Publicidade

Rinite

Resumo da rinite

Rinite ou congestão nasal é uma doença infecciosa das vias respiratórias superiores, principalmente na mucosa nasal.
A rinite é principalmente causada por vírus e é muito comum no outono, inverno e início da primavera, é muitas vezes associada ao resfriado.

Publicidade

Rinite resumoMais de 200 tipos diferentes de vírus podem causar a rinite, note a diferença com a gripe, que é causada pelo vírus influenza.
Alguns fatores podem, direta ou indiretamente, promover o desenvolvimento da rinite, como o frio, o estresse ou a umidade.
É uma infecção altamente contagiosa que é transmitida por espirros, tosse (transmissão por gotículas) ou mesmo durante um aperto de mão.

Os sintomas típicos da rinite começam com um corrimento nasal líquido e límpido, então se torna mais espesso e purulento, este geralmente aparece depois de alguns dias e isso é quando o nariz entope.

Para solucionar a rinite podem ser utilizados diferentes tipos de tratamento, como os vasoconstritores locais (por spray, por gotejamento), os anti-histamínicos ou vasoconstritores orais. Em caso de febre, é aconselhável tomar analgésicos tais como paracetamol. A solução salina (soro fisiológico), também tem um efeito terapêutico e preventivo muito interessante (incluindo contra a sinusite).

Plantas medicinais como o tomilho (inalação, chá, óleo essencial), sabugueiro ou eucalipto podem complementar o tratamento.

Beber bastante líquido, comer saudavelmente, consumir vitamina C ou umidificar o ar ambiente, são algumas dicas úteis para a prevenção e tratamento da rinite.

Definição

A rinite (congestão nasal, coriza) é um distúrbio que afeta o trato respiratório superior e, especialmente, o nariz.

As fossas e os seios nasais secretam continuamente um líquido que mantém a umidade da mucosa, esse líquido impede a entrada de agentes infecciosos, umedece e aquece o ar inspirado. Em seguida, ele é transportado pelos cílios, que trazem o muco para dentro.

Quando a mucosa está irritada (efeito do vírus, por exemplo), ela incha, aumentando a secreção de líquido para “expulsar” o vírus e, reduz o espaço livre dedicado ao fluxo de muco, que provoca a rinite.

Podemos então, observar uma sensação de obstrução nasal em toda a área que é bastante desagradável.

Distinguimos uma rinite alérgica (veja também: diferença entre uma rinite sazonal e alérgica) da sazonal. Essa última normalmente está relacionada com um vírus e é muito comum no outono, inverno e início da primavera. Ela é frequentemente associada com o resfriado.

O resfriado não é uma doença grave.

Causas

As causas de uma rinite são de origem virótica (rinovírus), que existem cerca de 200 tipos diferentes. Eles invadem as células da mucosa nasal e causam a rinite.

Note que, como acontece com os resfriados (a rinite é um sintoma possível do resfriado), não é o frio em si que é responsável pela rinite, e sim o vírus, como vimos acima. O frio favorece o desenvolvimento do vírus e, especialmente devido ao enfraquecimento do sistema imunológico.

Note-se que, além do frio, o stress e a umidade podem favorecer o aparecimento ou o desenvolvimento da rinite.

Isto significa que, ao estimular o sistema imunológico com chá de equinácea ou com a ingestão de vitamina C, diminuiremos o stress como meio de prevenir a rinite.

Esta é uma infecção altamente contagiosa que se propaga pelos espirros ou tosse (transmissão em gotas finas) ou às vezes, até mesmo durante um aperto de mão, de forma indireta.

Uma vez que, estes vírus não são afetados por antibióticos, não ocorre uma superinfecção bacteriana (como por exemplo, na sinusite bacteriana).

Na rinite sem superinfecção bacteriana a única coisa que podemos fazer é tratar os sintomas.

Dormir pouco aumenta o risco de pegar um resfriado
Em agosto de 2015, um estudo realizado pela Universidade da Califórnia (São Francisco) publicado na revista Sleep, mostrou que os participantes que dormiam menos de seis horas por noite eram 4,2 vezes mais propensos a pegar um resfriado do que aqueles beneficiados por noites de sono mais de sete horas. Os voluntários que dormiam menos de cinco horas por noite eram 4,5 vezes mais propensos a ficarem doentes. Para chegar a estas conclusões, os cientistas administraram o vírus da gripe através de gotas nasais aos participantes, foram coletadas amostras diariamente durante uma semana para ver se o vírus estava se desenvolvendo.

Publicidade

Difusão do Rinovírus
Os rinovírus, vírus de resfriados (e rinite), não parecem estar necessariamente dependentes de um clima frio e seco para se difundir, ao contrário do vírus da gripe (influenza) que geralmente leva a epidemias durante temperaturas de 0 ° C ou inferiores com o tempo seco, de acordo com um estudo realizado em 2016 pelo hospital Sahlgrenska na Suécia e publicado na revista especializada Journal of Clinical Virology.

Sintomas

Os sintomas típicos da rinite são:

– No início, o corrimento nasal é líquido e límpido e em seguida, o líquido se torna espesso e purulento. Isso geralmente aparece depois de alguns dias e isso é quando o nariz fica entupido;

– A rinite pode estar associada com espirros e outros sintomas típicos do resfriado (febre, dor, ardor no nariz, dor de garganta…).

– Uma rinite (sazonal) dura de 7 a 10 dias.

Consulte seu médico se a rinite estiver associada com febre alta e duradoura, estiver associada com uma sinusite (inflamação dos seios da face), se a rinite durar além de 10 dias e em caso de problemas respiratórios.

Uma rinite em um recém-nascido ou lactente às vezes pode levar a complicações graves. O recém-nascido também pode ter dificuldades para se alimentar do leite materno.

Diferença entre a rinite sazonal (congestão nasal) e a rinite alérgica (febre do feno)

Aparecimentos dos sintomas

– A rinite sazonal e a rinite alérgica são caracterizadas em ambos os casos pelos sintomas: congestão nasal, coriza, olhos vermelhos, cansaço e dores de cabeça.
No entanto, a rinite sazonal produz os sintomas um após o outro, ou seja, primeiro surge o cansaço, depois o corrimento nasal,…

A rinite sazonal e a rinite alérgica são caracterizadas em ambos os casos pelos sintomas: congestão nasal, coriza, olhos vermelhos, cansaço e dores de cabeça.

No entanto, os sintomas da rinite alérgica parecem juntos.

Duração dos sintomas

– A duração da rinite sazonal é geralmente de 7 a 10 dias.

– A duração da rinite alérgica é o tempo de exposição ao alérgeno, diz-se que a duração é indeterminada.

Corrimento de muco

– A rinite sazonal pode causar um corrimento de muco amarelo, especialmente alguns dias após o início da rinite, sendo esse um sinal de infecção.

– A rinite alérgica provoca geralmente corrimento claro e muito líquido.

Espirros

– Pouco frequente.

– Espirrar é um sintoma típico da rinite alérgica, especialmente quando isso acontece duas ou três vezes em sucessão.

Período do ano

A rinite sazonal é mais frequente durante os meses de inverno (junho à agosto)

A rinite alérgica é mais frequente na primavera, devido à polinização.

Presença de febre

A rinite sazonal pode estar associada à febre.

A rinite alérgica geralmente não está associada à febre.

Diagnóstico

O diagnóstico de resfriados geralmente é baseado em uma observação dos sintomas. O objetivo do médico é principalmente excluir uma rinite alérgica. Em alguns casos, o médico pode usar um endoscópio, especialmente para excluir ou confirmar pólipos nasais.

Tratamentos

Como tratar a rinite?

Para tratar a rinite dispomos de diferentes medicamentos relativamente eficazes:

– Vasoconstritores locais (à base de xilometazolina, por exemplo) que tratam eficazmente os sintomas da rinite. São utilizados sob a forma de sprays quando o nariz está entupido (Atençã Não utilize o spray por mais de 10 dias, a não ser por indicação do médico, pois esse medicamento pode após esse tempo provocar a rinite, instalando-se um círculo vicioso);

– Anti-histamínicos, por exemplo, quando há corrimento nasal (líquido);

– Vasoconstritores orais (contendo pseudoefedrina, por exemplo). Atenção no caso de hipertensão. Converse com seu médico ou farmacêutico, pois há risco de efeitos secundários;

– Medicamentos compostos de várias moléculas para o tratamento de rinite e dores. Existem diferentes preparações, fale com um farmacêutico;

Publicidade

Ácido acetilsalicílico (dose adulta: 500 mg, 3 vezes ao dia). Este medicamento retarda o desenvolvimento da rinite e age também como anti-inflamatório, analgésico e antipirético;

Cuidado com os efeitos colaterais e as interações com o ácido acetilsalicílico. Qualquer dúvida pergunte um farmacêutico.

– Soluções salinas (soro fisiológico) são utilizadas para lavagem nasal. Diferentes soluções salinas estão disponíveis na farmácia. Você também pode preparar o soro fisiológic veja a receita;

– Pomada nasal: para hidratar a mucosa nasal que geralmente fica muita seca depois de uma rinite. Diferentes pomadas nasais estão disponíveis nas farmácias.

– Spray nasal com corticosteroides. Alguns medicamentos vendidos através de receita médica, como fluticasona ou mometasona, às vezes são utilizados ​​durante os resfriados para prevenir e tratar uma inflamação.

Utilização de antibióticos:
– Em casos de nasofaringite aguda (resfriado) em crianças, a Alta Autoridade de Saúde francesa recordou em um comunicado em novembro de 2016 que a prescrição de antibióticos não é necessária.

Tratamento natural

Plantas medicinais que possuem efeito favorável contra a rinite

Eucaliptos, para uso principalmente na forma de óleo essencial para fazer inalações;

Tomilho (timo), para uso principalmente na forma de óleo essencial para fazer inalações.

Sabugueiro (flor), principalmente para uso como chá (por exemplo, em crianças) ou adultos na forma mais eficaz como tintura-mãe ou até em cápsulas.

Remédios caseiros

Inalação de tomilho

Soro fisiológico

Dicas

Distinguimos os conselhos para tratar a rinite e para prevenir.

Bons conselhos para tratar rapidamente a rinite

– Beba muita água, mais de 1 litro por dia, na forma de suco de fruta e de preferência na forma de chá;

– Coma muitos alimentos ricos em vitamina C, ou tome medicamentos ou complementos alimentares ricos em vitamina C e/ou zinco;

– Durma um sono suficiente (aumenta a defesa do sistema imunológico);

– Umedeça a mucosa nasal com soro fisiológico;

– Beba bebidas quentes;

– Faça inalações de vapores quentes (com ou sem óleos essenciais), por exemplo, à base de tomilho;

– Às vezes, na rinite a mucosa fica seca, sinta-se livre para aplicar uma pomada nasal hidratante (várias pomadas nasais são disponíveis nas farmácias).

Dicas para prevenir a rinite

1.  Lave as mãos

A maioria das rinites, resfriados e gripes são propagadas pelo contato direto.

Por exemplo, uma pessoa que está doente, e que está com o vírus em suas mãos (quando vai conter um espirro, por exemplo), pode passar através do contato para um telefone, teclado ou uma janela.

Os germes podem viver por horas. Então lave as mãos, desta forma, também matamos os germes. Esfregue as mãos fortemente e por pelo menos um minuto.

2.  Não toque no nariz com as mãos

Como mencionado anteriormente, os germes ficam nas mãos. É altamente recomendável assuar o nariz em um lenço, ou tossir em um lenço. Essa é uma boa maneira de manter os germes longe.

3.  Não toque em seu rosto com as mãos

Os vírus da gripe, da rinite e dos resfriados, se introduzem no organismo por meio dos olhos, nariz e boca.

4.  Beba muito líquido

Água limpa seu corpo! Este ditado é verdadeiro, de fato, beber muito líquido (1,5 litros por dia) ajuda a eliminar os venenos, bactérias e outros vírus, além de hidratar o organismo. Podemos considerar que a água “dilui” os germes e isso permite uma eliminação mais rápida.

5.  Vá à sauna

A pesquisa ainda não está clara. No entanto, acredita-se que ir à sauna duas vezes por semana, reduziria pela metade a probabilidade de contrair um resfriado (incluindo rinite) ou gripe.

Uma teoria é de que, com a sauna você inala o ar quente a 80°C e esta alta temperatura mataria o vírus.

6.  Respire ar fresco

Isto pode parecer paradoxal, mas o ar fresco pode melhorar a resistência ao frio. Especialmente nos meses de inverno, o organismo é muito vulnerável ao frio.

7.  Faça exercícios físicos

Faça exercícios físicos regularmente (esporte ou caminhada), pois ajuda a desenvolver o sistema imunológico (sistema de defesa) e ser mais resistente e, portanto, lutar mais eficazmente contra os invasores (vírus e bactérias).

8.  Coma frutas e legumes

Nas frutas e legumes são encontradas moléculas naturais, chamadas de “fito”. O “fito” incluem vitaminas, carotenoides, …Esses contribuem para fortalecer as defesas do corpo humano.

9.  Coma iogurte

Estudos têm mostrado que comer iogurte uma vez por dia, pode reduzir em 25% a probabilidade de um resfriado ou uma rinite. Acredita-se que as bactérias no iogurte podem estimular o sistema imunológico (de defesa).

10. Não fume

Ao fumar paralisamos os cílios do nariz. Menos germes são retidos e, em seguida, o organismo se enfraquece. Especialistas acreditam que fumar um cigarro pode paralisar os cílios por 30 a 40 minutos.

11. Reduza o consumo de álcool

Grandes quantidades de álcool destroem o fígado que é um dos principais órgãos responsáveis pela eliminação dos germes. Além do que, o álcool provoca desidratação do organismo e seu uso é contrário à prevenção da gripe.

12. Relaxe regularmente!

O relaxamento é muito importante. Estudos têm demonstrado que relaxar pode ativar o sistema imunológico. Na verdade, as interleucinas, moléculas importantes no sistema de defesa contra a gripe, rinite e resfriados, são encontradas em maior proporção no fluxo sanguíneo. Você, então, aumenta suas defesas.

13. Hidrate as vias aéreas

Manter as vias aéreas sempre hidratadas evita doenças (com soro fisiológico, por exemplo), evita doenças respiratórias.

Fontes:
Mayo Clinic

Atualização:
Este artigo foi modificado em 20.03.2019

Fotos: 
Fotolia.com

Redação:
Por Xavier Gruffat (farmacêutico)

Observação da redação: este artigo foi modificado em 20.03.2019

Publicidade