Publicidade

Chikungunya

Definição

chic-virusA febre chikungunya (ou chicungunha) é uma doença viral transmitida pela picada de um mosquito. Seu nome vem da língua da Tanzânia makondée que significa “doença do homem curvado” ou “doença quebra-ossos”. Refere-se à atitude da pessoa infectada que sofre de dor aguda nas articulações e é obrigada a adotar uma postura curvada.
No Brasil, particularmente no nordeste, estima-se que o vírus chikungunya se desenvolveu pela primeira vez durante o ano de 2014. Antes dessa data, os casos de chikungunya foram raros ou inexistentes no Brasil.

Publicidade

A chikungunya é considerada uma doença infecciosa reumatológica.

Epidemiologia

– O vírus chikungunya leva principalmente a epidemias na África e às vezes também na Ásia. Mas, desde 2013, o vírus chikungunya também está presente no continente americano, sendo que em janeiro de 2017 foram registrados mais de 1,7 milhões de casos no continente americano, especialmente na América Latina.

– Na Colômbia, de julho de 2014 a abril de 2015, foram registrados cerca de 25 casos fatais de chikungunya, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde (INS). O vírus chikungunya foi detectado na Colômbia em julho de 2014.

– Em maio de 2017, uma epidemia de chikungunya foi observada no estado brasileiro de Minas Gerais. Os casos foram observados principalmente em cidades ou vilarejos distantes da capital do estado, Belo Horizonte, conforme mencionado pelo jornal Folha de S.Paulo Brasil em 30 de maio de 2017. A cidade de Governador Valadares foi particularmente afetada. De 01 de janeiro de 2017 a 29 de maio de 2017, o estado de Minas Gerais registrou 15.988 casos suspeitos de infecção pelo vírus chikungunya. A cidade de Governador Valadares também descobriu várias mortes provavelmente causadas por chikungunya.

Causas

Curso atualização no manejo clínico da dengueChikungunya é causada por arbovírus chamado CHIKV, um vírus de RNA, este é um alfavírus. O vírus chikungunya e dengue são muito semelhantes em suas estruturas.
Transmissão
A doença é transmitida por mosquitos fêmeas do Aedes, nomeadamente Aedes aegypti e Aedes albopictus. O Aedes aegypti também é responsável pela transmissão da dengue e o Zika. Esses mosquitos são muito ativos na África, no Oceano Índico, Ásia, no subcontinente indiano, das Américas e no Caribe. Alguns casos foram relatados até mesmo na Europa, especialmente no Var, em 2010, no nordeste da Itália, em 2007. Isso ocorreu devido à aclimatação nos últimos anos Aedes albopictus, às margens do o Mediterrâneo. O mosquito Aedes albopictus, ao contrário do Aedes aegypti, também vive em regiões temperadas como a Europa (ex. Itália), esta é uma das origens de vários casos de epidemias nos últimos anos.
Quando um mosquito pica uma pessoa infectada com chikungunya, ele é capaz de carregar o vírus CHIKV e transmitir para um indivíduo saudável através da picada.

chikungunya-virus-2017

Período de incubação
A doença geralmente se manifesta após incubação de 2 a 10 dias, a um período que pode se estender até 12 dias. Isto significa que pode demorar um período de 12 dias entre o momento em que uma pessoa é mordida por um mosquito e o aparecimento dos primeiros sintomas.
Note que 95% dos indivíduos afetados pelo vírus CHIKV irá manifestar os sintomas da febre chikungunya, uma taxa particularmente elevada em comparação com dengue, onde esse percentual varia entre 40% e 50%.

De acordo com um estudo apresentado em uma conferência sobre doenças tropicais (congresso de ASTMH) em Atlanta nos Estados Unidos em novembro de 2016, os mosquitos (variedade Aedes) portadores de chikungunya também podem ser portadores de Zika e transmitir a doença para o homem em uma única picada.

aed-aegypti-criasaude

Sintomas

Pomada de confrei usoA chikungunya é caracterizada por dor articular aguda, especialmente nas cinturas articulares, como nos dedos, pulsos, tornozelos, joelhos ou pés. Estas dores fazem com que o paciente adote uma posição deitada e parada por muitas horas. As dores nas articulações podem ser extremamente dolorosas e penalizam fortemente o indivíduo em sua vida diária, uma vez que ele apresenta grande dificuldade até mesmo para agarrar um objeto, por exemplo.
As dores são frequentemente acompanhadas de um surto de febre (acima de 39°C), dores de cabeça, dores e manchas vermelhas na pele. Às vezes, podem ocorrer sintomas gastrointestinais.

Início e duração dos sintomas
Estes sintomas aparecem de repente, muitas vezes 4 a 7 dias após a picada do mosquito. Na maioria dos pacientes, os sintomas de chikungunya melhoram após duas a três semanas.
Se os sintomas durarem mais de 3 meses, é chamado de uma infecção por chikungunya crônica (fase crônica da doença). Dos 3 principais vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti (chikungunya, dengue e zika), estima-se que a chikungunya é a única doença que em alguns casos conduz a uma fase crónica. As outras duas doenças têm sintomas que duram no máximo de dez dias.

Ressalta-se que as crianças com chikungunya raramente se queixam de dor nas articulações. Entre eles, a manifestação da doença se assemelha geralmente uma simples gripe, associada ao sangramento gengival leve. Em bebês, no entanto, a doença pode ser intensa.

De acordo com o Ministério da Saúde brasileiro, que incorporou uma lista de sintomas em setembro de 2016, o chikungunya pode levar à perda de cabelo que pode se manifestar semanas ou meses após os sintomas iniciais ou agudos da doença. A razão por trás desta queda é que o organismo se concentra principalmente na luta contra a doença (causada por um vírus) e negligencia outras atividades secundárias, tais como o crescimento do cabelo. Na grande maioria dos casos, esta perda de cabelo sessa com o tempo, este é um processo reversível.

Diagnóstico

Existem vários métodos para o diagnóstico da presença de anticorpos IgM e IgG anti-chikungunya no corpo. Os testes sorológicos, como ensaios imunoenzimáticos (ELISA) estão entre esses protocolos. É também possível a utilização de técnicas de reação em cadeia da transcriptase reversa (PCR) utilizando abordagens sorológicas ou virológicas apropriadas.

Sem essas ferramentas, os sintomas ligeiros de Chikungunya podem induzir o erro médico, e ele pode acabar dando o diagnóstico como dengue, especialmente se essa doença for comum em sua região.

Complicações

Nos idosos, a dor nas articulações pode permanecer por vários meses ou mesmo um ano. É o mesmo para as pessoas que têm articulações enfraquecidas como os atletas que tiveram fraturas ou entorses no passado, ou mesmo as pessoas que sofrem de osteoartrite ou doença reumática anterior. Em crianças, a doença pode bloquear a mandíbula e complicar a mastigação.

Os efeitos da doença também são prejudiciais para pessoas com problemas cardíacos, respiratórios, insuficiência renal e em pessoas diabéticas. Da mesma forma, alcoólatras crônicos podem sofrer de hepatite fatal se infectadas por chikungunya. Em 2005, durante o surto na Ilha de Reunião, os médicos notaram formas neurológicas graves da doença em alguns pacientes, resultando em lesões de nervos periféricos e meningoencefalite.

Deverá ser dada especial atenção às mulheres grávidas em risco de transmitir o vírus CHIKV para recém-nascidos.

O vírus chikungunya pode levar a síndrome de Guillain-Barre, outros vírus como o da gripe ou da zika também podem causar esta síndrome.  A síndrome de Guillain-Barre é uma condição potencialmente fatal que afeta principalmente o sistema respiratório.

Tratamentos

Ainda não existe um tratamento curar a chikungunya. O tratamento consiste em reduzir os sintomas com analgésicos, antipiréticos e uma ingestão de fluidos para lutar contra a desidratação do paciente. Para casos mais graves, os médicos recomendam tomar corticosteróides em doses decrescentes.
Se os sintomas persistirem (mais de 6 meses), o médico pode usar medicamentos específicos para artrite, chamado DMARD.

As manifestações cutâneas e febre muitas vezes desaparecem depois de alguns dias, embora a dor nas articulações possa durar várias semanas. Para recuperar mais rapidamente suas funções motoras, o paciente pode acompanhar sessões de fisioterapia.

Alguns médicos podem utilizar medicamentos biológicos (ou imunobiológicos) para diminuir a inflamação das articulações. Esteja ciente de que o agente chikungunya age como um gatilho dos processos inflamatórios na articulação.

Dieta
Recomenda-se os alimentos ricos em magnésio para fortalecer o sistema imunológico das pessoas saudáveis. Para os doentes, a adição de 10 gramas de cloreto de magnésio em uma garrafa de 1,5 litros de água ou de 2 litros reforça a defesa do organismo contra o vírus. O paciente tem de beber um copo deste fluido a cada 30 minutos e, em seguida, a cada hora após o quarto copo, até ao final da garrafa. A boa reidratação compensa a perda de líquidos devido à febre e a sudorese.

O repouso é também benéfico, porque permite a regeneração do corpo. Em 2006, um terço da população da Ilha da Reunião foi afetada pela CHIKV, causando 203 mortes e um custo total de € 43.900.000. O absenteísmo devido a esta doença é estimado em € 17.400.000, com estatísticas 6 dias de trabalho perdidos em 10 durante este período.

Dicas

A chikungunya vem da picada de mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. A prevenção da doença baseia-se, portanto, na remoção do habitat dos mosquitos.

– Por volta de sua casa, certifique-se de remover a água parada, que são as áreas onde fêmeas põem os ovos. Estes locais incluem lonas ou pneus espalhados no quintal, recipientes ou vasos abandonados no lixo de jardim, calhas e canos de drenagem.

Chikungunya-water-big

– Cubra a piscina quando não estiver em uso.

– Os momentos mais perigosos para a picada do mosquito picam são o nascer e o pôr do sol. Preste especial atenção a esses momentos, vestindo roupas que cubram seu corpo e fugindo dos locais susceptíveis de ser infestados por mosquitos.

– Use mosquiteiros, incluindo o quarto do seu filho durante a noite.

– Caso contrário, opte por difusores eléctricos que geralmente protegem durante 8 a 10 horas. Tenha cuidado para não fazer uso prolongado no quarto das crianças.

– Não hesite em usar repelentes naturais de óleo essencial diluído em óleo de amêndoas doces aplicado sobre a pele. Você pode escolher entre o tomilho, a citronela, piretro, lavanda, gerânio e erva-cidreira. É importante observar as precauções para mulheres grávidas e crianças.

– A chikungunya não tem relação com a má formação de bebês (por ex. hidrocefalia), ao contrário da zika.

Ler também: dengue – Aedes aegypti

Notícias

Fontes & referências:
Apresentação realizada 08 de novembro 2015 por Dr. Chopra, da Universidade de Pune (Índia), na reunião anual do American College of Rheumatology (ACR), em San Francisco (Califórnia).
Declaração de responsabilidade: esta atividade não é sancionada por, e nem faz parte do American College of Rheumatology (This activity is not sanctioned by, nor a part of, the American College of Rheumatology). Ministério da Saúde (Brasil), apresentação em 7 de novembro de 2017 pelo Dr. Arvind Chopra, da Universidade de Pune, na Índia, no congresso anual do American College of Rheumatology (ACR) em San Diego, Califórnia.

Pessoa responsável e envolvida na escrita deste arquivo:
Xavier Gruffat (farmacêutico e editor-chefe da Criasaude.com.br).

Créditos das fotos: 
Criasaude.com.br, Fotolia.com.

Atualização:
Este artigo foi modificado em 21.01.2019.

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 26.11.2020

Publicidade