Publicidade

Home » Nutrição » Feijão

Feijão

Resumo – Informações Interessantes

feijão é uma planta anual O feijão é uma planta anual que pertence à família Fabaceae. Seu nome científico é Phaseolus vulgaris e é amplamente cultivado como um vegetal em todos os cinco continentes. Além do feijão verde, há diversas variedades de que diferem pela cor, sabor ou mesmo seu tempo de cozimento. Assim, o feijão vermelho tem um tamanho médio e um sabor pronunciado associado com uma textura quase cremosa. Sua cor varia do vermelho ao rosa escuro e é cultivado principalmente na China, Madagascar, América do Norte e Argentina.
De tamanho médio, o feijão preto oferece um sabor doce particularmente popular na América do Norte e América do Sul. No México também ele é usado em sopas, bem como em pratos e até em saladas. Na Europa, é o feijão branco que é a variedade mais cultivada, em especial no lado da Itália. Na Inglaterra, a variedade côco branco, que tem forma oval, faz um enorme sucesso quando vira pasta para espalhar em torradas com molho de tomate.

Publicidade

Quanto ao feijão verde, este é dividido em duas categorias, a saber, a vagem e o feijão comestível. O primeiro tipo é conhecido por sua colheita antecipada para obter grãos muito finos, envoltos em uma vagem. O segundo tipo não possui a vagem e pode ser consumido na forma de grãos.

Existem outras variedades de feijão, como o feijão pinto ou o feijão rosa, cuja textura é ligeiramente farinhenta; o feijão marmorizado, de cor vermelho escura com as veias claras, o feijão romano, cuja casca tem manchas vermelhas, ou mesmo o feijão Cornille, muito popular na África tropical.

O feijão é nativo do Novo Mundo. Escavações nos sítios arqueológicos no Peru determinaram que o feijão foi cultivado no local há cerca de 7000 a.C. O feijão foi introduzido na Europa após o retorno de Colombo de Cuba, em 1492. A princípio, ele não entusiasmou a corte da época, e somente depois da exigência de Catherine de Médici, mediante ajuda do Tribunal de Florença, é que essa leguminosa foi gradualmente introduzida nos hábitos alimentares. Foi só no final do século 18 que o povo italiano começou a consumir vagens imaturas moles da planta.

O feijão serve como um alimento básico em alguns países em desenvolvimento onde o consumo é muito elevado. Assim, cada habitante do Quênia ocidental consome anualmente 66 kg contra 55 kg de feijão em Ruanda. Em comparação, o consumo de feijão em todo o mundo foi de 2,2 kg por ano, por pessoa, em 2000.

Principais Nutrientes

Nutrientes (efeitos e possíveis indicações médicas) Quantidade por 100 g de feijão verde cozido
Carboidratos (fonte de energia para o corpo e células) 5,08 g
Proteínas (permite a reparação e construção do corpo, participa da defesa) 1,35 g
Lipídeos (combustível para o corpo, transporte de vitaminas lipossolúveis e síntese de hormônios) 0,155 g
Potássio (mantém a acidez das secreções gástricas, regula a secreção de aldosterona, ativa as células musculares e nervosas) 175 mg
Outros nutrientes: vitaminas B5, B9, C, beta-caroteno Em pequenas quantidades

Número de calorias

Número de calorias feijão

Note-se que 100 g de feijão verde cozido pode proporcionar cerca de 33,3 kcal para o organismo, enquanto 100 g de feijão branco cozido fornece cerca de 104 kcal.

Principais pratos, alimentos e bebidas à base de feijão

O feijão é consumido em três formas: em vagens, como feijão verde, na forma de grão fresco ou como feijão seco.

-Após a domesticação da planta por nativos americanos, os grãos são tradicionalmente consumidos por grande parte da população. É também possível fazer farinha para facilitar o armazenamento e utilização em bolos, pudins, etc.

– O feijão flageolet, uma variedade de feijão em grãos fresco ou semi-secos, são mais comercializados como conservas. Eles convencionalmente acompanham pratos na França como a perna de cordeiro. Assim como o feijão verde, eles são vendidos no estado fresco, congelados ou enlatados. Consumir esta variedade de feijão é muito comum no mundo ocidental, graças ao sucesso de suprimentos alimentares para emagrecer. Neste sentido, eles são comidos frios com vinagrete ou quentes para acompanhar muitos pratos ou cozidos, incluindo regimes dietéticos.

– Na América Central, as folhas de feijão às vezes são consumidas como alimento em épocas de escassez.

-Na forma de grãos, os feijões podem ser armazenados por um ano em um recipiente fechado. Na forma semi-seca, os feijões podem durar apenas uma semana na geladeira. Remova as cascas antes de servir.

– Na França, várias cidades do sudoeste disputarm a autoria de uma sopa de couve verde com feijão branco seco, e do cassoulet, cujo nome vem da palavra “caçarola”.

– O grão pode ser utilizado muito bem em sobremesas, em especial na preparação do halo-halo nas Filipinas, do zenzai ou outros pratos doces no Japão.

Importância nutricional e para a saúde

– De baixo teor calórico, o feijão verde também oferece para o corpo quantidade suficiente de fibra para facilitar o trânsito intestinal.

– Tanto o feijão branco como vermelho ou preto são valiosas fontes de ferro para o corpo humano. Estas variedades também têm uma quantidade significativa de manganês, um elemento importante na redução mudanças de humor e dores de estômago em mulheres na menopausa.

– Devido ao seu alto teor de flavonoides, o feijão verde reduz significativamente o risco de câncer de intestino e de mama, de acordo com um estudo realizado pela Universidade Deakin, na Austrália.

– Para evitar a osteoartrite nos joelhos e mãos, os especialistas recomendam o consumo de um copo de 250 mL de feijões amarelos. Esta proporção traz 19% da necessidade diária de potássio do corpo que combate eficazmente a osteoartrite.

– Para estimular o desenvolvimento dos ossos, é aconselhável comer regularmente feijão que contêm uma quantidade significativa de silício.

Receita simples para preparar

Salada de macarrão com feijão verde e salmão defumado

Salada de macarrão com feijão verde e salmão defumado

Ingredientes

Para 4 pessoas:

– 120 g de salmão defumado.

– 500 gramas de feijão verde.

– 200 g de macarrão não cozido.

– 2 cebolas.

– 1 laranja.

– 1 limão.

– ½ maço de cebolinha.

– 4 colheres de sopa de óleo de oliva.

– Sal e pimenta.

Preparo:

– Corte o salmão em tiras finas.

– Escorra o feijão verde.

– Ferva água salgada e deixe cozinhar o macarrão. Enquanto isso, corte as cebolas.

– Escorra a massa e arrume-a em um prato.

– Retire casca de laranja e, em seguida, corte a casca em tiras finas.

– Coloque o feijão sobre o macarrão. Adicione tiras de salmão, a casca de laranja, anéis de cebola e cebolinha picada.

– Tempere em uma tigela com suco de limão, azeite, sal e pimenta, em seguida, regue o prato com esta mistura.

Sugestão para servir:

O vinho branco é utilizado para melhorar o sabor de salmão. Este prato pode ser servido imediatamente, para preservar todas as qualidades de feijão verde.

Dicas de nutrição do Criasaude

– O feijão é um alimento ideal para aqueles que desejam manter a dieta. O feijão é tradicionalmente cozido no vapor ou em panela de pressão. Ele é então aquecido durante alguns minutos para manter perfeitamente todos os seus nutrientes.

– Para manter os feijões apetitosos, você pode adicionar uma colher de sopa na água durante cozimento.

– Os feijões orgânicos são recomendados para mulheres grávidas e crianças pequenas. Seu alto teor de antioxidantes e vitamina C atende perfeitamente as necessidades dessas duas categorias de indivíduos.

– Com pouco valor calórico, o feijão tem destaque em muitos regimes de emagrecimento. Na verdade, ele fornece muita fibra para o corpo, dando sensação de saciedade.

Comentários interessantes sobre este alimento

– É possível alimentar uma criança de 18 meses com feijão branco. Ele deve ser bem cozido para poder ser misturado e dado à criança.

Observação da redação: este artigo foi modificado em 30.06.2017

Publicidade