, estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas consumam medicamentos à base de Saw Palmetto, ou seja, pouco menos de 1% da população do país. O Saw Palmetto é igualmente muito consumido na Europa.

Fontes & Referências:  
Literatura sobre plantas medicinais, Science & Vie.

Redação:
Por Xavier Gruffat (farmacêutico)

Fotos: 
Adobe Stock/Fotolia, Criasaude.com.br

Atualização:
Este artigo foi modificado em 15.12.2020

Foto

fitoterapia Saw Palmetto

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 03.05.2021

Publicidade