PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Tireoide

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

tireoideA tireoide (tiroide), também chamada de glândula tireoide é um órgão metabólico essencial do organismo, localizado na traquéia, na região da laringe, na base do pescoço, com um formato que lembra o de uma borboleta. Trata-se de uma glândula endócrina (que secreta hormônios no sangue), cujo nome vem do grego antigo thyreos, que significa escudo.

A tireoide libera dois hormônios chamados de hormônios tireoidianos, o T3 (=triiodotironina) e o T4 (=levotiroxina ou tiroxina),  que têm um papel essencial em inúmeros processos metabólicos, como por exemplo, no crescimento antes e depois do nascimento, em ações neurológicas do sistema nervoso central, na regulação da temperatura corporal e dos gastos energéticos, etc. É por isso que a carência e T3 e T4 (chamada de hipotireoidismo) e a produção excessiva dos mesmos (chamada de hipertireoidismo), podem provocar problemas sérios e necessitam de tratamento e acompanhamento médico.

É importante notar também, que para fabricar os hormônios tireoidianos (T3 e T4), a glândula tireóide precisa de iodo. Antigamente, a carência em iodo provocava  o bócio (inchaço da tireóide) e diversas doenças sérias, como o cretinismo, hoje em dia, esses problemas ainda ocorrem em algumas regiões mais carentes em iodo, como na China, em alguns lugares da África ou da América Latina.
É absolutamente necessário consultar um médico em qualquer caso de problemas da tireoide. Nosso objetivo com o site é apenas lhe fornecer informações úteis para que você possa compreender melhor a doença e seu tratamento.

Principais doenças da tireoide:

- hipotireoidismo

- hipertireoidismo

Ultimas mensagens do fórum tireoide

Última mensagem

  • Hipotiroidismo-alergia a levotiroxina (05.09.2014)

    Olá, a 6 meses fiz uma cirurgia para retirada parcial da tireoide, pois tinha um nódulo pré-maligno.Quando descobri este nódulo eu não sentia nada de anormal, fui ao médico pois não conseguia emagrecer  e um cansaço fora do normal. Após a retirada
  • Hipotireoidismo x anestesia geral (16.06.2014)

    Olá meninas, tenho hipotireoidismo " sindrome de hashimoto ", preciso fazer uma cirurgia para retirar a vesicula mas estou em um empasse, cada medico me diz uma coisa. Um disse que posso sofrer choque anafilatico por conta dos anti corpos da t
  • Hipotireoidismo, ajuda para encontrar remédio (22.03.2014)

    PELO AMOR DE dEUS ME AJUDE A ENCONTRAR UM REMEDIO P TIROIDE Q N DE TREMOR , É HORRIVEL E JA TOMEI TODOS Q FALARAM O QUE FAÇO

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM TIREÓIDE

Observação da redação: este artigo foi modificado em 04.04.2013.
Controllo di qualità
Última atualização:
04.04.2013

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também

PUBLICIDADE

Comentários

10.09.2014 04:37
Re: Tireoide
Eu sofro com hipotireiodismo já fazem 10 anos e travo uma luta constante com a balança para não virar uma bola. Os sintomas apareceram sem que eu soubesse do que se tratava, moleza no corpo, ossos fracos, osteoporose, artrose, vejo o serviço dentro de casa e não tenho coragem pra fazer. O médico me disse que terei que tomar hormonio toda vida. Atualmente o médico desconfiou que havia um nódulo, mas fiz ultrassom e não foi, ela só estava endurecida. Agora estou pra fazer novos exames de sangue e contagem de hormônio pra ver se tem que aumentar a dosagem do hormônio e depois escrevo o resultado. Por favor mande mais explicações.
Maria Amélia Monteiro
20.05.2014 17:26
Re: Tireoide
oi tenho tireoide e estou com dor de dente nao sei o quer fazer pois nao posso tira sos
neuma
23.01.2014 16:16
Re: Tireoide
Engordar não quer dizer que exista problemas com a tireóide. Em muitos casos sim, em outros não. É preciso fazer exames de TSH, T4 livre e observar os resultados. Caso alguma coisa esteja errada, tem de procurar um endocrinologista para avaliar a glândula. Mas os exames se estiverem dentro das faixas já vai te dizer que o aumento do peso pode ou não ter a ver com a tireóide. Um antagonista desse quadro é o exercício físico. Quanto mais se exercita mais hormônios estimulantes se consegue e a pessoa fica espertinha. Abraço
Edson
13.01.2014 01:06
Re: Tireoide
ola pessoal minha vai fazer uma cirugia da tiroide e ela esta querendo engravidar apos a cirugia.
Gostaria de saber se a gravidez sera normal.
Roberto
03.05.2013 19:10
Re: Tireoide
oi pessual ? to emgordano muito nao teho animo para nada ,nada,mesmo
vastir honorio
Adicionar um comentário

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

NOTÍCIAS

Extrato de espinafre diminui vontade de comer e ajuda na perda de peso

Um extrato de espinafre contendo membranas de folhas verdes diminui a fome hedônica em até 95%, e aumenta a perda de peso com 43%.

Junk food, gota e raquitismo em alta no Reino Unido

Especialistas alertam para o crescimento do consumo de junk food e doenças relacionadas, como gota e obesidade.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 17.09.2014