10 dicas de como lidar com a menopausa

10 dicas de como lidar com a menopausaSÃO PAULO – A menopausa não é caracterizada como uma doença, mas sim uma etapa na vida da mulher na qual há uma queda na produção dos hormônios femininos progesterona e estrógeno. Com isso, a mulher pode apresentar diversos sintomas, como ondas de calor (fogachos), irritação, depressão, aumento de peso, etc. Muitas mulheres não sabem como lidar com essa nova etapa da vida que pode durar de alguns meses a alguns anos. Veja a seguir nossas dicas de como lidar e viver melhor na menopausa. 


1. Mantenha uma dieta saudável. Tenha uma alimentação baseada em frutas, legumes, verduras e alimentos pouco calóricos. Evite gorduras, açúcar em excesso, refrigerantes e alimentos com muito sal. A alimentação saudável reduz o ganho de peso durante a menopausa.

2. Controle o seu peso. Durante a menopausa, o metabolismo da mulher muda, de forma que o ganho de peso torna-se mais fácil. O aumento de peso piora os sintomas de ondas de calor, além de aumentar o risco de doenças cardíacas.

3. Faça controles periódicos da sua saúde. Estudos indicam que mais de 80% das mulheres com menopausa sofrem de outras doenças como diabeteshipertensão e problemas da tireoide. Portanto, uma visita periódica ao médico é aconselhável.

4. Pratique atividades físicas. Os esportes, além de ajudarem no controle do peso, ajudam nas ondas de calor. Muitas mulheres relatam que a atividade física melhora a qualidade de vida durante a menopausa.

5. Refresque-se. As ondas de calor podem ser muito incômodas, portanto, busque lugares refrescantes para estar quando elas vierem. Evite beber líquidos quentes durante esses períodos. Prefira sucos naturais de frutas, água ou leite frio. ATENÇÃO: evite o consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas geladas.

6. Evite fumar. O cigarro causa muitos danos no corpo, sobretudo da mulher com menopausa. Ele piora as ondas de calor e aumenta o risco de infarto, acidente vascular cerebral e outras doenças que põem em risco a vida da paciente.

7. Fique atenta ao seu humor. As variações hormonais que ocorrem durante a menopausa podem deixar a mulher mais irritável, sensível e propensa à depressão. Converse com seus amigos para que eles entendam essas variações de humor. Busque ajuda de um ginecologista ou psiquiatra se você acha que está com sintomas de depressão.


8. Saiba quando a menopausa começa. Embora a idade exata do início da menopausa varie de mulher para mulher, no Brasil ela acontece por volta dos 50 anos de idade. Portanto, se você começar a apresentar ondas de calor, irritabilidade e outros sintomas da menopausa por volta dessa idade, procure um médico.

9. Tenha um tratamento adequado. Muitas mulheres não podem receber tratamento hormonal, sobretudo se elas têm risco de desenvolvimento de algum câncer ou risco de problemas cardiovasculares. Portanto, há outros tratamentos disponíveis baseados em produtos naturais (como extratos de isoflavonas de soja) e medicamentos específicos para controle das ondas de calor. Converse com o seu médico.

10. Ingira vitamina E. a ingestão diária de 400 UI de vitamina E ajuda a controlar os sintomas da menopausa. Converse com um médico para saber qual a melhor forma de ingerir essa vitamina.

Para saber mais sobre os sintomas da menopausa e tratamentos, acesse página específica sobre o assunto: Menopausa.

Ler também:
Observação da redação: este artigo foi modificado em 15.01.2016