Publicidade

Home » Plantas medicinais » Aveia

Aveia

Resumo

AveiaPlantas medicinal, ou melhor, cereal rico em vários nutrientes como a fibra alimentar, a aveia é indicada, por exemplo, nos casos de excesso de colesterol e como cataplasma durante a bronquite. A aveia também é amplamente utilizada em cosméticos (por exemplo, máscara, esfoliante).

Nomes

Nome em português: aveia, aveia-comum
Nome binomial: Avena sativa L.
Observação: o termo avena (aveia) é proveniente do sânscrito avasa, que significa “alimento, forragem”, sativa é o particípio passado em latim do verbo Sero que significa “semear, plantar”.
Nome francês: avoine cultivé, flocons d’avoine
Nome inglês: Common Oat
Nome alemão: Saat-Hafer, Echter Hafer
Nome italiano: avena

Publicidade

Família

Poaceae (gramíneas)

Constituintes

– Vitaminas (biotina,..)
– Proteínas e aminoácidos (triptofano)
– Ácido fítico
– Saponinas triterpênicas
– Fibra alimentar

Partes utilizadas

– Sementes ou frutos (cariopses). Os grãos (frutos) costumam ser consumidos na forma de farinha ou em flocos.

Efeitos

– Emoliente, reconstituinte (de um ponto de vista nutricional), diurético

Indicações

Para uso interno (chá-infusão, grãos – farinha – floco): 
Tosse (na forma de chá), prisão de ventre – constipação (na forma de chá), colesterol (na forma de grão, farinha ou floco), insônia – devido ao seu conteúdo de triptofano (na forma de grão, farinha ou floco).

Para uso externo (banho, cataplasma, máscara, esfoliação):
– Distúrbios respiratórios, como bronquite (na forma de cataplasma), dor reumática (na forma de cataplasma), colesterol (por exemplo, em flocos), pele seca (no banho, leia a receita abaixo), acne (como cravos), bem como pele oleosa (em suma, leia receita abaixo).

Efeitos secundários

Nenhum conhecido.

Contra-indicações

Nenhuma conhecida.

Interações

Nenhuma conhecida.

Preparações

Aveia

– Flocos ou grãos (ou farinha) de aveia

– Chá de aveia (infusão)

– Decocção de aveia

Cataplasma de aveia

– Banho de aveia (conte uma xícara de flocos ou grãos de aveia, misture a aveia e o pó em um saco de algodão respirável, coloque o saco na banheira, esprema o saco, fique submersa no banho por no mínimo 15 minutos. Este banho ajuda a combater a pele seca 1).

– Máscara de aveia (por exemplo, utilize 20 g de farinha ou flocos em 100 g de iogurte natural com uma colher de sopa de mel, misture todos os ingredientes e aplique a máscara no rosto com as mãos ou com um pincel após umedecer o rosto com água morna (aplique a máscara por cerca de 20 minutos). Em seguida, enxágue com água morna. Se possível, repita a aplicação da máscara 2 ou 3 vezes por semana. Esta máscara ajuda a eliminar cravos e a combater a pele oleosa 2).

– Esfoliante de aveia (por exemplo, use uma colher de sopa de farinha de aveia, duas colheres de sopa de sal e uma colher de sopa de azeite, misture tudo em uma tigela e aplique diretamente no rosto massageando. Em seguida, enxágue com água morna, repita uma vez por semana. Uma preparação cosmética ideal para purificar a pele 3).

Onde cresce a aveia?

A aveia cresce em diferentes regiões do mundo, países do norte como o Canadá parecem particularmente adequados para o cultivo de aveia cultivada. A origem exata da aveia é desconhecida, provavelmente uma grande área entre o Egito de um lado e a Índia e a China do outro. A aveia pode atingir cerca de 1,5m de altura.

Quando colher a aveia?

A aveia pode ser colhida em diferentes estações, geralmente são cereais de inverno ou primavera. Normalmente a aveia é semeada no outono e a floração na primavera e no início do verão. As sementes (e palha) são colhidas no final do ciclo de vida da planta.

Observações

– A aveia é um cereal importante principalmente para os animais (forragem), em algumas regiões é uma importante fonte de proteína. Deve-se notar, entretanto, que a aveia diminuiu em importância como fonte de proteína para animais nos últimos 50 anos. O milho, a soja e a cevada parecem estarem sendo mais utilizados.

– A aveia, rica em fibras alimentares solúveis, diminui a absorção do colesterol ruim pelo intestino e, portanto, atua favoravelmente na hipercolesterolemia. A aveia é amplamente consumida na forma de flocos, o famoso floco de aveia.

Redação: 
Xavier Gruffat (Farmacêutico)

Créditos fotográficos:
Criasaude.com.br, Fotolia.com

Última atualização:
22.10.2021

Foto da aveia-comum

Aveia

Esta informação foi útil?

Fontes de rodapé:

  1. Livro: La Farmacia di Dio, Editora Terra Santa, 2020, Milão.
  2. Livro: La Farmacia di Dio, Editora Terra Santa, 2020, Milão.
  3. Livro: La Farmacia di Dio, Editora Terra Santa, 2020, Milão.
Observação da redação: este artigo foi modificado em 22.10.2021

Publicidade