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Nozes

Resumo – Informações interessantes

Informações interessantes nozesA noz (ou mais comumente, as nozes) é um fruto com casca (que tem uma camada de proteção sólida), produzido pela nogueira. Esta oleaginosa faz parte da família Juglandaceae que vem da Ásia. A camada externa compreende a casca, a parte carnuda e o núcleo são formados por duas partes é comumente chamada de nozes. Inicialmente as nozes, assim como outros frutos, são verdes e depois atingem a maturidade.

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Um conjunto de nogueiras é chamado de um bosque de nogueiras e aquele que cultiva é um nucicultor. Existem diversas variedades de nozes tais como a noz inglesa, noz italiana ou a noz persa, que é a mais conhecida. No comércio, três tipos de apresentação das nozes estão disponíveis: as frescas, secas e a noz na casca.

A noz é muitas vezes considerada rica em energia (mais de 600 kcal a cada 100 g), o que promove o ganho de peso. Ainda assim, é um alimento saboroso que deve ser integrado na dieta diária e cujas virtudes saúde são muitas.

Além disso, um estudo em 2017 mostrou que as pessoas que comiam nozes regularmente eram mais propensas a perder peso e viam seus riscos relacionados à obesidade e excesso de peso reduzir. Para chegar a essas conclusões, os cientistas analisaram os dados a respeito da alimentação e estilo de vida de mais de 373 mil pessoas com idades entre 25 e 70 de 10 países europeus. Este estudo foi publicado em 21 de julho de 2017 na revista científica European Journal of Nutrition (DOI: 10.1007 / s00394-017-1513-0).

Principais nutrientes

Nutrientes (efeitos e possíveis indicações médicas) Quantidade por 100 g de nozes
Lipídios (fornece ácidos graxos essenciais para o corpo para a produção de hormônios e regulação do colesterol) 65,21 g
Proteínas (fonte de aminoácidos essenciais para o corpo) 15,23 g
Magnésio (necessário para o desenvolvimento dos ossos, músculos e dentes saudáveis e para a transmissão de impulsos nervosos) 158 mg
Vitamina E (antioxidante e ajuda no equilíbrio da pele) 23,57 mg
Outros nutrientes: vitamina B1, B6 e B9, ferro,fósforo, cálcio, potássio, fibras, zinco, cobre, fitosteróis,ômega-3 Em pequenas quantidades

Número de calorias

O valor calórico de 100 g de nozes são 655 kcal.

Principais pratos, alimentos e bebidas à base de nozes

Principais pratos nozes 2– A noz ajuda a melhorar o sabor dos alimentos. Elas podem ser degustadas doces ou salgadas, cruas ou cozidas.
– A noz também é deliciosa em saladas: o Waldorf reúne chicórias, maçãs e nozes. Ela também pode ser servida com espinafre, frutas cítricas e bacon.
– As nozes moídas misturadas com um pouco de coentro podem substituir a farinha de rosca para schnitzel ou filés de peixe à milanesa.
– Esta fruta também adorna o arroz, recheios de aves ou legumes, sopas e o muesli.
– O óleo de nozes, muito perfumado e ligeiramente doce, é usado para temperar pratos ou saladas. Três gotas são o suficiente para realçar o sabor de peito de frango em tiras ou legumes no vapor.
– O molho de nozes é excelente acompanhamento para o macarrão e legumes.

– O vinho de nozes é muito apreciado como aperitivo. Em delicatessens, é possível encontrar potes de nozes em conserva. Ideal como entrada, eles são comidos como picles ou cebolas.

– As nozes são maravilhosas em uma salada de frutas. Eles decoram assados como bolos, tortas, bolos ou brownies. Torta de nozes e xarope de bordo é bem conhecida no Quebec.

– As nozes também podem ser servidas com queijos como o Roquefort e queijo de cabra.

Importância nutricional e para a saúde

– O consumo de nozes tem um efeito preventivo contra o câncer. Seus antioxidantes reduzem os efeitos nocivos dos radicais livres no organismo. De todas as plantas, as nozes se encontram na segunda posição quanto ao seu teor de antioxidante. Elas contêm dezenas de compostos fenólicos, como o ácido elágico e o ácido gálico. A ação coordenada de melatonina, vitamina E e outros antioxidantes aumentam o papel anti-câncer das nozes.

– Ácidos graxos poli-insaturados como o ômega-3 representam mais de 70% da gordura nas nozes. O ácido alfa-linolênico representa 20% destes ácidos graxos. O ômega-3 também têm funções anti-inflamatórias para tratar problemas de pele e reumatismo. A alta concentração de ômega-3 e ômega-6 melhora o perfil lipídico.

– As nozes, ricas em fibras, ajudam a prevenir a prisão de ventre e tem um efeito preventivo contra o câncer de cólon, especialmente em mulheres. As fibras também têm um efeito inibidor no aparecimento de diabetes do tipo 2. A combinação de fibra e boas gorduras ajuda na prevenção de doenças do coração e vasos sanguíneos. Combinadas com proteína vegetal, as fibras reduzem o risco de cálculos biliares.

– Substâncias derivadas de plantas ou fitoesteróis reduzem o mau colesterol no sangue. As nozes da China são as que contêm alto teor de fitoesteróis.

– O consumo de nozes também permite uma melhor elasticidade dos vasos sanguíneos. A combinação dos efeitos do ácido alfa-linolênico, um ômega-3, e a arginina, um aminoácido, permite uma melhor elasticidade dos vasos sanguíneos, o que reduz a taxa de ocorrência da doença coronária.

– A presença de arginina promove uma boa circulação sanguínea. A proteína vegetal, em elevado teor nas nozes, contribui para a circulação sanguínea.

– Pessoas em situação inapetência podem usar as nozes para atender a ingestão diária de gorduras e fibras. As nozes tem um efeito de saciedade e, por conseguinte, é adequado para lanches.

– Uma equipe de cientistas europeus analisou os estudos em curso em 2016 e mostrou que as pessoas que comiam pelo menos 20 gramas de nozes por dia tiveram um risco menor de sofrer de doenças cardíacas, câncer e outras doenças, como diabetes. O estudo realizado por pesquisadores do Imperial College em Londres e pela instituição norueguesa Norwegian University of Science and Technology foi publicado em 5 de dezembro de 2016 na revista científica BMC Medicine.

Receita simples para preparar

Bolo de nozes e uvas passas (para 8 pessoas)

Bolo de nozes e uvas passas

Tempo de preparo: 15 minutos

Tempo de cozimento: 40 minutos

Ingredientes

– 25 g de farinha

– 3 ovos

– 150 g de açúcar

– 180 g de manteiga

– 100 g de nozes

– 50 g de uvas passas

– 1/2 copo de rum âmbar

– 1/2 colher de chá de fermento em pó

– 1 limão

Preparação

– Em uma tigela, macerar as uvas passas com rum.

– Rale a casca de limão. Em seguida, extraia o suco.

– Misture a manteiga e o açúcar em uma tigela

– Incorporar os ovos.

– Adicione a farinha, o fermento em pó, uvas passas, nozes e as raspas de limão e suco de limão. Misture bem.

– Despeje a mistura em uma forma untada com manteiga e enfarinhada.

– Preaqueça o forno a 180 ° C e asse por 30 a 40 minutos.

Dicas:

– Para realçar o sabor, é aconselhável assar levemente as nozes no forno antes de usá-las.

– Depois de cozido, desenforme o bolo e deixe esfriar.

Sugestão:

O bolo com nozes e passas é apreciado com um bom chá com toques frutados ou suco de fruta gelado.

Dicas de nutrição

Nozes dicas de nutrição do Criasaude– As nozes são os melhores entre outubro e novembro. Uma noz de boa qualidade tem a casca intacta. Quando sacudida, o interior não faz barulho.

– É aconselhável comprar nozes com casca, uma vez que em grãos, elas tendem a ficar rançosas. Elas, portanto, devem ser mantidas preferencialmente refrigeradas. É melhor usar nozes picadas frescas para o sabor e para obter todos os benefícios nutricionais.

– Para abri-las, é melhor usar um pequeno martelo, em vez de um quebra-nozes para manter as amêndoas inteiras.

– A noz é rica em gordura é muito calórica, por isso coma com moderação. No entanto, o consumo diário recomendado é combinado com esporte adequado.

– A noz é recomendada como um suplemento alimentar em dietas para os idosos e convalescentes.

– As nozes podem ser uma fonte de alergias para algumas pessoas. Assim, é altamente recomendado que pessoas alérgicas a amendoim não consumam nozes. Como precaução, as nozes não devem ser introduzidas na dieta das crianças antes da idade de um ano.

– As pessoas propensas a cálculos urinários devem evitar a ingestão de frutos de casca rija, para evitar o risco de recorrência.

Comentários interessantes sobre este alimento

– A noz origina do deserto do Himalaia, na Ásia Central, mas foi cultivada na Pérsia como evidenciado pelos restos encontrados nas cavernas Shanidar, no Iraque. Os gregos gostaram óleo de noz em seus menus festivos. Foram os romanos que a trouxeram para a Europa. Em seguida, ela conquistou a América.

– A produção mundial de noz atingiu 1,26 milhões de toneladas. Os maiores produtores são China e os Estados Unidos. Com uma produção anual de 30 000 toneladas, a França é o maior produtor na Europa nas regiões de Dauphiné e Périgord. O Brasil produziu, em 2009, cerca de 509 toneladas de nozes.

– A tintura de noz tem coloração marrom e é obtida da parte não comestível do fruto.

– As nozes são um importante componente na dieta mediterrânea.

Fotos: © Neyak – Fotolia.com, © Jean-Luc GIROLET – Fotolia.com

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Observação da redação: este artigo foi modificado em 20.02.2018

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