Publicidade

Balanite

Definição

A balanite é uma inflamação da glande (do pênis) nos homens. Se a inflamação também afetar o prepúcio, é chamada de balanopostite. A principal causa é a proliferação de fungos do tipo Candida albicans.
Esta doença pode afetar homens de todas as idades e pode ocorrer na ausência de relações sexuais.

Publicidade

Qual médico ir?
Em geral, para um adulto, é necessário consultar um urologista (embora, para casos não complicados, um clínico geral ou médico de família seja suficiente). Para crianças, o pediatra pode ser suficiente. Com algumas exceções, a balanite não é uma emergência médica.

Causas

Na maioria dos casos, a origem da balanite é infecciosa, mais raramente pode ser uma alergia ou doenças da pele.

– A causa infecciosa mais comum está ligada à proliferação de Candida albicans. Esses fungos estão naturalmente presentes na flora da pele e podem crescer de forma descontrolada e provocar os primeiros sintomas.

Em algumas pessoas, a origem é bacteriana e causada por estreptococos. Às vezes, a causa é viral.

Muito mais raramente, a balanite pode estar associada ou acompanhar uma doença sexualmente transmissível, como a clamídia, o herpes ou a sífilis. Parasitas, embora raramente, são outra possível causa infecciosa.
– As origens alérgicas podem ser causadas pelo uso de um determinado tecido, textura ou látex (por exemplo, no preservativo).

– As doenças de pele que causam balanite incluem especialmente o eczema e a psoríase.

Fatores de risco

Às vezes, certos fatores de risco podem influenciar no desenvolvimento de balanite:

– Má higiene (favorece o desenvolvimento de Candida albicans em particular)

– Ausência de circuncisão (em outras palavras, ser circuncidado diminui o risco)

– Pele do prepúcio grande ou volumosa

– Irritação química (sabão) ou mecânica (fricção)

– Fimose (incapacidade de retrair o prepúcio)

– Tomar antibióticos (especialmente em crianças, muitas vezes um pouco paradoxal, porque os antibióticos são frequentemente prescritos para balanite)

Sintomas

Os principais sintomas da balanite são (um ou mais sintomas podem estar presentes):

– Vermelhidão (por exemplo, pequenas manchas vermelhas na base da glande, muitas vezes são os primeiros sintomas)

– Queimação ou dor (precisamente essas pequenas manchas vermelhas ou pústulas podem ser dolorosas)

– Coceira

– Irritações

– Mau cheiro

– Lesões em alguns casos (por exemplo, se micose)

– Inchaço (edema da glande)

– Saída de secreção pelo orifício uretral

– Dor ao urinar (muitas vezes é consequência de uma infecção secundária, especialmente bacteriana, levando a uma infecção do trato urinário. Este sintoma é raro)

Diagnóstico

Em geral, o médico (especialmente o urologista) identifica com bastante rapidez, pela simples observação, uma balanite, de acordo com sua experiência clínica. Às vezes, pode exigir exames adicionais, como um esfregaço de glande e cultura. Em alguns casos (especialmente recorrentes), uma biópsia pode ser necessária.

Tratamentos

O tratamento varia dependendo da causa (por exemplo, infecção por fungos, bactérias, alergia, etc.). O ideal é identificar a causa exata, embora nem sempre seja possível ou fácil.

Micose:
Em caso de micose, o médico pode prescrever um tratamento local, como um creme a ser aplicado na glande (especialmente na base da glande) à base de clotrimazol. Em alguns casos, são necessários medicamentos orais, como o fluconazol (tenha cuidado para seguir a dosagem, às vezes se prescreve apenas 1 comprimido por semana e não por dia) ou itraconazol.

O médico também pode prescrever antibióticos diretamente (por exemplo, doxiciclina, ciprofloxacina), mesmo no caso de micoses, para evitar a chamada infecção bacteriana secundária. Porque a infecção por fungos enfraquece muito a pele da glande, promovendo muito a entrada de bactérias, por vezes prejudiciais, e levando em particular às chamadas infecções urinárias secundárias.

Bactérias:
Em caso de origem bacteriana, o médico prescreve um antibiótico.

Parasitas:
Quando causada por parasitas, o médico prescreve antiparasitários.

Doenças da pele e irritação:
Em doenças de pele como psoríase ou eczema será necessário tratar a doença, preferencialmente consultar um dermatologista.

Fimose:
Na fimose, a circuncisão (remoção da pele do prepúcio) pode ser necessária.

Tratamento geral (independentemente da causa, mas especialmente em micoses):

– Após o banho ou ducha, aplicar com gaze um pouco de água boricada a 3% (molhar ou embeber a gaze com água boricada) diretamente na base da glande. O objetivo é, especialmente nas micoses, tentar soltar as crostas (geralmente brancas) causadas pelas infecções fúngicas.

Contra a dor ao urinar:
Dor ao urinar é um sintoma raro de balanite, frequentemente associada à infecção secundária (geralmente bacteriana). Em alguns países, existe um medicamento que atua como analgésico urinário, a fenazopiridina (nome comercial: Pyridium e genéricos). Não é um antibiótico, portanto, não pode curar infecções. A fenazopiridina colore a urina de vermelho, mas sem risco para a saúde.

Tratamentos naturais

– Você pode preparar um chá de camomila, deixar esfriar e molhar o pênis por 10 minutos. Se possível, tentar retrair a pele do prepúcio que cobre a glande. Este pequeno banho permite a limpeza da área afetada pela balanite (glande e região).

Dicas

– Use um sabonete neutro (pH neutro) para sua higiene, como aqueles à base de glicerina.

Prevenção

– O sabão, que contém produtos irritantes em particular, pode ser a causa desta doença. Para prevenir a balanite, é aconselhável usar um sabonete neutro, por exemplo, à base de glicerina.

– Adote uma boa higiene no pênis. Seque bem depois de tomar banho, pois a infecção por fungos se desenvolve mais facilmente em um ambiente úmido.

Fontes e Referências:
Planetesante.ch, médicos (urologistas) entrevistados por Criasaude.com.br

Pessoas responsáveis ​​e envolvidas na escrita deste arquivo:
Xavier Gruffat (Farmacêutico e Editor-Chefe do Criasaude). Revisão (Seheno Harinjato, editor do criasaude.com.br)

Créditos fotos:
Adobe / Fotolia, Pharmanetis Sàrl.

Última atualização do arquivo:
13/09/2021

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 13.09.2021

Publicidade