Publicidade

Home » Plantas medicinais » Ashwagandha

Ashwagandha

Resumo

Planta medicinal de origem indiana com efeito adaptógeno, especialmente utilizada em caso de estresse, insônia e ansiedade, frequentemente apresentada em forma de cápsula.

Publicidade

WithaniaFruit-wikipedia

Nomes

Nome em português: Ashwagandha, Ginseng Indiano
Nome binomial: Withania somnifera L.
Nome francês: ashwagandha
Nome inglês: Ashwagandha, Withania
Nome alemão: Ashwagandha
Nome italiano: Ashwagandha

Família

Solanáceas

Constituintes

– Vitanolídeos
– Taninos
– Flavonoides
– Trietilenoglicol (TEG) – de acordo com um estudo japonês publicado na PLoS ONE em 2017 realizado pela Universidade de Tsukuba em camundongos, o TEG seria responsável pelo efeito sonífero da ashwagandha.

Partes utilizadas

Raízes, folhas (o trietilenoglicol encontrado nas folhas seria responsável pelo efeito sonífero), frutas (parecem ser pouco utilizadas fitoterapia).

Efeitos

– Ansiolítico, tônico, adaptógeno, antiinflamatório, imunoestimulante, sedativo

Indicações

– Distúrbios do sono (por ex.: insônia), estresse, ansiedade, cansaço, fibromialgia, artrite e outras doenças reumáticas de tipo inflamatório.

Efeitos secundários

Distúrbios gastrointestinais, em alta dosagem efeito hipnótico, como o indica o Prof. Hostettmann em seu livro lançado em 2014, “Les plantes pour prévenir et soigner les affections du système nerveux central” [As plantas para prevenir e curar as afecções do sistema nervoso central], pela editora Favre. O professor destaca igualmente que em caso de tratamento à base de cápsulas, recomenda-se efetuar um mês de tratamento, uma semana de pausa e, em seguida, outro mês de tratamento.

Contra-indicações

Hipertireoidismo, gravidez

Interações

Nenhuma conhecida

Preparações

– Infusão à base de raízes

– Cozimento à base de raízes

– Cápsula (ler em efeitos secundários para obter mais informações sobre a posologia)

– Comprimidos

– Extrato etanólico das raízes (ler em efeitos secundários para obter mais informações sobre a posologia)

– Misturar a raiz de ashwagandha com leite quente (ver em Observações abaixo)

Onde cresce a ashwagandha?

A ashwagandha é uma planta de origem indiana. Ela é utilizada há mais de 4.000 anos na medicina ayurvédica.
Para sermos mais precisos, a ashwagandha é originária das regiões secas da Índia, do Norte da África e do Oriente Médio. Esta planta pode igualmente se desenvolver no Sul da Europa.

Quando colher a ashwagandha?

Colhem-se as raízes de ashwagandha no primeiro ano subsequente ao plantio. Para o seu uso em fitoterapia, as raízes são em seguida cortadas em pequenos pedaços.

Observações

-Em seu livro lançado em 2014, “Les plantes pour prévenir et soigner les affections du système nerveux central” [As plantas para prevenir e curar as afecções do sistema nervoso central], editora Favre, o Prof. Hostettmann, especialista suíço dedicado ao estudo medicinal das plantas, destaca que a ashwagandha é uma das plantas mais importantes para se combater o estresse.

– A ashwagandha é frequentemente indicada em casos de doenças crônicas, tais como o cansaço ou a ansiedade.

– Tal como o ginseng, a ashwagandha apresenta efeito adaptógeno, ou seja, estas plantas têm a capacidade de se adaptarem a diferentes situações, tais como o estresse, além de fortalecerem o sistema imunológico.

– No passado, a ashwagandha foi principalmente misturada com água e utilizada contra o stress. Hoje, a ashwagandha é muitas vezes misturada com leite quente para favorecer o sono.

Ler igualmente sobre outras plantas medicinais para o combate contra o estresse: a raiz de ouro, o ginseng e o ginseng siberiano.
Ver uma planta contra a ansiedade: a kava.

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 02.05.2021

Publicidade