Publicidade

Coca

Resumo

CocaCoca: planta “medicinal” com ação anestésica devido à la cocaína, indicada, por exemplo, em medicina dentária. No entanto, a cocaína é cada vez menos utilizada na medicina por causa das leis que a restringem.

Nomes

Nome em português: Coca
Nome binomial: Erythroxylum coca Lam.
Nome francês: Coca
Nome inglês: coca
Nome alemão: Koka, Koka-Strauch
Nome italiano: coca

Publicidade

Família

Eritroxiláceas

Constituintes

Cocaína, … diversos outros alcalóides, flavonóides.

Partes utilizadas

Folhas

Efeitos da coca

Anestésico local (efeito da cocaína), estimulante (efeito da cocaína), ajuda a combater a fome e o frio (por ex. se as folhas forem mascadas).

Indicações da coca

Dores (de dente, na região da cavidade nasal,…), para anestesiar, (náuseas), (vômitos), (asma)…

Atenção! A cocaína encontrada na coca é considerada um produto estupefaciente, e  portanto, a preparação de medicamentos à base de cocaína será feita sob estrita supervisão de um médico e um farmacêutico.

Coca

Efeitos secundários

Peça orientações a um especialista (em uso interno, ressaltamos que a cocaína é um estupefaciente). Sabemos que após um alto consumo de folhas mascadas de coca, a pessoa pode ter alucinações ou distúrbios psíquicos.

Contra-indicações

Peça orientações a um especialista (em uso interno, ressaltamos que a cocaína é um estupefaciente).

Interações

Peça orientações a um especialista (em uso interno, ressaltamos que a cocaína é um estupefaciente).

Preparações à base de coca

– Em forma de cocaína extraída da coca: somente em uso externo (preparação elaborada por um farmacêutico) para sua ação anestésica.

– Em alguns lugares da América do Sul, as folhas de coca são mascadas, ação estimulante.

Onde cresce a coca ?

A coca é nativa da América do Sul, principalmente Peru e Bolívia na região andina. A coca é um arbusto que cresce até 1,8 m de altura quando cultivada. Ela precisa de partes sombreadas para crescer.

Quando colher a coca ?

As folhas de coca são colhidas quando elas começam a se enrolar (fonte: Larousse Enciclopédia de Plantas Medicinais, Ed 2001)

Observações

Coca Cola

A coca é uma planta muito interessante no nível histórico e político (tráfico de drogas), antes de tudo graças a esta planta que a famosa Coca Cola ® nasceu (responsável pela palavra Coca de Coca Cola ®, noz de cola ou cola sendo a origem da segunda palavra).

Um farmacêutico de Atlanta, John Pemberton, criou à famosa bebida no final do século 19, ele procurou desenvolver uma bebida para lutar contra a fadiga, por isso, ele usou as folhas de coca e noz de cola, ricos em cafeína.

Desde 1903 a Coca Cola ®, alguns anos depois de ter sido colocado no mercado, não contém mais extratos de folhas de coca (e portanto cocaína). No entanto, a planta de coca tem influenciado o gosto do refrigerante mais vendido no mundo e marcado a história moderna. A Coca Cola ® é, segundo o Google, uma das marcas mais caras do mundo.

Cocaína

A coca é colhida principalmente na América do Sul (50% do mercado de produção de cocaína), é uma droga perigosa e, infelizmente, “na moda” para alguns jovens na Europa, América do Norte e por toda a América Latina.

O tráfico de cocaína é um mercado enorme, responsável por milhares de mortes entre os traficantes (por exemplo, no México) e terríveis danos à saúde dos consumidores (depressão, violência). A cocaína promove a libertação do “hormônio do prazer”, a dopamina, no cérebro. Isso resulta em um número significativo de pessoas uma alta dependência (vício). A cocaína até pouco tempo era consumida principalmente por inalação. Nos últimos anos, a droga vendo sendo consumida cada vez mais sob a forma de crack, isto é, ela passou a não ser mais inalada e sim fumada, causando danos terríveis. O crack destruiu a vida de milhões de pessoas e famílias em todo o mundo, especialmente no continente americano. O Brasil está muito afetado pelo crack, um real problema de saúde pública, que afeta principalmente as classes mais baixas da população.

Folhas de coca, Andes

Na América do Sul (ex.: Bolívia, Peru, Colômbia), onde as folhas de coca são colhidas principalmente para o tráfico de drogas, os habitantes mastigam folhas de coca. É uma longa tradição que remete à época dos incas.

Aparentemente, quando a folha de coca é mascada e não cheirada (inalada) como a cocaína em si, os riscos à saúde são reduzidos. A folha de coca mastigada tem um efeito estimulante que aumenta a resistência à desnutrição, frio ou cansaço, muitas vezes restrito a essas áreas pobres e resistentes localizadas na Cordilheira dos Andes.

Alguns bolivianos e outros povos andinos também consumem o chá de coca, um chá feito a partir de folhas de coca, uma bebida popular na Bolívia.

Coca

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 03.05.2021

Publicidade