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Bursite

Definição

Tendinite resumoA bursite é uma inflamação das bolsas sinoviais, que leva a dores. As bursas são bolsas preenchidas com líquido sinovial e têm a função de lubrificação e de absorção do choque em pontos de pressão em ossos, tendões e músculos localizados perto das articulações. O corpo humano tem mais de 150 bursae1, distribuída em todo o corpo.

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A bursite pode ser aguda ou crônica.

Epidemiologia 

A bursite é mais frequente com o avanço da idade.

Causas

As causas da bursite são associadas à utilização (muito) frequente de uma articulação, por exemplo, em determinadas tarefas profissionais ou na prática de esportes (por exemplo, beisebol, golfe).

Lesões ou postura errada também podem ser a causa da bursite.

Algumas doenças reumáticas, como artrite e gota, além de infecções são outras possíveis causas de bursite.

A idade é um fator de risco no caso da bursite.

Pessoas em risco

Algumas profissões são mais propensas a sofrer de bursite, como carpinteiros, jardineiros, músicos e esportistas.

Sintomas

Inflamação: 
A bursite é caracterizada em torno de uma articulação pelos sinais típicos de inflamação, ou seja, dor, inchaço e às vezes vermelhidão, bem como calor. Estes sinais inflamatórios ocorrem especialmente se a bursite estiver próxima à superfície da pele2.
Bursitis ocorre frequentemente em juntas que são usadas regularmente. A articulação pode ser rígida e difícil de mover.

Dor: 
A dor geralmente aumenta ao mover a articulação ou ao tocá-la. No caso de bursite no joelho, ajoelhar-se pode ser particularmente doloroso.

Localização das bursitis: 
A bursite é localizada principalmente no cotovelo, ombro e quadril, mas também pode ocorrer no joelho, tendão de Aquiles (ou calcanhar) e às vezes na base do dedo grande do pé (cuidado para não confundir com gota).

Diagnóstico

Um exame físico ou clínico pode ser realizado pelo médico para identificar bursite.
Há também métodos de diagnóstico disponíveis:
– Raios-x
– MRI
– Ultrasom

Tratamentos

O primeiro passo é colocar a articulação em repouso e proteger especialmente com gelo (leia também em Dicas e prevenção abaixo).

O tratamento é geralmente feito por medicamentos, incluindo medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs) tais como ibuprofeno ou naproxeno. A aspiração do fluido sinovial é muitas vezes realizada pelo médico.

Os curativos são frequentemente recomendados para aliviar a articulação.

Em casos avançados, o médico pode realizar injeções de corticoides (esteroides) na área dolorida.

Em casos graves, a cirurgia é por vezes praticada.

Duração da dor: 
A dor da bursite desaparece em cerca de 1 semana com tratamentos “faça você mesmo” (por exemplo, pacotes de gelo, tomando medicamentos), de acordo com a Mayo Clinic.

Prevenção de bursite crônica:
Para evitar o surgimento de bursite crônica, será necessário limitar os ataques de bursite, seguindo os conselhos de prevenção mencionados abaixo. É especialmente importante proteger a junta em risco e limitar as atividades repetitivas que exercem pressão sobre a bursa.

Dicas

– Colocar gelo na área dolorida é uma maneira eficaz, especialmente durante a bursite aguda. Recomenda-se aplicar frio (ex. bolsa de gelo) na área afetada por 15 a 20 minutos a cada 4 a 6 horas por 3 a 5 dias.

– É importante proteger a articulação afetada com, por exemplo, materiais como espuma de colchão e borracha. O objetivo é reduzir e absorver o choque.

– Evite se possível mover a articulação. Pare as atividades que levam à dor.

– É importante ficar um tempo em repouso. Evite fazer diretamente uma atividade profissional ou esportiva após o início da inflamação.

Prevenção

– Pratique alongamentos (stretching) musculares na articulação afetada, mas faça estes exercícios antes ou após a inflamação.

– Se você realiza uma atividade manual importante, faça pausas frequentes.

– Assim como na prevenção de dores nas costas, não transportar cargas muito pesadas e sempre mantenha uma boa postura.

– Tente ter um peso ideal, um excesso de peso, especialmente a obesidade, aumenta a pressão sobre as articulações, principalmente dos joelhos.

Referências (fontes):
Mayo Clinic

Redação:
Xavier Gruffat (farmacêutico)

Fotos: 
Fotolia.com/Adobe Stock

Atualização:
05.04.2021

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Fontes de rodapé:

  1. Book in English: Mayo Clinic Guide to Arthritis, Managing joint pain for an active life, Lynne S. Peterson, 2020, Mayo Clinic
  2. Book in English: Mayo Clinic Guide to Arthritis, Managing joint pain for an active life, Lynne S. Peterson, 2020, Mayo Clinic
Observação da redação: este artigo foi modificado em 05.04.2021

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