Publicidade

Home » Plantas medicinais » Erva-mate

Erva-mate

Resumo

Erva-matePlanta medicinal e bebida utilizada como estimulante, diurético e emagrecedor, pode ser encontrada em infusão ou cápsulas.

Nomes

Nome em português: erva-mate, chimarrão (bebida), mate, chá-mate, erveira, erva-mate, congonha
Nome binomial: Ilex paraguariensis A. St.-Hil.
Nome francês: Maté, yerba maté
Nome inglês: maté, mate, yerba mate
Nome alemão: Mate
Nome italiano: mate
Nome espanhol: Mate, Yerba mate

Publicidade

Família

Aquifoliaceae

Constituintes

Alcalóides à base de purinas (cafeína), taninos, polifenóis (ação contra o envelhecimento  celular, segundo uma pesquisa da Universidade Nacional de Misiones, Argentina, julho 2009), potássio, magnésio.

Partes utilizadas

Folhas

Efeitos

– Estimulante, diurético, emagrecedor: glicogenolítico (queima o açúcar), lipolítico ou liporedutor (queima as gorduras), antioxidante, anti-celulite, contra o envelhecimento celular.

Indicações

Fadiga, excesso de peso (complemento em caso de regime), celulite, diabetes, redução do mau colesterol (LDL).  Osteoporose (prevenção nas mulheres pós-menopausa, leia as notas abaixo).

Efeitos secundários

Excitação, nervosismo.

Contra-indicações

Problemas cardíacos (devido ao teor em cafeína).

Interações

Desconhecemos.

Preparações à base de erva-mate

– * Infusão de erva-mate

– Cápsulas de erva-mate

* É possível comprar sachês à base de erva-mate já preparados em farmácias ou as folhas secas para consumir na cuia, em lojas especializadas.

FAÇA VOCÊ MESMO SEU O CHÁ A BASE DE MATE, COMO NA AMÉRICA DO SUL!

Erva-mate– Utilize uma cuia especial (também conhecido como mate, nome usado na América do Sul) ou um copo com uma colher especial , adicione o mate até a metade do recipiente.
Deixe por 10 minutos em água quente, para que ocorra a infusão e em seguida, após despejar a água quente.
Em seguida, é possível beber o mate quente, muito quente, devido a colher especial, em espanhol esta colher especial é chamada de bombilla. Você pode adicionar açúcar, caso ache a bebida muito amarga.
Adicionar a cada vez um pouco de água para completar, quando necessário, com novo mate. Mexa a colher cada vez que você adicionar água para “recarregar” os ingredientes ativos do chá. No entanto, algumas pessoas preferem não mexer a colher (bombilla) para evitar uma preparação muito forte.

Mate é para se beber com os amigos! Para as pessoas que visitam regiões da América do Sul, é uma experiência única.

Erva-mate

Onde cresce a erva-mate?

A erva-mate cresce principalmente na América do Sul (sobretudo no Uruguai, no Brasil (sul), no Paraguai e na Argentina).

A erva-mate é uma árvore nativa da América do Sul, por exemplo, cresce na mata no Estado de Santa Catarina (sul do Brasil). É uma árvore que pode atingir 20m de altura.

Observações

– Esta planta é muito utilizada na América do Sul, e é considerada bebida nacional na Argentina, Uruguai, Paraguai e no Sul do Brasil. Ela não é tão popular na Europa ou nos Estados Unidos, pois o café é de longe o mais apreciado. As propriedades deste são similares às da erva-mate, que possui propriedades medicinais muito interessantes, além de um aspecto social muito importante (ela é apreciada por grupos, na mesma cuia).

Erva-mate

– Um estudo realizado com 146 mulheres na Argentina em Mendonça no início de 2012 mostrou que as mulheres na pós-menopausa que tomavam pelo menos um litro de mate por dia apresentaram um risco menor de desenvolver osteoporose.

– Um estudo realizado no sul do Brasil mostrou que a erva-mate reduz o colesterol e especialmente o LDL (colesterol ruim) em aproximadamente 10% entre as pessoas que consomem 1 litro por dia em 3 doses e à 10 minutos das refeições (antes ou depois). A erva-mate age sobre a absorção de colesterol, em geral os medicamentos anticolesterol clássicos agem sobre a síntese de colesterol. É possível consumir a erva-mate e tomar medicamentos para baixar o colesterol (não há risco de interação). Fale com o seu médico.

– No Brasil (exceto no sul), a erva- mate é consumida principalmente na forma de chá frio com um pouco de limão.

– Os cientistas constataram uma taxa de câncer de garganta, incluindo o esôfago superior, maior do que o resto do mundo em algumas áreas da América Latina onde a erva-mate é consumida. Este aumento da incidência de câncer de esôfago não é causado pela própria erva-mate, mas pelo fato de que muitos consumidores bebem a erva muito quente, quase fervendo. De acordo com uma instituição ligada à OMS, a International Agency for Research on Cancer (IARC), há evidência física de que bebidas quentes, neste caso a erva-mate, pode ajudar a lesionar as células do esôfago e consequentemente contribuir para o desenvolvimento deste câncer. Para limitar o risco de câncer de esôfago, não se deve beber a erva-mate a uma temperatura acima de 65°C. Este estudo realizado por diversas universidades em todo o mundo, incluindo a University of South California (USC), foi publicado em 15 de junho de 2016 na revista The Lancet.

Perda de peso e chá mate (chá mate frio)
Beber chá mate pode estimular a queima de gordura e ajudar a perder peso. Uma equipe de pesquisa da Universidade de Friburgo, na Suíça, descobriu que o chá frio é provavelmente mais eficaz para a perda de peso do que o chá quente.
Os cientistas do Laboratório Integrado de Fisiologia Cardiovascular e Metabólica (Laboratoire de physiologie cardiovasculaire et métabolique intégrative) da Universidade de Friburgo compararam as respostas do metabolismo e da circulação em 23 jovens adultos saudáveis ​​que beberam duas xícaras de chá mate sem açúcar (erva-mate). Um dia o chá estava frio (3 graus) e no outro estava quente (55 graus). Durante 90 minutos, a pressão arterial, a frequência cardíaca, a quantidade de sangue bombeada do coração, o consumo de oxigênio e a oxidação de gordura foram medidas. Esses dados foram comparados com os valores medidos meia hora antes de tomar o chá. Verificou-se que o consumo de energia após o chá frio aumentou duas vezes (+ 8,3%) mais que após o chá quente (+ 3,7%). O chá frio também promove a oxidação da gordura e reduz a carga metabólica sobre o coração. No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar que o chá frio é útil para o controle de peso. Este estudo foi publicado em 06 de abril de 2018 na revista científica Frontiers in Physiology (DOI: 10.3389/fphys.2018.00315).

Fonte:
Frontiers in Physiology (DOI: 10.3389/fphys.2018.00315), The Lancet

Redação:
Por Xavier Gruffat (farmacêutico)

Fotos: 
Fotolia.com

Atualização:
Este artigo foi modificado em 20.11.2018

Foto erva-mate

Erva-mateErva-mate

Observação da redação: este artigo foi modificado em 03.05.2021

Publicidade