Publicidade

10 dicas para perder a barriga

10 dicas para perder a barrigaSeja na praia, na piscina ou no campo, muitas pessoas querem exibir um corpo malhado e torneado. Entretanto, a vontade de emagrecer pode levar muitas pessoas a cometer erros que prejudicam a saúde. O Criasaude fez essa lista com dicas para te ajudar a perder a barriga e exibir um corpo saudável para o verão.
1. Fibras. As fibras são excelentes aliadas no emagrecimento. Elas ajudam no trânsito intestinal, combatem a constipação, reduzem a absorção de gordura e ainda promovem saciedade. Importantes fontes de fibras são os grãos integrais, vegetais, frutas e legumes com casca.

2. Amêndoas. As amêndoas são ricas em fibras e proteínas. Estudos da Universidade de Purdue mostrou que pessoas que comem amêndoas têm sensação de saciedade mais longa que pessoas que comem outros alimentos. Prefira amêndoas com casca, pois o conteúdo de fibras é maior.

3. Aveia. Esse cereal é excelente aliado na redução da gordura abdominal. Rico em fibras e vitaminas, a aveia permanece no estômago por horas, proporcionando saciedade e impedindo que a pessoa ataque comidas ricas em calorias.

4. Proteína. As proteínas desempenham um papel importante na dieta de perda de peso e ajudam a eliminar a barriga. Primeiramente, o corpo queima mais calorias ao digerir proteínas, quando comparado a gorduras ou carboidratos. Em segundo lugar, as proteínas dão sensação de saciedade prolongada. Prefira proteínas de carnes magras, como peixe e aves. Evite carnes curadas e embutidos.

5. Feijão. Essa leguminosa é rica em fibras, ferro e vitaminas. Além disso, o feijão também contém alto teor de proteínas. Um estudo da Universidade do Colorado mostrou que como o feijão tem digestão mais lenta, ele queima mais calorias para ser digerido e proporciona maior perda de peso.

6. Leite. Um estudo da Universidade do Alabama em Birmingham mostrou que mulheres na pré-menopausa que consumiram leite tiveram redução de peso quando comparadas a outro grupo de mulheres que consumiram apenas alimentos ricos em cálcio. O leite, além de vitaminas e cálcio, é rico em proteínas. Prefira o leite desnatado.

7. Faça musculação. Os exercícios aeróbicos são muito importantes para perda de peso e para a saúde cardiovascular, mas devem ser associados a exercícios de musculação. Diversos estudos mostram que os músculos queimam mais gordura que outros tecidos. Portanto, quanto maior a quantidade de músculos no corpo, maior será a queima calórica.

8. Treine pesado e consistentemente. Se você vai para a academia, tente fazer com que o seu treino seja sempre estimulante e desafiador. Se isso não acontece, peça para o seu treinador ou educador físico montar uma nova rotina de treino. O mesmo vale para modalidades físicas que são feitas fora da academia, como corrida, artes marciais, natação, etc.

9. Controle o estresse. Esse é um grande vilão para as dietas. O estresse faz com que as pessoas se alimentem mal e ingiram mais calorias. Além disso, o cortisol, hormônio do estresse, faz com que os estoques de gordura do seu corpo aumentem e as células adiposas cresçam de tamanho. Uma boa forma de manter o estresse controlado é dormindo regularmente.

10. Evite o álcool. Além de prejudicar outros sistemas do organismo, o álcool é rico em calorias e um vilão em dietas de perda de peso. Evite beber em excesso. Para se hidratar, prefira água.

Além dessas dicas, é importante reduzir o consumo de gorduras saturadas, encontradas em manteigas, margarinas, embutidos e carnes vermelhas gordurosas. Evite também o açúcar refinado, encontrado em doces e refrigerantes. Por fim, não fume, pois o cigarro atrapalha o desempenho em esportes e torna a perda de peso difícil.

Ler: Como perder barriga?

Update: 23.08.2016. Fotos: Criasaude.com.br e Fotolia.com

Observação da redação: este artigo foi modificado em 23.08.2016

Publicidade