Publicidade

Unha encravada

Definição

Uma unha encravada é caracterizada pelo crescimento da unha dentro da pele (que é incorporada na carne) no canto ou borda lateral da unha.

A unha encravada geralmente afeta o dedão do pé.

Causas

As causas de unha encravada podem ser:

– corte das unhas muito curtas (isso geralmente resulta em uma borda afiada da unha que cresce facilmente na carne)

– uso de sapatos muito pequenos ou muito apertados

– ter unhas naturalmente curvas

– uma lesão na unha

Sintomas

A unha encravada geralmente fica vermelha, inflamada e dolorosa. Esses são sinais típicos de inflamação.

Em alguns casos, a unha encravada pode infectar1. Como vimos acima, a unha encravada na maioria das vezes afeta o dedão do pé.

Grande plano de uma unha do pé encravada (crédito fotográfico: Adobe Stock)

Complicações

Se a unha encravada for tratada de maneira inadequada, ela pode infeccionar, causando inclusive um panarício. O osso do dedo do pé também pode estar infectado, assim como a polpa dos dedos (dos pés).

Quando consultar um médico?

É especialmente aconselhável consultar um médico quando aparecer pus que pareça estar se desenvolvendo (sempre aparece mais pus) e em todos os casos para pacientes diabéticos (sempre alto risco de infecções nos pés), bem como em pessoas com distúrbios da circulação sanguínea2.

Tratamentos

Para tratar a unha encravada, analgésicos como o paracetamol, bem como medicamentos anti-inflamatórios como o ibuprofeno ou naproxeno, podem ser usados ​​em particular para reduzir a dor e a inflamação.

Também é aconselhável a aplicação tópica de cremes contendo antibióticos ou anti infecciosos, principalmente em casos de infecção.

Você também pode mergulhar o dedo infectado em um banho desinfetante (por exemplo, à base de Dakin – saiba mais sobre em nosso arquivo sobre panarício).

Dicas e Prevenção

– Mergulhe o dedo do pé afetado em água salgada por 15 a 20 minutos, faça isso 3 vezes ao dia. Depois de embeber a unha encravada, coloque um pequeno pedaço de algodão entre a unha e a pele do dedo do pé para evitar que a unha volte a penetrar na pele. Em seguida, coloque uma bandagem ao redor da unha e dedo do pé afetados. A imersão reduz a inflamação e alivia a sensibilidade nos dedos dos pés.

– Use sandálias ou chinelos (por definição sapatos abertos) para permitir uma melhor cicatrização do dedo infectado.

– Corte as unhas na parte horizontal (topo da unha) e não na vertical, para evitar que a unha cortada entre na carne.

– Se você tem diabetes, monitore seus pés regularmente. É sabido que nas pessoas com diabetes os pés são muito sensíveis e podem infectar-se mais facilmente do que nas pessoas sem a doença.

Leia também: Unhas: As unhas como espelho da nossa saúde  – panaríciomicose das unhasverrugas

Fontes e Referências:
Mayo Clínic, Literatura médica, Livro ALLÔ DOCTEUR mon enfant est malade! (Alô Doutor, meu filho está doente!) – 2ª edição, edição Médecine & Hygiène, Suíça.

Pessoas responsáveis ​​e envolvidas na escrita deste arquivo:
Xavier Gruffat (farmacêutico e redator chefe do Criasaude), Seheno Harinjato (Redator em criasaude.com.br e responsável pelos infográficos).

Créditos fotos:
Criasaude.com.br, Fotolia.com

Última atualização do arquivo: 
22/10/2021

Nome em inglês: Ingrown Toenails 

Bibliografia e referências científicas:

  1. Livro em inglês: Mayo Clinic – Book of Home Remedies – Segunda edição, Cindy A. Kermott, Martha P. Millman, 2017, Mayo Clinic
  2. Livro em inglês: Mayo Clinic – Book of Home Remedies – Segunda edição, Cindy A. Kermott, Martha P. Millman, 2017, Mayo Clinic
Observação da redação: este artigo foi modificado em 10.12.2021

Publicidade