Sapinho
Resumo sobre sapinho
O sapinho (monilíase ou candidíase oral) é uma micose causada pelo fungo Candida albicans, que atinge particularmente a região bucal.
O Candida faz parte da nossa flora no trato gastrointestinal e no genital, portanto está presente em nosso organismo normalmente. Este fungo normal mente não causa doenças em um indivíduo sadio, mas tem a propensão multiplicar-se mais que o normal e causar uma doença quando há um desequilíbrio no ambiente em que ele vive como, por exemplo, uma deficiência em nosso sistema imunológico.
Os indivíduos mais afetados são os bebês, pessoas idosas, pessoas com doenças imunossupressoras (AIDS, leucemia), pessoas que utilizam determinados medicamentos (quimioterápicos, antibióticos e corticóides), diabéticos e pessoas internadas na UTI.
O principal sintoma do sapinho é o surgimento de uma camada branca sobre uma ou mais mucosa da boca, podendo de estender pela linha, bochecha, etc. A inflamação também é um sintoma muito comum em portadores de próteses como a dentadura. Nos bebês camada branca pode ser confundida com resquícios de leite. É muito comum que o fungo seja também encontrado sob as unhas e nas dobras da pele.
O diagnóstico é feito basicamente através de exame clínico e histórico do paciente.
O principal tratamento do sapinho consiste na aplicação de medicamentos antifúngicos diretamente sobre a mucosa afetada. No entanto, se o sapinho se estender para outras partes do corpo (esôfago, unhas e dobras cutâneas), será necessário aderir a um tratamento com antifúngico por via oral.
Nos casos de longos tratamentos com antibióticos, uma alimentação rica em probióticos pode auxiliar na prevenção do sapinho. Assim como a limpeza adequada de dentaduras e o enxágüe da boca após uso de corticóides inalatórios usados em tratamentos de asma e rinite.
Definição
O sapinho é uma doença infecciosa causada pelo fungo Candida albicans, que geralmente afeta localmente uma mucosa, como a boca, mas pode se espalhar e causar falência múltipla de órgãos
O Candida faz parte da nossa flora no trato gastrointestinal e no genital, portanto está presente em nosso organismo normalmente. Este fungo tem a propensão multiplicar-se mais que o normal e causar uma doença quando há um desequilíbrio no ambiente em que ele vive.
Esta doença ocorre principalmente na boca, nos seguintes indivíduos:
– bebês
– pessoas com deficiência no sistema imunológico
– pessoas idosas, portadoras de prótese dentária
O principal tratamento do sapinho consiste na aplicação de medicamentos antifúngicos diretamente sobre a mucosa afetada. No entanto, se o sapinho se estender para outras partes do corpo (esôfago, unhas e dobras cutâneas), será necessário aderir a um tratamento por via oral.
Causas
O fungo Candida albicans é o responsável pelo sapinho. A princípio, o nosso sistema imunológico é capaz de se defender deste fungo, no entanto, os bebês, pessoas idosas e imunodeprimidas (por isso o sapinho aparece com frequência em aidéticos); que não possuem um sistema imunológico robusto estão suscetíveis a desenvolverem a doença.
Além disso, alguns tratamentos podem afetar a mucosa bucal, fragilizando-a. Isso facilita o desenvolvimento do fungo Candida albicans e o sapinho.
Os tratamentos que podem fragilizar a mucosa bucal são:
– quimioterapia
– radioterapia
– corticoterapia
Algumas medidas simples podem prevenir a doença em caso de tratamento com antibióticos ou corticóides. Leia também: dicas prevenção sapinho.
Grupos de risco
Sintomas

Diagnóstico
O diagnóstico do sapinho é feito clinicamente. A camada branca que cobre a mucosa bucal é bastante característica da doença. Esta camada lembra leite seco mas não sai e deve ser tratada primeiramente com um medicamento antifúngico.Complicações
Tratamentos
Remédios naturais
– Gargarejo à base de água salgada – Leite com mel (para aliviar dores de garganta, algumas vezes causada pelo sapinho)Prevenção
– O sapinho é uma afecção causada pelo fungo Candida albicans, que geralmente ocorre no sistema digestivo e genital. Porém quando o sistema imunológico está enfraquecido, o Candida albicans provoca a doença. Isso ocorre quando há excesso de antibioterapia e tratamento à base de corticosteróides. Algumas dicas de prevenção mencionadas acima têm justamente o objetivo de reforçar a imunidade.
– Pessoas que usam dentaduras devem limpá-las com freqüência e cuidadosamente, para evitar a proliferação de fungos.
– Os probióticos são fortemente aconselhados em caso de tratamento por antibiótico em larga escala. O antibiótico, pouco específico, irá destruir as “boas bactérias” do nosso corpo (presentes, por exemplo, nos intestinos e participantes do processo da digestão) e irá provocar as diarréias.
– Os corticosteróides são encontrados em caso de tratamento contra a asma ou rinites: em forma de spray ou pó para inalar: Flovent, Serevent, Atrovent. Estes corticóides enfraquecem a mucosa bucal e o Candida albicans pode provocar ao sapinho. Sendo assim, é aconselhado enxaguar a boca após cada uso destes corticóides. O pó tende em se depositar no fundo dos pulmões para tratar a asma, no entanto, um resíduo de pó pode ficar na boca, e é este pó residual contendo corticosteróide que deve ser retirado para prevenir a doença.
– Em caso de micoses vaginais, é importante iniciar o tratamento assim que a infecção é descoberta.
– Adote uma excelente higiene dental, visite regularmente (pelo menos uma vez por ano) seu dentista.
Dicas
– Os bebês são os principal alvo do fungo Candida albicans, responsável pelo sapinho. Como esta doença se localiza sobretudo na região da mucosa bucal, um simples tratamento antifúngico é o suficiente. No entanto, é importante tomar cuidado com a aplicação do medicamento, pois se você colocar muito gel na boca do bebê você pode asfixiá-lo.
– Divida a quantidade de gel a ser aplicada em várias vezes e não coloque dentro da boca, para o bebê não sufocar.
– Deixe o medicamento na boca por alguns instantes e depois engula-o. Esta dica vale para todos os doentes.
– Mesmo durante a infecção, é importante manter uma boa higiene bucal (escovar os dentes pelo menos 2 vezes por dia e usar fio dental). Substituir escovas de dente várias vezes para evitar a contaminação.
– É aconselhável comer iogurte probiótico, manter o iogurte por 1 minuto na boca antes de engolir para aumentar o efeito contra a Candida albicans. Se possível, escolha um iogurte com Lactobacillus acidophilus. – Beba bebidas frias ou congelada para aliviar a dor. – Para aliviar a dor, você pode colocar um cubo de gelo na boca ou face. – Durma com a cabeça erguida, possivelmente de barriga para baixo para evitar engolir muita saliva, um processo que pode ser muito doloroso em alguns casos de sapinho, especialmente se ele já se espalhou para o esôfago. Escrito por: Xavier Gruffat (Farmacêutico) Última atualização: 13.09.2021 Créditos das fotos: Adobe Stock