Publicidade

Balanite

Revisão clínica: Xavier Gruffat (farmacêutico)
Artigo atualizado em: 19.01.2024

Publicidade

Definição

A balanite é uma inflamação da glande (do pênis) nos homens. Se a inflamação também afetar o prepúcio, é chamada de balanopostite. A principal causa é a proliferação de fungos do tipo Candida albicans. Os principais sintomas da balanite são: inflamação e dor na glande.
Esta doença pode afetar homens de todas as idades e pode ocorrer na ausência de relações sexuais.

Sexualidade e circuncisão
Essa doença pode afetar homens de qualquer idade e ocorre também na ausência de relações sexuais. Por essa razão, a balanite não é considerada uma infecção sexualmente transmissível. A balanite ocorre com mais frequência em homens incircuncisos. Circuncisão é um procedimento realizado para remover a pele (prepúcio) da cabeça do pênis (glande).

Qual médico ir?
Em geral, para um adulto, é necessário consultar um urologista (embora, para casos não complicados, um clínico geral ou médico de família seja suficiente). Para crianças, o pediatra pode ser suficiente. Com algumas exceções, a balanite não é uma emergência médica.

Epidemiologia

Estima-se que 3% a 11% dos homens são afetados pela balanite em algum momento de suas vidas1.
A balanite pode ocorrer em homens de qualquer idade. A balanite é mais provável que ocorra em homens incircuncisos e em meninos com menos de 4 anos.

Causas

Na maioria dos casos, a origem da balanite é infecciosa, mais raramente pode ser uma alergia ou doenças da pele.

– A causa infecciosa mais comum está ligada à proliferação de Candida albicans. Esses fungos estão naturalmente presentes na flora da pele e podem crescer de forma descontrolada e provocar os primeiros sintomas.
Em algumas pessoas, a origem é bacteriana e causada por estreptococos. Às vezes, a causa é viral.
Muito mais raramente, a balanite pode estar associada ou acompanhar uma doença sexualmente transmissível, como a clamídia, o herpes ou a sífilis. Parasitas, embora raramente, são outra possível causa infecciosa.
– As origens alérgicas podem ser causadas pelo uso de um determinado tecido, textura ou látex (por exemplo, no preservativo).
– As doenças de pele que causam balanite incluem especialmente o eczema e a psoríase.
– A origem também pode ser um tumor, benigno ou cancerígeno.

Fatores de risco

Às vezes, certos fatores de risco podem influenciar no desenvolvimento de balanite:
– Má higiene (favorece o desenvolvimento de Candida albicans em particular);
– Ausência de circuncisão (em outras palavras, ser circuncidado diminui o risco);
– Pele do prepúcio grande ou volumosa;
– Irritação química (sabão) ou mecânica (fricção);
– Fimose (incapacidade de retrair o prepúcio);
– Tomar antibióticos (especialmente em crianças, muitas vezes um pouco paradoxal, porque os antibióticos são frequentemente prescritos para balanite).

Sintomas

Os principais sintomas da balanite são (um ou mais sintomas podem estar presentes):
– Vermelhidão (por exemplo, pequenas manchas vermelhas na base da glande, muitas vezes são os primeiros sintomas);
– Queimação ou dor (precisamente essas pequenas manchas vermelhas ou pústulas podem ser dolorosas);
– Coceira;
– Irritações;
– Mau cheiro;
– Lesões em alguns casos (por exemplo, se micose);
– Inchaço (edema da glande);
– Saída de secreção pelo orifício uretral;
– Dor ao urinar (muitas vezes é consequência de uma infecção secundária, especialmente bacteriana, levando a uma infecção do trato urinário. Este sintoma é raro). A dor ao urinar pode durar vários dias (por exemplo, uma semana), pois a área da glande é muito sensível à inflamação.

Localização:
Os sintomas podem estar presentes na glande, no prepúcio ou na ranhura entre a glande e o prepúcio.

Três tipos de balanite:
As vezes a balanita é classificada em 3 tipos ou formas diferentes.
Balanite “clássica” (também chamada balanite de Zoon). Este é o principal tipo de balanite, que geralmente afeta homens de meia-idade não circuncidados e causa uma cabeça de pênis vermelha e inflamada.
Circinate balanitis (do inglês). Esse tipo de balanite é o resultado de uma artrite reativa, um tipo de artrite que se desenvolve em resposta a uma infecção no corpo. Além da inflamação e da vermelhidão, a balanite circulante causa pequenas lesões (feridas) na cabeça do pênis.
– Pseudoepiteliomatosa queratótica e micácea balanite (em inglês: pseudoepitheliomatous keratotic e micaceous balanitis). Essa forma muito rara de balanite causa verrugas escamosas na glande. Ela afeta os homens com mais de 60 anos.

Publicidade

Diagnóstico

Em geral, o médico (especialmente o urologista) identifica com bastante rapidez, pela simples observação, uma balanite, de acordo com sua experiência clínica. Às vezes, pode exigir exames adicionais, como um esfregaço de glande e cultura. Em alguns casos (especialmente recorrentes), uma biópsia pode ser necessária.

Tratamentos

O tratamento varia dependendo da causa (por exemplo, infecção por fungos, bactérias, alergia, etc.). O ideal é identificar a causa exata, embora nem sempre seja possível ou fácil.

Micose:
Em caso de micose, o médico pode prescrever um tratamento local, como um creme a ser aplicado na glande (especialmente na base da glande) à base de clotrimazol. Em alguns casos, são necessários medicamentos orais, como o fluconazol (tenha cuidado para seguir a dosagem, às vezes se prescreve apenas 1 comprimido por semana e não por dia) ou itraconazol.
O médico também pode prescrever antibióticos diretamente (por exemplo, doxiciclina, ciprofloxacina), mesmo no caso de micoses, para evitar a chamada infecção bacteriana secundária. Porque a infecção por fungos enfraquece muito a pele da glande, promovendo muito a entrada de bactérias, por vezes prejudiciais, e levando em particular às chamadas infecções urinárias secundárias.

Inflamação mais grave:
Em inflamações mais graves, a adição de fluconazol oral 150 mg ou uma combinação de um imidazol tópico e um esteroide tópico de baixa potência, como a hidrocortisona 0,5%, freqeentemente resolve o problema2. No entanto, alguns médicos criticam o uso de corticosteróides tópicos, acreditando que isso de fato encoraja o desenvolvimento de infecções fúngicas.

Bactérias:
Em caso de origem bacteriana, o médico prescreve um antibiótico.

Parasitas:
Quando causada por parasitas, o médico prescreve antiparasitários.

Doenças da pele e irritação:
Em doenças de pele como psoríase ou eczema será necessário tratar a doença, preferencialmente consultar um dermatologista.

Fimose:
Na fimose, a circuncisão (remoção da pele do prepúcio) pode ser necessária.

Tratamento geral (independentemente da causa, mas especialmente em micoses):
Após o banho ou ducha, aplicar com gaze um pouco de água boricada a 3% (molhar ou embeber a gaze com água boricada) diretamente na base da glande. O objetivo é, especialmente nas micoses, tentar soltar as crostas (geralmente brancas) causadas pelas infecções fúngicas.

Contra a dor ao urinar:
Dor ao urinar é um sintoma raro de balanite, frequentemente associada à infecção secundária (geralmente bacteriana). Em alguns países, existe um medicamento que atua como analgésico urinário, a fenazopiridina (nome comercial: Pyridium e genéricos). Não é um antibiótico, portanto, não pode curar infecções. A fenazopiridina colore a urina de vermelho, mas sem risco para a saúde.

Tratamentos naturais

– Você pode preparar um chá de camomila, deixar esfriar e molhar o pênis por 10 minutos. Se possível, tentar retrair a pele do prepúcio que cobre a glande. Este pequeno banho permite a limpeza da área afetada pela balanite (glande e região).
– A retração do prepúcio acompanhada de uma limpeza completa dos órgãos genitais pode ser tanto preventiva como terapêutica. A sugestão é um banho duas vezes por dia na área afetada com soro fisiológico. Em homens não circuncidados, a balanite não específica pode se resolver após um banho de soro fisiológico.

Dicas

– Use um sabonete neutro (pH neutro) para sua higiene, como aqueles à base de glicerina.

– Durante o curso da doença, evite ter relações sexuais.

Prevenção

– O sabão, que contém produtos irritantes em particular, pode ser a causa desta doença. Para prevenir a balanite, é aconselhável usar um sabonete neutro, por exemplo, à base de glicerina.

– Adote uma boa higiene no pênis. Seque bem depois de tomar banho, pois a infecção por fungos se desenvolve mais facilmente em um ambiente úmido.

Nome em inglês: Balanitis

Créditos fotos:
Adobe Stock, Pharmanetis Sàrl.

Bibliografia e referências científicas:

  1. Artigo sobre esta doença do site de referência americano Medscape de novembro de 2018, acessado pelo Criasaude.com.br em 12 de dezembro de 2022
  2. Balanitis, artigo de 2020, escrito por StatPearls.com
Observação da redação: este artigo foi modificado em 20.02.2024

Publicidade