Publicidade

Home » Nutrição » Calorias

Calorias

CaloriasAs calorias, ou mais precisamente, as quilocalorias (kcal), são uma unidade que indica o conteúdo energético de um alimento. 1 kcal é a quantidade de calor necessária para elevar em 1 grau, 1 kg de alimento que está ao nível do mar. O termo vem da palavra latina CALOR, que tem o mesmo significado em português.
Muitas vezes usamos o termo calorias de forma errada, mas na verdade o termo correto é quilocalorias (kcal). Na linguagem cotidiana, falamos que uma porção de alimentos, por exemplo, tem 100 calorias, mas na realidade, tem 100 quilocalorias (kcal).
As calorias são amplamente utilizadas na alimentação para quantificar o valor energético dos alimentos. No entanto, isto não deve ser o único método de medida ou de análise, uma vez que é também importante saber a concentração de certos nutrientes (vitaminas, minerais, fibras) para cada um dos alimentos. Indiscutivelmente, o valor de calorias fornece uma medida quantitativa, mas não qualitativa do alimento.

Publicidade

Para medir a quantidade de calorias de um alimento, um aparelho chamado calorímetro é usado.

Você deve saber que cada caloria fornece energia ao corpo, ou seja, cada caloria absorvida é é metabolizada e queimada pelo corpo.

Número de calorias dos principais nutrientes:

– 1 grama de carboidrato contém 4 kcal

– 1 grama de proteína contém 4 kcal

– 1 grama de gordura contém 9 kcal

– 1 grama de álcool contém 7 kcal

Percebemos que os lipídios e álcool são ricos em calorias.

As fibras, vitaminas e minerais não contêm calorias.

Entendendo as calorias com o exemplo do carro

Um carro precisa de gasolina ou diesel para se mover, e, assim, queimar energia desses hidrocarbonetos que abastassem o veículo. Alimentos, assim como a gasolina, também têm a função de fornecer energia aos seres humanos. Para quantificar a energia encontrada em alimentos, as calorias são usadas.

A quantidade de calorias ingeridas varia para cada indivíduo

A quantidade de calorias diárias recomendadas varia de pessoa para pessoa, dependendo em particular da idade, sexo, prática de atividade física ou não, menopausa, etc. O nutricionista ou médico irão ajudá-lo a saber quantas calorias você deve ingerir todos os dias.

Para não ganhar peso, você deve queimar maior ou igual número calorias que você ingere. Em outras palavras, se uma pessoa consome 2200 calorias por dia e queima apenas 2000 haverá um excedente de 200 calorias que se acumulará como gordura, resultando em aumento de peso e, em casos mais avançados, resultando em obesidade.

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 30.06.2017

Publicidade