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Açúcar

Resumo – Informações interessantes

AçúcarO açúcar, como conhecemos hoje, vem de duas plantas, ou seja, cana-de-açúcar e abeterraba. No entanto, outras plantas como o maple, o sorgo, a agave americana, a tamareira e o açúcar de palma também são usados para obtenção de açúcar em grandes quantidades, principalmente em xaropes. Se uma tonelada de cana-de-açúcar pode produzir cerca de 125 quilos de açúcar, uma beterraba de 800 gramas pode produzir de 15 a 20% de sacarose.

Durante vários séculos, apenas o mel podia ser usado como um adoçante na Europa. Embora o cultivo de cana-de-açúcar já fosse praticado na Índia há 2500 anos, o plantio foi reservado apenas para fins médicos e permaneceu até os tempos modernos. Após o desenvolvimento de técnicas de cultivo refinadas amplamente pelos árabes, a cana apareceu gradualmente na Europa. Espanha e Veneza foram os mais importantes centros comerciais de açúcar durante os séculos VIII, IX e X.

açúcar de beterraba O açúcar de beterraba é naturalmente branco, ao passo que o oriundo da cana tem cores diferentes que variam de marrom claro ao castanho, devido aos pigmentos contidos na cana. Para o açúcar se tornar branco, ele deve passar por um processo de refinamento para reformar o açúcar mascavo e remover seus corantes.

O consumo de açúcar no mundo foi estimado em 170 milhões de toneladas em 2010, enquanto a produção foi de 166 milhões de toneladas para o ano, obrigando os países produtores de intensificarem suas reservas para atender a demanda. O açúcar vendido atualmente no mercado vem 75% da cana-de-açúcar e 25% da beterraba.

Principais nutrientes

Nutrientes (efeitos e potenciais indicações médicas) Quantidade por 100 g de açúcar
Glicídeos (fonte de energia para o organismo) 99,6 g
Sódio (favorece a transmissão de impulso nervoso no cérebro) 2,17 mg
Potássio (contribui para o bom funcionamento dos rins) 13,4 mg
Cálcio (favorece o desenvolvimento dos ossos e o bom funcionamento do sistema nervoso) 3,68 mg
Autros nutrientes: vitamina B2, manganês,magnésio, ferro, cobre, iodo e selênio

 

Número de calorias

100 gramas de açúcar refinado fornece cerca de 398 kcal.

Principais pratos, comidas e bebidas feitos com açúcar

cana-de-açúcar

– O açúcar que vem da cana-de-açúcar ou da beterraba, se faz cada vez mais presente nas mesas e fez a alegria dos gourmets. As diferenças entre o processo de fabricação e refinamento de cada produção pode causar variação na cor, sabor, e tamanho dos cristais.

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– O açúcar branco refinado é usado na vida cotidiana, seja na forma de cubos, a granel ou em embalagens específicas. Ele é usado principalmente para dar um sabor agradável a produtos lácteos, bebidas quentes e sobremesas.

– O açúcar mascavo é retirado imediatamente após a separação do suco de melaço da cana-de-açúcar. O gosto discreto de rum e a cor marrom são perfeitos para dar um sabor delicioso para waffles e massas de panqueca. Ele também ajuda a caramelizar os gratinados feitos com açúcar e cremes. Ele ainda dá um sabor especial para bolos, tortas e brioches. Da mesma forma, cozinheiros o usam para preparar pratos doces e salgados.

– O açúcar tem cristais, cujo tamanho não excede 0,15 milímetros. É ideal para claras de ovos e para polvilhas tortas e bolos.

– Para os amantes de ponches e vinho quente, o açúcar mascavo é usado para dar sabor. Ele também é usado para fazer xaropes de frutas, licores e conservas de frutas.

– Finalmente, o açúcar líquido é encontrado especialmente em sorvetes, xaropes, geleias, doces, bebidas e fondant de chocolate, como fudge.

– O açúcar também age como um conservante de geleias, compotas, marmeladas, frutas congeladas, conservadas e cristalizadas.

Importância nutricional e para a saúde

 

Importância nutricional açúcar – O teor de carboidratos no açúcar provém da glicose após a digestão. Este é o combustível que fornece a energia necessária para o funcionamento adequado das células, incluindo as do cérebro, coração, músculos e células vermelhas do sangue em geral. É o cérebro que é o maior consumidor de carboidratos, porque ele os utiliza para funcionar, juntamente com o oxigênio. As reservas de glicose não ultrapassam 10 minutos. Os cientistas estimam que um cérebro adulto necessita de cerca de 140 gramas de glicose, ou metade dos carboidratos consumidos por uma diária individual. E essa necessidade aumenta com a prática intensa de atividade mental.

– Para os atletas, o açúcar desempenha um papel importante na dieta. Jogadores de futebol estão acostumados a comer alimentos que contenham carboidratos de liberação lenta algumas horas antes da partida. Isso inclui batata, arroz, massas e pães. Eles devem compor pelo menos 60% da sua base de fornecimento. Durante o exercício, é importante tomar 150-200 ml de bebida adoçada a cada 15 minutos. Durante o intervalo, recomenda-se fazer um lanche que forneça pelo menos 25 gramas de carboidratos para o organismo.

Receita simples de preparar

Tiramisu de dois sabores

Ingredientes:

Para 4 pessoas:

– 10 biscoitos champanhe ou de maisena.

– 200 gramas de chocolate amargo.

– 250 gramas de mascarpone.

– 4 ovos.

Cacau em pó.

– 70 gramas de açúcar mascavo.

– 200 gramas de framboesas.

– Chantilly.

Preparo:

açúcar tiramisu

– Separe as claras das gemas antes de batê-las em ponto de neve. Adicione uma pitada de sal.

– Bata as gemas com um batedor com o açúcar até ficar branca e cremosa. Em seguida, misture o mascarpone até ficar bem incorporado.

– Derreta o chocolate em banho-maria. Traga em uma bacia as claras de ovo batidas, o chocolate derretido, mascarpone e as gemas de ovos. Leve o biscoitos, um por vez e mergulhe na preparação rápida e impedi-los de derretendo no calor.

– Pegue uma tigela para colocar os biscoitos. Em seguida, cubra com uma camada do creme que você preparou antes. Coloque mais uma camada de biscoitos com creme e framboesas terminando com chantilly e um pouco de pó de cacau.

– Deixe repousar na geladeira por pelo menos 3-4 horas.

Sugestão: Para aqueles que gostam de um pouco álcool, é possível adicionar uma colher de sopa de rum sabor que combina perfeitamente com chocolate e framboesa.

Bom conselho de nutrição do Criasaude

– Em uma dieta equilibrada, a ingestão de açúcar não deve exceder 50 g por dia, levando em conta uma ingestão calórica diária no intervalo de 1800 e 2600 calorias. Nos países industrializados, como a França, esta ingestão é de cerca de 100 gramas por dia. Isso é explicado pelo fato de que o consumo direto de açúcar representa, na verdade 20% do consumo diário, o restante vem de bebidas açucaradas, cozidos e biscoitos, entre outros.

– É possível substituir o açúcar por mel e outros adoçantes para reduzir o impacto negativo do açúcar na saúde, particularmente em casos de diabetes, obesidade e cárie dentária.

– Para evitar que o açúcar mascavo não se cristalize, coloque-o na geladeira, em um pote.

Se você tiver preparado um bolo decorado com pasta de açúcar, é importante não colocá-lo na geladeira, pois a umidade do ar vai dar a massa uma aparência pegajosa. Você deve escolher um quarto escuro e pouco frequentado, que seja climatizado ou à temperatura ambiente.

Comentários interessantes sobre este alimento

açúcar bom conselho de nutriçãoA cana é cultivada principalmente no Brasil, Índia, China, Cuba e México, e a beterraba vem principalmente da França, Rússia, Estados Unidos, Alemanha, China e Polônia.
Durante a Idade Média, o açúcar foi uma comida exótica e de luxo para os europeus, servindo de medicamento. Antes disso, o mel era o único produto conhecido no Ocidente que proporcionava doçura. O desembarque de Cristóvão Colombo na América resultou em, entre outros, a chegada de grandes plantações em solo americano e nas ilhas do Caribe.
As pessoas que fazem dieta para emagrecer devem consumir açúcar com moderação, seja ele o mascavo ou o refinado. Na verdade, ele é fabricado naturalmente pelo organismo a partir de reservas de gordura e do consumo de vegetais, frutas e cereais que fornecem glicose diariamente para o corpo.

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Observação da redação: este artigo foi modificado em 30.06.2017

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