Publicidade

Home » Plantas medicinais » Confrei

Confrei

Resumo

ConfreiPlanta medicinal utilizada como antiinflamatório em caso de contusões e batidas, pode ser encontrada em gel. Atenção! não utilize esta planta em uso interno (para ingerir), pois existe risco de intoxicação.

Nomes

Nomes em português: confrei, consólida, confrey
Nome binomial: Symphytum officinale
Nome francês: consoude, Grande consoude
Nome inglês: comfrey
Nome alemão: Wallwurz
Nome italiano: consolida maggiore, erba di San Lorenzo

Publicidade

Família

Boraginácea (Boraginaceae)

Constituintes

– alcalóides: pirrolizidina, alantoína
– taninos
– mucilagem
– saponinas

Partes utilizadas

Folhas e raízes secas

Efeitos

Antiinflamatório, calmante, adstringente, favorece a cura de machucados.

Indicações

Uso externo (pomada, gel)
Contusões, machucados, esfolamentos, ferimentos (sem lesão, ferida não aberta), artrose, dor nas costas incluindo lombalgias.

Atenção! não utilize esta planta em uso interno (para ingerir), pois existe um risco de intoxicação. O confrei contém alcalóides (pirrolizidinas) que são tóxicos para o fígado.

Efeitos secundários

Desconhecemos, porém todas as plantas podem apresentar um risco alérgico.

Contra-indicações

Gravidez, amamentação, ferida aberta ou com sangramento.

Interações

Desconhecemos.

Preparações à base de confrei

– Gel de confrei

Pomada de confrei

Cataplasma de confrei

Onde cresce o confrei ?

Na Europa, as folhas são colhidas principalmente no verão e outono, as raízes podem ser colhidas durante todo o ano. É bom saber que de acordo com as nossas informações as flores que aparecem entre maio e julho na Europa, não são utilizadas na fitoterapia.

Na Europa, é, sobretudo, nos países da Europa Central em que se encontra o confrei em seu estado selvagem, por exemplo, às margens dos cursos d’água.
O confrei se desenvolve bem em locais ensolarados (sol direto).

Plante você mesmo

O confrei aprecia o sol, sombra parcial, solo rico e profundo. Requer um grande volume de terra; não é uma planta de vaso.

Podemos colher esta planta na natureza?

Sim, ela é encontrada principalmente em pastos e na beira da água. A raiz pode medir mais de um metro.

Observações

Confrei– O confrei é uma planta utilizada há muito tempo (desde a época dos Gregos) para tratar machucados (sem sangramento) após contusões ou batidas. A eficácia desta planta é cientificamente comprovada (devido à alantoína).
Atenção! Não se deve ingerir o confrei, pois existe um sério risco de intoxicação na região do fígado, casos de morte já foram relatados.
O uso desta planta em pomada não oferece risco algum, pois as substâncias tóxicas não são absorvidas, no entanto, por medida de segurança, utilize por um período restrito (no máximo 2 meses de tratamento) e faça uma pausa. Sempre peça orientações a um farmacêutico.

– Na Idade Média, o confrei era muito utilizado especialmente em forma de cataplasma à base de folhas ou raízes, na luta contra as entorses ou outras pequenas lesões. A planta era frequentemente cultivada nos mosteiros.

– O confrei da Rússia (Symphytum x uplandicum Nyman) é outra espécie de confrei do gênero Symphytum utilizada pelas suas propriedades medicinais. Seria uma hibridação de 2 espécies de confrei. Como seu nome indica, ela é originária da Rússia e cresce igualmente no Norte e no Centro da Europa.

– A borragem é uma planta que se parece com o confrei.

Foto confrei

ConfreiConfrei

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 03.05.2021

Publicidade