Publicidade

Herpes

 Herpes simplexO herpes é uma doença benigna causada pelo vírus Herpes simplex 1 e 2 e variantes que afeta, principalmente, áreas mucosas, regiões genitais, pele e boca, mas que pode causar algumas complicações neurológicas.
O herpes é muito contagioso e recorrente. O vírus causador do herpes tem a característica de lesionar células epiteliais ou se manter latente nos neurônios, onde são reativados por fatores como estresse, febre, sol, período menstrual, mudanças hormonais, exposição a determinados medicamentos, dentre outros. O vírus é transmitido principalmente pelo contato pessoal.
Muitas pessoas infectadas pelo vírus não se queixam de sintomas, entretanto, algumas podem apresentar sintomas sistêmicos como febre alta, feridas múltiplas no epitélio e genitálias podendo atingir laringe, faringe e regiões mais profundas, encefalite, dentre outros.

Publicidade

O diagnóstico é normalmente feito pela história clínica do paciente e exame das lesões causadas pelo vírus. O tratamento pode ser feito à base de aciclovir.

A prevenção é feita evitando o contato com os doentes e com lesões aparentes. Identificar as causas que desencadeiam os surtos e reativações do vírus também ajuda a evitar a doença. O uso de protetor solar reduz a incidência de herpes relacionado ao sol.

Há vários tipos de doenças causadas pelo vírus:

Herpes labial
O herpes labial atinge regiões da mucosa da boca. Alguns sintomas sentidos nesse caso sã ardência e coceira nos lábios, inchaço e bolhas. Após a ruptura das bolhas, estas secam-se e a ferida se cicatriza.

Para saber mais sobre o herpes labial, leia: Herpes labial

Herpes genital
Nesse caso, as lesões localizam-se nas regiões genitais, tanto na epiderme quanto na mucosa, podendo também ocorrer no ânus. As erupções genitais ocorrem com mais freqüência nas pessoas infectadas pelo vírus Herpes simples tipo 2.

Para saber mais sobre o herpes genital, leia: Herpes genital

Herpes zóster
O herpes zóster é popularmente conhecido como cobreiro ou cobrão. É uma doença recorrente da ativação do vírus varicela-zoster, que também causa catapora. A doença caracteriza-se por surgimento de lesões na pele. Antes dessas lesões, os pacientes relatam sentir dores e formigamento.

Para saber mais sobre o herpes zoster, leia: Herpes zóster

Catapora
A catapora, ou também varicela, é uma doença causada pelo vírus varicela-zoster, também conhecido como HHV3 (human herpes vírus 3). É uma doença infecciosa aguda e comum na infância. A doença caracteriza-se por exantemas, com sintomas iniciais de febre e erupções na pele.

Para saber mais sobre a catapora, leia: Catapora

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 05.10.2017

Publicidade