Publicidade

Home » Plantas medicinais » _Plantas medicinais ao redor do mundo

_Plantas medicinais ao redor do mundo

Para cada país, a planta medicinal típica

Para cada país, podemos levantar uma ou mais características das plantas medicinais com um papel fundamental na cultura, história ou economia. Esta lista é um serviço prestado por Criasaude.com.br de classificação subjetiva, e não pretende ser exaustiva, podendo evoluir ao longo do tempo para incluir novas plantas e países.

Publicidade

Não se esqueça de dar uma olhada no nosso gráfico na parte inferior deste artigo.

Europa

França:

planta medicinal típica FrançaLavanda (alfazema).Talvez a planta mais característica da França. A lavanda é usada por suas propriedades medicinais, e também em cosméticos e perfumaria, por exemplo, sob a forma de óleo essencial.
Ao falar da França, poderíamos incluir muitas plantas, mas o objetivo deste artigo é se concentrar em uma ou duas plantas por país. Você pode encontrar a listagem no Criasaude de muitas outras plantas que crescem na França.

Suíça:

Planta típica suíçaEdelweiss. Planta típica suíça, fortemente associada ao país. Devido à proteção da espécie, as propriedades medicinais e cosméticas dessa planta foram esquecidas. Hoje em dia, o edelweiss é cultivado por agricultores de montanhas, que permitiram a comercialização de cremes cosméticos, por exemplo. O edelweiss é também encontrado na Áustria, França e outros países.

Itália e Vaticano:

Planta típica Itália e VaticanoVideira vermelha. Essa planta tem desempenhado um papel fundamental na cultura de muitos países do Mediterrâneo. A Itália foi escolhida principalmente por causa do simbolismo exercido pelo vinho na Igreja Católica, que continua a ser uma instituição muito poderosa no mundo (especialmente em países de maioria cristã). O vinho também tem um papel muito importante na cultura culinária italiana. Note que os aspectos culinários e religiosos dessa planta a fizeram ser escolhida. Veja mais informações aqui sobre os efeitos medicinais do vinho tinto.

Espanha:

Planta típica EspanhaAzeite de oliva. A Espanha é o maior produtor do mundo de azeite de oliva. Este alimento é cada vez mais valorizado por médicos e contribui para a economia da Espanha. Grandes regiões da União Europeia, assim como os EUA, Brasil e os principais países asiáticos, consomem uma grande quantidade de azeite de oliva espanhol.

Rússia:

Planta típica RússiaRhodiola. A rhodiola tem sido usada por milhares de anos na Sibéria. É uma planta que aumenta as capacidades físicas e mentais, usadas especialmente em tempos de estresse. O exército russo tem usado esta planta para melhorar o desempenho de seus homens, especialmente os astronautas.
Outra planta que cresce na Rússia com propriedades semelhantes é Eleutherococcus.

Américas

Canadá:

Bordo. Essas árvores são famosas e sua folha está na bandeira canadense. Neste país, o xarope de bordo é consumido e claramente pertence à cultura nacional. Devido ao seu teor nutricional, este xarope tem um efeito preventivo sobre a diabetes de tipo 2.

Estados Unidos:

Cranberry Estados UnidosCranberry. Planta medicinal utilizada principalmente como um desinfetante na prevenção de infecções trato urinário em cistites recorrentes. É uma planta bem conhecida, principalmente, na prevenção de distúrbios urinários do ocidente. A eficácia científica é, no entanto fortemente contestada por alguns estudos.

cranberry-2016-recolte

echinacee-2015Equinácea. Outra planta comum dos EUA, já conhecida pelos povos indígenas. De acordo com a Clínica Mayo, esta foi a planta mais o mais vendida nos Estados Unidos no ano de 2010, seguido do ginseng e ginkgo. A equinácea trata resfriados e gripe, sobretudo em climas muito frios. Existem algumas controvérsias sobre o seu uso no que diz respeito à sua eficiência real comprovada cientificamente.

México:

Planta típica MéxicoAgave. Erva laxante usada na constipação ou distúrbios digestivos, muitas vezes sob a forma de suco. O agave é a planta da qual tequila é extraída, sendo essa a bebida oficial do México. Note que a tequila, em nossa opinião, não tem nenhum efeito medicinal como a planta. O agave é uma planta usada pelos maias e astecas. É uma planta que se assemelha em partes a um cacto.

Brasil:

Açaí Planta típica BrasilAçaí. O açaí é provavelmente a planta que cresce no Brasil mais conhecido no exterior. Seu cultivo não é extenso, o que torna o açaí quase um luxo, uma vez que o seu preço é muitas vezes maior do que um prato de arroz e feijão, a refeição tradicional do brasileiro. O açaí é uma planta com muitas propriedades medicinais (como a prevenção do câncer, redução do colesterol). Ela cresce principalmente no norte do Brasil (Amazônia), e também em outros países sul-americanos, como a Colômbia e Venezuela. O açaí é usado por povos indígenas da Amazônia pelas suas propriedades nutricionais.

Guaco BrasilGuaco. Essa planta cresce bastante no sul do país, e é muito eficaz para tratar a tosse. Esta é uma das poucas plantas medicinais reconhecidos pelas autoridades de saúde (Ministério da Saúde) como sendo eficaz, especialmente, para tratar a tosse e bronquite.

Uruguai (e Argentina):

Mate UruguaiMate. Essa é uma planta muito cultivada no Uruguai, sendo considerada uma verdadeira bebida nacional. Poderíamos ter escolhido a Argentina, os estados do Sul do Brasil (Rio Grande do Sul, por exemplo) ou o Paraguai para representar essa planta. Os efeitos são bastante semelhantes aos do café, uma vez que a erva-mate tem propriedades medicinais muito interessantes e tem lado social muito importante.

Argentina:

Soja ArgentinaSoja: A Argentina, com seus famosos Pampas (no interior de Buenos Aires) é uma grande produtora de soja. Este grão é utilizado principalmente para a alimentação animal, seja na Argentina ou em outros países, como a China.
Essa planta também poderia ser mencionada no Brasil, o maior exportador mundial de soja , incluindo os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, regiões agrícolas incríveis juntamente com uma área agrícola muito superior a França, todos com um clima muito ensolarado. Na medicina, a soja é usada principalmente para problemas de pele na forma de cápsulas, ou como suplemento dietético para a menopausa.

Peru:

Peru lapachoLapacho (ipê roxo). Planta medicinal utilizada, sobretudo, contra micoses e, por vezes, na prevenção do câncer (há controvérsias nessa indicação, leia abaixo). Utilizada, principalmente na forma de decocção.

Uncaria PeruUncaria (unha-de-gato). Planta medicinal com efeitos principalmente anti-inflamatórios e antioxidantes, indicada em casos de reumatismo. Utilizada principalmente na forma de cápsulas, infusão ou tintura.

Bolívia:

Coca (folhas de) BoliviaCoca (folhas de). Planta com uma ação anestésica devido à cocaína, indicada, por exemplo, em odontologia. No entanto, a cocaína é menos usada na medicina devido à lei anti-narcóticos, que dificulta o estabelecimento de uma terapia.

Quinquina. Planta medicinal rica em quinina, indicada em caso de malária e febre. Utilizada principalmente na forma de pó.

África

África do Sul:

Garra-do-diabo África do SulGarra-do-diabo: A África do Sul é uma terra muito importante para plantas medicinais. A garra do diabo é uma planta amplamente utilizada em todo o mundo no tratamento da osteoartrite.

África do Sul pelargoniumPelargonium: Para tratar a bronquite, esta planta é uma das mais eficazes. Essa planta também é chamada de gerânio do Cabo. Consumir de preferência em tintura ou cápsulas (cápsulas).

Chá Vermelho. O nome é enganador, pois essa planta não pertence à família do chá. Esta planta também é conhecida como rooibos. Ela é usada contra a insônia.

Marrocos:

Marrocos arganiaArgania (óleo de argan). A árvore de argan é um especificamente marroquina, ela vive em média, entre 125 e 150 anos, e ocorre principalmente entre Essaouira e Sousse ao longo do Atlântico e na encosta sul do Alto Atlas e Anti-Atlas.

Nos últimos anos, esta planta tem se tornado mais conhecida em todo o mundo, especialmente por causa da integração de óleo de argan em muitos cosméticos, com trabalho massivo de equipes de marketing.

Etiópia:

Café EtiópiaCafé. Poucas pessoas sabem disso, mas este é o país de origem do café. Por isso, é necessário dar a César o que é de César. Certamente agora outros países da África e da América Latina (por exemplo, Brasil), cultivam o café e são maiores exportadores que a Etiópia. O café, se consumido com moderação, tem um efeito favorável sobre a saúde.

O café é, sem dúvida, a droga mais comum no planeta. A maioria das pessoas não bebe café para o gosto, mas , claro, pelo seu teor de cafeína. Nos Estados Unidos estima-se que a maioria dos funcionários simplesmente não poderia trabalhar sem um pouco de café para aumentar a produtividade . Artistas também usam muito porque promove a criatividade. Um estudo publicado no início de 2014 mostra que a cafeína promove memória visual .

Resumidamente, o café é uma droga real para as pessoas viciadas em cafeína. É por isso que algumas religiões, nomeadamente as associadas ao protestantismo conservadores, como adventistas ou mórmons, proíbem o café e a cafeína. Eles acreditam que essa é uma droga, e que Deus nos chama a não consumir drogas.

No entanto, uma parcela da população (cerca de metade) não tem nenhuma sensibilidade à cafeína, e o café é para eles como outra bebida qualquer.

Cada um tem seu próprio conceito sobre o que é uma droga, mas é evidente que o café é provavelmente a planta mais importante, com um efeito farmacológico globalmente conhecido.

Foto de um pé de café na região de Campinas

Foto de um pé de café na região de Campinas, São Paulo, Brasil.

Madagascar:

Ravintsara ou cânfora MadagascarRavintsara ou cânfora. Erva com efeito antisséptico, a verdade cânfora é extraída por destilação para o tratamento de doenças reumáticas e respiratórias. É geralmente presente sob a forma de loção, creme ou pomada .

O quimiotipo usado é extraído de Cinnamomum camphora (L.) J. Presl., e a molécula é a 1,8-cineol.

Oceania

Austrália:

Eucalipto AustráliaEucalipto. Planta medicinal utilizada para tratar a tosse (com ação expectorante) e resfriados (quando inalada), presente na forma de chá de ervas (infusão), doces, inalações ou cápsula. O eucalipto é uma árvore nativa da Austrália, que pode atingir uma altura de 35 m. Aborígenes usaram a planta contra a infecção ou contra febre.

Vanatu:

Kava kava (ou kawa) VanatuKava kava (ou kava). Planta medicinal ansiolítica e sedativa usada em ansiedade ou estresse, muitas vezes sob a forma de medicação pronta para uso oral (comprimidos, cápsulas). Planta amplamente utilizada e consumida como um “leite” do extrato do rizoma de kava em muitas ilhas do Pacífico, como Vanatu.

Leia também: Kava eficaz contra a ansiedade (estudo)

Ásia

Índia:

Índia GengibreGengibre. Planta muito importante na medicina natural, pois existem muitos estudos positivos sobre a eficácia científica do gengibre. Planta medicinal usada, por exemplo, contra os males da viagem ou resfriado, muitas vezes sob a forma de cápsulas, comprimidos, suco ou chá de ervas (infusão).

Pimenta preta ÍndiaPimenta preta. Planta com um efeito digestivo indicado em casos de distúrbios digestivos, normalmente usada na forma de óleo essencial. A pimenta preta também é amplamente utilizado na cozinha, incluindo a cozinha francesa e italiana.

Neste imenso país, com a medicina Ayurvédica, poderíamos listar dezenas, ou mesmo centenas de plantas. Vamos escrever um artigo separado sobre plantas medicinais indianas algum dia.

China:

Chá (chá preto, verde, branco). O chá preto, verde ou branco vem de uma mesma espécie de planta , Camellia sinensis (L.) Kuntze . O chá preto é uma erva medicinal usada principalmente como um estimulante em fadiga, muitas vezes na forma de infusão. O chá verde, por causa de seu conteúdo superior de flavonoides (moléculas com um poderoso efeito antioxidante) é indicado como prevenção do câncer. O chá branco é menos consumido que o preto ou o verde, no entanto, ainda contêm flavonoides.

Assim como na Índia, a medicina tradicional chinesa tem um número muito grande de plantas medicinais. Um artigo específico sobre as ervas chinesas pode ajudar no futuro a entender melhor a enorme riqueza deste medicina.

Chá (chá preto, verde, branco) China

Foto de uma plantação de chá, na China

Indonésia:

Chá de java. Planta medicinal usada por seu efeito diurético, entre outros, durante as infecções do trato urinário, muitas vezes na forma de chá ou cápsulas. O chá de java cresce principalmente na Ásia, particularmente na Indonésia.

Paquistão:

Psyllium resumoPsílio. Planta medicinal laxante, indicada em casos de constipação crônica, consumida com frequência na forma de medicamento para pronta administração, vendida sem prescrição médica. O Paquistão e a Índia são os dois principais produtores de psílio da espécie Plantago ovata. A planta é particularmente originária do Paquistão, embora seja igualmente cultivada em outros países da Ásia, tais como Índia e Irã.

Japão:

Bambu JapãoBambu. Planta rica em silício, utilizada como uma medida complementar, principalmente na forma de cápsulas contra doenças reumáticas, tais como a osteoporose .

O bambu tem desempenhado um papel fundamental na história de países como Japão e China. Ele pode ser usado em alimentos, tecidos, fabricação de fibras de bambu e papel. Esta árvore também tem um papel religioso e artístico importante em algumas culturas orientais como Japão e China.

Na verdade, existem mais de 1200 espécies de bambu no mundo. Algumas destas espécies são usadas na medicina natural.

Ginkgo JapãoGinkgo. Esta erva melhora o desempenho do cérebro (memória, circulação), muitas vezes sob a forma de cápsulas ou comprimidos padronizados. O Ginkgo é uma planta muito vendida, e as duas maiores áreas econômicas do mundo são os Estados Unidos e a Europa.

A árvore de ginkgo sobreviveu na cidade japonesa de Hiroshima após a bomba atômica que leva seu nome. Muitos estudos têm sido realizados provando o enorme poder de resistência da árvore de ginkgo.

Na Ásia, particularmente na medicina tradicional chinesa os grãos são usados, enquanto na Europa as folhas são principalmente usadas.

Nosso infográfico para resumo deste artigo

Plantas medicinais ao redor do mundo

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 10.11.2018

Publicidade