Publicidade

Home » Nutrição » Berinjela

Berinjela

Resumo – Informações interessantes

Resumo berinjelaA berinjela (Solanum melongena L.) é o fruto de uma planta vegetal da família Solanaceae, nativa da Índia. Ela foi cultivada na China e, em seguida, trazida por marinheiros árabes do Mediterrâneo, onde seu cultivo é muito difundido hoje.
A berinjela precisa de um clima quente e úmido. Um ambiente de clima temperado é mais adequado para a sua cultura.

Publicidade

Essa planta existe em várias formas e cores. Há a berinjela branca, em formato de ovo, ou alongada como pepinos. Da mesma forma, é possível encontrar em cores que vão desde o vermelho violeta, passando pelo verde ou branco. A cor da polpa esbranquiçada é uma característica comum de todas as variedades de berinjela.

A berinjela é um alimento saudável por causa de seu conteúdo de água, fibras, vitaminas, antioxidantes e minerais.

Principais nutrientes

Nutrientes (efeitos e possíveis indicações médicas) Quantidade por 100 g de berinjela
Potássio (importante diurético: aumenta a produção de urina, estimulando a capacidade de filtração dos rins) 260 mg
Fibras (facilitam a digestão e garantem o bom funcionamento dos intestinos) 2,5 a 3 g
Magnésio (evita certos distúrbios cardiovasculares e pedras nos rins) 13 mg
Fósforo 21 mg
Outros nutrientes: proteínas, carboidratos, antocianinas (podem ter efeito preventivo contra o diabetes tipo 2), sódio, lipídios, ferro e vitamina B Em menores quantidades

Número de calorias

100 g de berinjela cozida contêm 18 à 25 kcal (existem variações dependendo da fonte).

Principais pratos e alimentos à base de berinjela

A berinjela é comida frita, cozida, recheada ou grelhada. É um vegetal que prontamente participa na melhoria da qualidade nutricional da dieta.

– A berinjela é usada como o principal ingrediente do prato grego Moussaka. Basta cozinhar e colocar em fatias de carne moída, molho de tomate, molho bechamel e queijo.

– Ela é perfeita para acompanhar churrascos e grelhados.

– Em espeto, cortado em tiras ou fatias finas, temperadas com um pouco de azeite, enrole pedaços de salsicha, e cozinhe no forno ou na brasa.

– Em grelhados, a berinjela é grelhada em cada lado com limão, azeite, sal e pimenta.

– É o ingrediente preferido para espetinhos de legumes. Para variar o sabor, simplesmente deixe marinar com ervas, alho, pimenta, gengibre e orégano.

– Em escalivada, um prato típico catalão, a berinjela é acompanhada de pimentão e alho, tudo regado com azeite. O ideal é cozinhá-la no forno ou grelha. Não frite por causa de sua propriedade extremamente esponjosa.

– Mesmo que a berinjela seja esponjosa, ela pode ser servida em chips para um lanche. Para isso, corte em fatias finas e tempere com sal e pimenta e deixe secar por alguns dias. Quando estiver pronto, pode ser frita em uma panela. Você pode acompanhar com outros vegetais, como a batata, beterraba e abobrinha para obter uma bonita cor.

– Ela é frequentemente usada como um gratinado, cozida com molho de tomate e mussarela fresca.

– Berinjela pode ser consumida na forma de suco. Para um suco de berinjela, deixe-a de molho cortada em pedaços em uma tigela, adicione o suco de limão e deixe descansar durante a noite. Consumir de preferência em jejum pela manhã. Esta bebida é indicada para a redução do colesterol ou para perder peso.

Importância nutricional e para a saúde (suco de berinjela)

berinjela importância nutricional

A berinjela é muito benéfica para a saúde, sendo baixa em calorias.

– O suco de berinjela é uma bebida que ajuda a perder peso. Pode queimar gordura que está no abdome, tornando-se um aliado da saúde para emagrecimento.

– A saponina, que é um componente natural presente na berinjela, ajuda na absorção da gordura no alimento consumido, tornando-se um excelente regulador de colesterol e um melhor aliado contra a celulite.

– Graças às fibras nas suas sementes, a berinjela é um excelente laxante. Ela também serve para eliminar as toxinas e regular os movimentos do intestino.

– A berinjela é rica em fitoquímicos, uma substância que protege contra o câncer.

– A berinjela esmagada, é externamente eficaz para o tratamento da inflamação de mordidas ou picadas de insetos tais abelhas.

– Berinjela estimula a produção de sais biliares e produção de suco pancreático. É adequada para pessoas que têm problemas de fígado, pessoas com digestão pesada e dispepsia biliar.

– O consumo de berinjela é recomendado se a pessoa tem cálculos renais, edema, hipertensão e doenças cardíacas.

– Este vegetal também impede a anemia e reforça o sistema imunitário, graças à presença de magnésio e de ferro.

Receita simples de se preparar

Berinjela sauté no azeite de oliva

Berinjela sauté no azeite de oliva

Ingredientes:

Para 6 pessoas

– 4 berinjelas

– 100 mL de azeite

– 8 colheres de sopa de farinha

– Uma dúzia de folhas de manjericão

– 3 dentes de alho

– Sal e pimenta

Preparação:

– Lave a berinjela com casca.

– Depois de retirar as partes verdes, com uma faca, corte a berinjela em cubos, coloque os pedaços em uma tigela e polvilhe com sal. Misture. Deixe repousar cerca de 30 minutos, tempo suficiente para deixá-los perder água.

– Em um prato, coloque a farinha e rolar os pedaços de berinjela.

– Prepare o tempero descascando e pressionando o alho. Pique as folhas de manjericão limpas com água e secas com um pano.

– Aqueça o azeite em uma frigideira em fogo alto. Adicione a berinjela enfarinhada em óleo quente e deixe cozinhar por 10 minutos, enquanto mexendo regularmente. Adicione os dentes de alho ligeiramente pressionado.

– Quando as berinjelas estiverem douradas e ficarem macias, retire do fogo, salpique com pimenta e manjericão picado e misture.

– Dica: Use farinha para a berinjela não absorver o óleo. Você pode comê-las quentes, mornas ou frias.

– Sugestão: Esta receita pode muito bem acompanhar um prato de peixe, uma omelete, ovos mexidos ou frango assado.

Dicas de nutrição do Criasaude

berinjela dicas de nutrição– É melhor não descascar a berinjela para tirar proveito de todos os seus benefícios para a saúde. Nunca como a berinjela crua por causa de seu alto teor de solanina, um alcalóide tóxico que causa distúrbios digestivos, mas que desaparece sob o efeito do calor (após cozimento).
– É aconselhável escolher berinjelas mais jovens, ao invés da berinjela madura, pois ela pode ter um sabor amargo por causa de pequenas sementes pretas. As berinjelas são colhidas antes de estarem maduras. Para saber se a berinjela está madura ou não, basta colocar um pouco de pressão no lado com o dedo. A pressão deixa uma marca se ela está madura.
– A berinjela está boa se ela tem uma pele lisa e brilhante, e uma bela cor púrpura, que não deve ser nem muito clara, nem muito escura.

– A berinjela pode ser mantida por uma semana no compartimento vegetal de uma geladeira. Regue com o suco de limão para manter sua polpa sempre clara

– Uma vez que ela é rica em água, é melhor consumir em alguns pratos gratinados  para evitar o excesso de água.

– Para as pessoas que querem perder barriga, é altamente recomendável beber um copo de suco de berinjela por dia.

– Ela também é perfeita para combater verrugas. Para fazer isso, cortar a parte superior da berinjela e esfregar as verrugas com essa peça.

Comentários interessantes sobre este alimento

– A berinjela é cultivada na Ásia há 4000. Em seguida, foi introduzida no Norte da África no século IX. Ela ganha depois a Espanha e toda a Europa a partir do século XV.

– A comercialização da berinjela começa em meados do século XIX. Ela se manteve uma especialidade da culinária local em Nice, Andaluzia, na Grécia e na Itália. Foi Thomas Jefferson, que introduziu a planta nos Estados Unidos e fez inúmeras experiências de cultura com sementes e mudas de diversas variedades.

– A berinjela é cultivada em solo rico, bem drenado e com muito sol.

– O ratatouille é um famoso prato de origem francesa que contém berinjela e também outros vegetais, como o tomate.

Depois da China, a Índia é o segundo maior produtor de berinjela.

Fotos: ©Sea Wave – Fotolia.com, ©Tim UR – Fotolia.com

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 30.06.2017

Publicidade