Publicidade

Prostatite

A prostatite pertence às três doenças principais da próstata, juntamente com a hiperplasia benigna da próstata e o cancêr de próstata. A prostatite é a menos conhecido das três, como também a menos comum.

Publicidade

Definição

Prostatite definicaoA prostatite é literalmente uma inflamação da próstata (dos tecidos da próstata) que pode ser aguda ou crônica. A prostatite pode ocorrer em qualquer idade e não é como a hiperplasia benigna da próstata, que atinge pricipalmente homens mais velhos. Em outras palavras, os homens mais jovens também podem sofrer com esta doença.

Se um homem está com cistite, uma consequência da infecção da bexiga é muitas vezes a ocorrência de prostatite aguda.

Epidemiologia

Aproximadamente 1% dos homens sofre ou vai sofrer de prostatite.

Esta doença afeta principalmente homens com menos de 50 anos de idade.

Causas

A causa da prostatite é geralmente infecciosa. Trata-se, por exemplo, de germes patogênicos (ex, bactérias) que podem entrar na próstata e causar uma prostatite. As vias de infecção incluem ascensão pela uretra ou infecção pelo sangue a partir de outros órgãos infectados.
A bactéria Chlamydia pode levar à prostatite.

A Mayo Clinic, uma instituição americana de referência, estima que em muitos casos a causa da prostatite não é identificada.

A prostatite pode tornar-se recorrente ou crônica se as bactérias não forem adequadamente eliminadas. Neste caso, falamos de prostatite bacteriana crônica (em inglês: chronic bacterial prostatitis).

Sintomas

Prostatite aguda:
febre alta

– tremor

– dor no períneo

– a pessoa sente vontade de ir ao banheiro várias vezes, mas não urina

– desconforto ao urinar

– dor ou ardor ao urinar ou defecar

– é possível ocorrer sangue na urina

dor nas costas (aproximadamente 1  em 4 casos)

– sintomas que podem parecer com os da gripe (especialmente durante a prostatite bacteriana)

– dor durante a ejaculação

Prostatite crônica:
Na prostatite crónica, os sintomas podem ser dor na virilha, principalmente, mas também pode ocorrer nos testículos. O homem também pode sofrer de problemas urinários, disfunção erétil e problemas de ejaculação.
Outros sintomas podem estar presentes, assim como na prostatite aguda, tais como a febre.

Complicações

Nota-se que quando a prostatite se manifesta em um homem idoso que possui hiperplasia beninga da próstata, os sintomas dessa última doença podem uma se agravar levando à uma retenção urinária.

– Desenvolvimento de um abcesso (raro)

Tratamentos

O tratamento se concentra sobre os sintomas, devendo ressaltar que o tratamento da prostatite pode ser longo e difícil.

O tratamento varia em função da causa da prostatite.

Antibióticos
Em geral, como a cistite, o tratamento se baseia com uso de antibióticos. O problema é que os antibióticos dificilmente alcançam o interior da próstata. Em geral, os antibióticos utilizados são as quinolonas (ciprofoxacino, ofloxacino, norfloxacino).É importante seguir as recomendações do médico quanto ao uso de antibióticos. A duração do tratamento em geral pode durar várias semanas.

Alfa-bloqueadores
Os alfa-bloqueadores às vezes são prescritos pelo médico para ajudar a relaxar certas partes da bexiga e especialmente onde as fibras musculares da próstata se juntam às da bexiga. O objetivo é reduzir certos sintomas, como a micção dolorosa.

AINEs
Contra dor e inflamação, também é possível tomar anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) como ibuprofeno e naproxeno.

Massagem
Alguns médicos ou profissionais de saúde usam um procedimento, semelhante ao exame retal manual, para massagear a próstata, como observa a Clínica Mayo. A instituição americana disse que, mesmo que esta massagem possa aliviar alguns sintomas, os médicos divergem quanto a sua eficácia.

Dicas & Prevenção

– Assim como na cistite, é importante beber muito líquido

– Repousar quando os sintomas da prostatite se agravarem (febre, calafrios, etc)

– Tome um banho quente e fique por pelo menos 15 minutos.

– Evite consumir álcool, café e alimentos picantes e ácidos.

– Evite ficar sentado por muito tempo para não exercer muita pressão sobre a próstata. Se você tiver que se sentar, use uma almofada.

– Evite andar de bicicleta porque sentar no banco de uma bicicleta pode exercer pressão sobre a próstata.

Fontes e Referências: 
Mayo Clinic

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 23.03.2018

Publicidade