Publicidade

Home » Plantas medicinais » Prímula

Prímula

Resumo

Prímula resumoPlanta medicinal útil para tratar e apaziguar a tensão pré-menstrual (TPM) e diversos problemas da pele. Ela pode ser encontrada em cápsula ou creme.

Publicidade

Nomes

Nome em português: Prímula, Erva-dos-burros, onagra
Nome binomial: Oenothera biennis
Nome francês: Onagre, oenothère, herbe aux anex ule
Nome inglês: broad-leaved oenothera
Nome alemão: Nachtkerzenöl, Nachtkerze
Nome italiano: rapunzia

Família

Oenagraceae

Constituintes

Ácidos graxos essenciais (ácido linoléico, ácido gamalinoléico [um ômega 6]).

Partes utilizadas

Óleo de prímula

Efeitos

Anti-inflamatório: os ácidos graxos essenciais contidos no óleo de prímula agem como precursores das prostaglandinas (Estas têm um papel fundamental no desenvolvimento do processo hormonal durante a menstruação. Os ácidos graxos da prímula se transformam em prostaglandina antiinflamatória. O uso de óleo de prímula durante tensão pré-mentrual e a cólica pode ser bastante benéfico e é comprovado por estudos clínicos).
Ação sobre o sistema cardiovascular: hipotensor, antiesclerótico. Regulador da hidratação da pele graças aos ácidos ômega.

Prímula Indicações

Indicações

Uso interno (cápsula,…)
Síndrome pré-menstrual (posologia: tomar cápsulas contendo óleo de prímula durante a segunda metade do ciclo), menstruação dolorosa (cólicas), artrite reumatóide, colesterol, hipertensãoneurodermatite(dermatite atópica, no entanto, a eficácia é nula, ler observações), eczema, pele seca, acne, tosse,esclerose múltipla (medida complementar rica em termos de ômega -3).

Uso externo (pomada,…)
Neurodermatite (dermatite atópica no entanto a eficácia é nula, ler observações), eczema, pele seca

Ler: O óleo de prímula e borragem não são mais eficazes do que placebo!

Efeitos secundários

Uso interno
Distúrbios digestivos. Leia a bula.

Contra-indicações

Uso interno
Epilepsia (o uso de óleo de prímula em alta dose pode desencadear crises). Leia a bula.

Interações

Desconhecemos

Preparações

– Cápsula (ou cápsula gelatinosa mole) de prímula

Infusão de prímula (chá de prímula)

– Creme ou loção à base de prímula

– Spray de prímula

Onde cresce a prímula?

A prímula cresce na Europa. A prímula brota especialmente na América do Norte e na Europa. A prímula é originária da América do Norte.

Plante você mesmo
Devemos cultivar a prímula mais de 2 anos: o primeiro ano ela cresce e na segunda temporada ela floresce. Multiplique esta espécie a partir de sementes. Embora possa viver em vasos, não é interessante cultivar a prímula em um terraço por muito tempo. Corte as inflorescências murchas regularmente para evitar o esgotamento da planta.

Observações

– Segundo estudos clínicos, as cápsulas à base de prímula são de grande auxílio para as mulheres que sofrem de tensão pré-menstrual e/ou cólicas menstruais. Se este for o seu caso, experimente! Além disso, ela também é indicada para a pele. O óleo de prímula, misturado com um creme (por ex. cold cream) pode ser útil em caso de eczema ou neurodermatite, graças ao teor em inúmeros ácidos graxos contidos nesta planta.

– No entanto, de acordo com pesquisadores norte-americanos da Faculdade de Medicina de Minnesota e do Essentia Health Systems Duluth, que publicaram um estudo em 2013, o óleo de prímula (e de borragem) não é mais eficaz do que o placebo no tratamento de dermatite atópica e eczema. Ler: O óleo de prímula e borragem não são mais eficazes do que placebo!

– Os índios norte-americanos utilizavam a prímula em cataplasma, contra problemas de pele e contusões.

Fotos

Onde cresce a prímulaPrímula fitoterapia

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 03.05.2021

Publicidade