Publicidade

Hérnia de disco

Hérnia de disco resumoA hérnia de disco, hoje bastante comum, é causada por uma lesão dos discos que compõem a coluna vertebral. Esses discos estão entre as diferentes vértebras e agem como amortecedor, a fim de absorver os choques.
As pessoas mais afetadas por uma hérnia de disco estão entre 25 à 45 anos.
Esta doença provoca dor intensa nas costas, sob a forma de lombalgia ou quando se irradia, dor ciática. A hérnia de disco requer sempre uma consulta médica.

Publicidade

Em geral, quando há hérnia de disco, o repouso é recomendado. O médico irá dar analgésicos e antiinflamatórios. Apenas nos casos graves de hérnia de disco que há a necessidade de cirurgia.

Nota-se que é possível sofrer de várias hérnias de discos em uma mesma pessoa.

Definição

Definição de hérnia de discoA hérnia de disco é o deslocamento de um disco intervertebral. Em caso de um esforço muito grande e de má postura, a hérnia de disco pode aparecer quando a pressão é muito grande. Em geral, é ao nível dos discos 4 e 5 das vértebras lombares, e entre a quinta vértebra lombar e o sacro. Juntamente a hérnia de disco, pode se ter lombalgia e dor ciática, e uma rigidez das costas.
De fato, manejar inadequadamente cargas pesadas pode danificar o envelope dos discos, rompendo o núcleo pulposo, podendo sair do canal espinhal. Depois, há o aparecimento de edema e inflamação. A protusão do disco intervertebral, bem como a inflamação e o edema podem comprimir o nervo ciático. Assim, a dor ciática aparece. Quando o núcleo de um dos discos vertebrais sai do canal espinhal e comprimem outro nervo, o membro inervado será afetado. Assim, quando o nervo que inerva a perna é comprimido, a dor irradia por esse membro.

A hérnia de disco também pode ocorrer durante uma queda ou um movimento em falso.

Nota-se também que os discos vertebrais se desgastam ao longo do tempo e perdem sua elasticidade. O qual pode ser uma possível causa da hérnia de disco.

Assim, a hérnia de disco é em si a causa de várias dores, como dor ciática, ou até dor nas pernas, visto que, na hérnia de disco, o disco defeituoso pode pressionar e permanecer sobre um nervo.

Causas

As causas da hérnia de disco são as seguintes:

– O envelhecimento dos discos vertebrais, torna-os menos elásticos, fazendo com que o envelope que envolve o núcleo se rompa mais facilmente;

– Transportar cargas muito pesadas;

– Má postura ao carregar cargas;

– Movimentos incorretos ou falsos;

– Quedas;

– Excesso de peso;

– A presença de bactérias (em particular P. acnes) no núcleo do disco intervertebral. De acordo com um estudo dinamarquês publicado em 2013, poderia ser a causa da hérnia de disco;

Estas diferentes causas explicam porque as pessoas entre 25 e 45 anos são as mais afetadas pela hérnia de disco. Na verdade, os jovens são menos capazes de dosar seus esforços em diferentes atividades, machucando-se mais facilmente.

O excesso de peso também é um fator de risco, uma vez que as costas é a mais prejudicada.

Sintomas

Sintomas da hérnia de discoQuanto a hérnia de disco, os sintomas vão depender do nervo afetado. Na verdade, se um nervo raquidiano é afetado, haverá uma sensação de fraqueza e dificuldade de mobilidade (afetando as pernas).
Ao contrário, se um nervo do pescoço é afetado, o paciente irá apresentar sintomas em seus braços. Mais em qualquer caso, haverá dor, rigidez e espasmos na área afetada.
Às vezes, se a hérnia de disco afeta a medula espinhal, pode haver disfunção do baço.

Diagnóstico

Diagnóstico hérnia de discoOs pacientes geralmente vêm consultar por causa da dor ciática ou lombar.
O diagnóstico de uma hérnia de disco começa com a anamnese médica, onde o médico faz perguntas a fim de encontrar as causas da dor. Ele então irá proceder com uma radiografia, tomografia computadorizada ou por IRM (Imagem por Ressonância magnética). O médico pode, então, excluir todas as outras causas de dor lombar ou dor ciática, como tumores, fraturas, etc.

Complicações

Complicações da hérnia de discoNa hérnia de disco, o disco intervertebral defeituoso apoia constantemente sobre um nervo. Isso pode causar dor, insensibilidade da área inervada pelo nervo ou até uma disfunção dos órgãos inervados por esse nervo. Assim, é possível encontrar problemas nos intestinos ou na bexiga.

As principais complicações da hérnia de disco sã

– Dor ciática;

– Lombalgia;

– Rigidez das costas;

– Imobilidade;

– Paralisia.

Ciática, dor ciática

A dor ciática é a complicação mais frequente na presença da hérnia de disco. Na verdade, durante a hérnia de disco, o núcleo pulposo de um disco intervertebral pode sobressair no canal raquidiano e comprimir o nervo ciático. Assim, a dor acompanha o trajeto do nervo. A dor é sentida da coxa à panturrilha, e às vezes, até mesmo no pé.

A ciática não é apenas devido a uma hérnia de disco, uma vez que existem outras causas. Sendo estas a Osteoporose ou Reumatismo (artrose,…), por exemplo.

Lombalgia

As lombalgias são dores localizadas na região lombar. Em caso de lumbago (dor aguda na região lombar) é primordial consultar um médico.

Tratamentos

Quando há hérnia de disco, é obrigatório o repouso, a posição deitada alonga a coluna vertebral. O resto é obrigatório quando estiver na fase aguda da hérnia de disco. A aplicação de calor ajuda a relaxar os músculos e aliviar a dor. Note, no entanto, que a dor diminui após 6-8 semanas, quando ocorre a reabsorção do edema.

O médico também irá prescrever medicamentos contra a dor e a inflamação, e relaxantes musculares.

Medicamentos

Tratamento MedicamentosoO paracetamol é usado contra a dor. É o medicamento de primeira escolha. Em geral, é associado à um antiinflamatório não-esteroidal (AINE, como o Ibuprofeno ou o Diclofenaco) ou um opióide fraco. A dose usual é de 1 grama, 4 vezes por dia, no máximo, a fim de poupar o fígado.
AINEs (Ibuprofeno, diclofenaco, indometacina, naproxeno e cetoprofeno)

Estas moléculas têm a vantagem de ser não apenas analgésicos (contra a dor), mas também são antiinflamatórios. Contra inflamações: AINE (antiinflamatório não-esteroidal como o ibuprofeno ou aspirina, diclofenaco, etc…)

A cirurgia será prescrita em casos mais graves, quando a hérnia provocar dores muito fortes ou quando houver paralisia dos membros ou orgãos, os quais são inervados pelo nervo afetado.

Durante a cirurgia, o médico irá curar completamente o disco atingido, ele irá, portanto, retirar o respectivo núcleo.

Dicas

Em caso de dor associada a hérnia de disco, é possível aliviar,de acordo com as seguintes medidas:

– Deitar-se, para alongar a coluna;

– Aplicar compressas quentes, para relaxar os músculos, diminuir a tensão, e portanto, diminuir a dor;

– É aconselhado praticar natação. De fato, na natação trabalha-se com os músculos dorsais e abdominais, mas as costas são apoiadas pela água. Ela fortalece os músculos, poupando as costas. Isso ajuda a prevenir as recidivas.

Prevenção

A fim de evitar a hérnia de disco, as seguintes medidas preventivas são aconselhadas:

– Manter-se ereto;

– Transportar cargas junto ao corpo;

– Evitar torções da coluna;

– Corrigir a postura no trabalho;

– Calçar sapatos confortáveis;

– Dormir confortavelmente;

Prevenção da hérnia de disco– Praticar esportes;
– Perder peso;
– Sentar-se corretamente no carro;
– Dirigir confortavelmente;
– Não carregar objetos pesados;
– Fazer alongamentos e aquecimentos antes de fazer qualquer esforço com a coluna;

– Se for carregar objetos pesados, dobre os joelhos, mantenha as costas ereta e segure o objeto perto do corpo.

Redação:
Xavier Gruffat (farmacêutico)

Fotos: 
Adobe Stock

Atualização:
07.04.2020

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 08.04.2020

Publicidade