Buriti
Resumo
Planta medicinal hidratante e cicatrizante, seu óleo é utilizado principalmente em casos de queimadura e no cuidado da pele. Encontrada muitas vezes na forma de creme.
Nomes
Nome em português: buriti, miriti, muriti, boriti, moriti, palmeira-dos-brejos.
Nome binomial: Mauritia flexuosa Mart.
Nome francês: Buriti, palmier-bâche
Nome inglês: buriti, moriche palm
Nome alemão: Buriti-Palme
Nome italiano: buriti
Família
Arecaceae
Constituintes
Tocoferol, Beta-caroteno, ácido oléico.
Partes utilizadas
Óleo de buriti (extraído da polpa do fruto buriti)
Observação: as folhas de buriti, de grande tamanho, são utilizadas para fins não medicinais (ver também em Observações abaixo).
Efeitos
Cicatrizante, hidratante, antioxidante e vermífugo.
Indicações
Uso externo:
– Queimadura na pele (primeiro grau), como queimadura solar.
– No cuidado do cabelo e da pele.
Efeitos secundários
Leia a bula e consulte um especialista.
Contra-indicações
Alérgicos a planta, leia a bula e consulte um especialista.
Interações
Leia a bula e consulte um especialista.
Preparações
– Gel
– Pomada
– Xampu
Onde cresce o buriti?
O Buriti cresce principalmente no Brasil, na região do Cerrado (savana brasileira, localizada no interior do Brasil) e região amazônica (norte do Brasil). O buriti também cresce na fronteira de dois grandes ecossistemas brasileiros, o Cerrado e a Mata Atlântica. O buriti é a maior palmeira brasileira. Cresce também em outros países latino-americanos, como a Guiana Francesa e Venezuela.
Período de colheita:
Na Amazônia central, a colheita dos frutos maduros de buriti ocorre mais frequentemente entre março e setembro.
Floração rara:
Segundo o especialista em buriti, Rubens Matuck, que se baseia em depoimentos coletados no estado de Minas Gerais, as flores do buriti florescem apenas a cada 3 anos. Matuck diz que raramente viu um buriti florescendo em suas viagens pelo Brasil.
Observações interessantes
– O fruto do Buriti é consumido por povos indígenas devido a suas propriedades nutricionais, é rico em vitaminas, cálcio, ferro e proteínas. No nível medicinal, o extrato do óleo do fruto é utilizado principalmente por povos tradicionais do Cerrado (savana brasileira), muitas vezes como uma cicatrizante ou vermífugo. O óleo de buriti também é usado para o cuidado do cabelo e cosméticos (xampu, cremes).
– O famoso cientista alemão Alexander von Humboldt havia notado e observado a árvore do buriti em uma savana e por vezes na área desértica da Venezuela (os Llanos) durante sua viagem no ano de 1800. Segundo o famoso naturalista e explorador desta palmeira: “Espalha a vida em todo o deserto” Para o Sr. Humboldt, o buriti era uma “árvore da vida”.
Folhas de Buriti (uso não medicinal)
Em certas regiões do Brasil, como no estado do Pará (norte), as folhas do buriti ricas em fibras são utilizadas principalmente para a fabricação de bolsas, cestos, chapéus, sandálias, bijuterias, redes, cordas, etc.
Importância ecológica
Do ponto de vista ecológico, as grandes árvores de buriti têm um papel indireto importante no abastecimento de água em certas regiões do Brasil, principalmente quando há grandes lavouras de soja. Essas palmeiras desempenham um papel fundamental no ciclo da água, garantindo um ecossistema natural.
Redação:
Xavier Gruffat (farmacêutico)
Fontes & Referências:
Livros em português do Brasil: “Buriti, coleta, pós-colheita, processamento e beneficiamento dos frutos de buriti (Mauritia flexuosa Lf)” – Afondo Rabelo & Felipe Franças – Editora INPA – Manaus – 2015 / “Buriti”, Rubens Matuck, Editoria Peiropolis , 2013.
Créditos fotográficos:
Adobe Stock, Pharmanetis Sàrl (Criasaude.com.br)
Última atualização:
21.02.2022