Publicidade

Otite do nadador

Definição

A otite do nadador (ou otite do mergulhador) é uma otite externa. Este último é a inflamação do canal auditivo externo. Este canal está localizado entre o pavilhão auricular e o tímpano.

Publicidade

Leia também nosso arquivo completo sobre otite, que menciona outras causas de otite externa além da natação.

Causas

A otite do nadador é causada principalmente por bactérias, vírus e fungos microscópicos presentes na água (por exemplo, água do mar, piscina). As bactérias que causam uma otite do nadador são principalmente P. aeruginosa e S. aureus.

Incentivo à entrada de bactérias
A entrada de bactérias e outros agentes infecciosos geralmente se deve ao aumento da porosidade da pele ao redor do canal auditivo externo. Essa alta porosidade é em parte causada por uma diminuição na camada de cera no canal auditivo externo. Arranhões ou abrasões no canal auditivo aumentam o risco de desenvolvimento de otites externas. Colocar dedos, cotonetes ou outros objetos nos ouvidos, como fones de ouvido ou aparelhos auditivos, também pode levar a esta infecção, danificando a fina camada de pele que reveste o canal auditivo.

Quem é afetado?
A otite do nadador pode afetar pessoas de todas as idades. Além dos nadadores, pode afetar aqueles que não passam tempo na água como ocorre devido a bactérias que invadem a pele dentro do canal auditivo. O excesso de umidade no ouvido devido à transpiração intensa ou tempo prolongado de chuva também pode causar esta forma de infecção do ouvido.

Sintomas

O principal sintoma é uma dor aguda no ouvido externo, que aumenta com a mastigação. Outros sintomas são prurido no canal auditivo, uma leve vermelhidão dentro da orelha, um leve desconforto que se agrava ao puxar a orelha externa ou uma descarga de líquido claro e inodoro1.

Tratamentos

O médico geralmente prescreverá antibiótico em gotas e, às vezes, corticosteroides em gota com propriedades anti-inflamatórias. Se a infecção da otite do nadador não for causada por bactérias, podem ser utilizados outros medicamentos em ​​gotas, específicos para cada infecção (por exemplo, antifúngicos).

O otorrinolaringologista, especialista em otites, também fará a limpeza dos ouvidos e principalmente do conduto auditivo externo.

Dor geral: 
Para acalmar a dor causada pela otite do nadador, você pode tomar analgésicos de uso interno (ex. comprimido) como o paracetamol, especialmente em caso de febre. Evite AINEs como o ibuprofeno na otite externa, pois esses medicamentos podem mascarar uma infecção mais grave e impedir um diagnóstico correto.

Prevenção:
Instilar gotas auriculares de ácido (à venda nas farmácias), elas podem limitar o número de otites do nadador. Descubra também um remédio natural à base de vinagre

A otite do nadador geralmente não é grave se tratado prontamente, mas podem ocorrer complicações (progressão da infecção).

Tratamentos naturais

Azeite de oliva:
Aplique algumas gotas de azeite (o usado na cozinha).

Vinagre:
Descubra um remédio natural à base de vinagre

Dicas

– Para secar os ouvidos após o banho, use uma toalha limpa e seca. Sabe-se que as bactérias que causam infecção de ouvido em nadadores frequentemente se proliferam em toalhas úmidas.

– Se possível, seque os ouvidos com um secador de cabelos, com o objetivo de remover a umidade da orelha externa.

– No início da temporada de natação, peça ao seu médico ou otorrinolaringologista para limpar seus ouvidos.

– Se você costuma ter infecções de ouvido de nadador e vai viajar para um país distante, lembre-se de levar antibióticos em gotas para os ouvidos (prescritos no seu país pelo seu médico), isso pode ser muito útil.

– Em caso de otite externa dolorosa, aplique uma compressa quente no ouvido, eficaz contra a dor e a inflamação.

– Evite colocar objetos estranhos no ouvido. Por exemplo, os cotonetes podem irritar a pele fina dentro da orelha. Se você tentar limpar a orelha e remover a cera dos ouvidos, faça-o sem usar cotonetes ou outros instrumentos. E evite colocar dedos e objetos em seus ouvidos.

– Para os nadadores, é ideal usar tampões para os ouvidos ao nadar.

Redação:
Xavier Gruffat

Fontes:
Literatura médica

Fotos:
Adobe Stock

Última atualização:
29.09.2021

Esta informação foi útil?

Fontes de rodapé:

  1. Artigo da Mayo Clinic de 28 de setembro de 2021, acessado pelo Creapharma.ch em 29 de setembro
Observação da redação: este artigo foi modificado em 20.10.2021

Publicidade