10 dicas para ter um bronzeado perfeito | Criasaude

10 dicas para ter um bronzeado perfeito

dicas bronzeado perfeitoO verão está chegando e muitas pessoas aproveitam a estação para irem à praia e se bronzearem. É nesse momento que muitos cometem diversos erros para terem um tom de pele dourado, bonito e duradouro. Veja nossas dicas para ter um belo bronzeado nesse verão com saúde e respeitando sua pele. 

1. Coma alimentos com a cor laranja. Alimentos com a cor laranja são ricos em betacaroteno e vitamina A que aceleram o bronzeamento, mantém a coloração e ainda protege as células da pele. Invista em mamão, cenoura, laranja, abóbora, pêssegos, acerola, mostarda, etc. Folhas verdes escuras como couve, espinafre, escarola, etc também são ricas em vitamina A.

2. Hidrate-se bastante. Um dos maiores erros cometidos pelas pessoas que se expõem muito ao sol é a falta de hidratação. Antes e depois da exposição ao sol, use hidratantes à base de ureia ou lactato de amônio. O calor do sol resseca a pele e faz com que ela descasque mais depressa. Além disso, ingira bastante água e sucos de frutas naturais ao longo do dia.

3. Cuidado com os horários. Outro grande erro que das pessoas é se expor ao sol durante o dia todo, sobretudo nos horários que a incidência é maior (entre 10h e 16h). Tome sol até as 10h ou após as 16h. A exposição prolongada aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de pele.

use protetor solar4. Use protetor solar. Esse produto é fundamental, mesmo para aqueles que querem conquistar o bronze perfeito. O protetor solar irá evitar queimaduras e reduz o risco de desenvolvimento de câncer de pele. Escolha o protetor de acordo com o seu tipo e tom de pele. Clique aqui (Escolha do protetor solar) para orientar sua decisão. ATENÇÃO: não se esqueça do protetor solar para o rosto.

5. Tome banhos com água fria. Aproveite que é verão para refrescar o corpo com um belo banho de água fria. Com a exposição ao sol, a pele fica muito sensível e ardida e os banhos frios ajudam a aliviar essa sensação. Além disso, a água quente resseca a pele, ao passo que a água fria ajuda a hidratar e manter o bronzeado por mais tempo.

6. Use suplementos cosméticos. Hoje em dia há diversos produtos conhecidos como nutricosméticos. Eles são suplementos ricos em determinados elementos que podem ajudar no bronzeamento. Converse com o seu dermatologista e veja se ele lhe receita algum produto à base de olho de cenoura, olho de urucum, dihidroxiacetona, etc.

Tenha cuidado com o tempo de exposição7. Tenha cuidado com o tempo de exposição. Mesmo nos horários de baixa incidência solar, a exposição prolongada pode ser prejudicial à pele. Comece com cerca de 15 minutos de exposição no primeiro dia e vá aumentando gradativamente, cerca de 10 minutos a cada 3 dias. Os resultados do bronzeamento começam a aparecer cerca de 72 horas depois da primeira exposição.
8. Use autobronzeadores. Quando não estiver na praia ou na piscina, os autobronzeadores ajudam a reforçar a cor. Converse com o seu dermatologista para saber qual o tipo de autobronzeador mais indicado para o seu tipo de pele.

9. Não tome sol em dias nublados. O mormaço e abafamento são prejudiciais para a pele pois eles queimam sem que a pessoa perceba. Além disso, eles não ajudam a bronzear e podem atrapalhar o tom da pele.

 Sempre tome uma ducha depois que sair da piscina ou do mar10. Sempre tome uma ducha depois que sair da piscina ou do mar. O sal e os compostos e os produtos químicos da piscina agridem a pele e facilitam a desidratação da epiderme. Em resumo, eles facilitam o descascamento da pele, além de deixa-la mais sensível.
Com essas dicas você terá um bronzeado lindo e saudável por muito mais tempo. Lembre-se sempre de proteger a pele, pois a exposição excessiva ao sol causa envelhecimento precoce e aumenta o risco de câncer de pele. Para mais dicas, acesse nossa página: Sol e Pele.

Foto: © Lvnel – Criasaude.com.br


Observação da redação: este artigo foi modificado em 22.10.2018