Publicidade

3 informações essenciais para lidar melhor com as alergias matinais

Os sintomas deuma alergia podem, por vezes, intensificar-se ao acordar ou nas primeiras horas do dia. Esta reação excessiva ocorre quando o sistema imunológico é fortemente exposto aos alérgenos presentes no ambiente, mesmo que a exposição tenha ocorrido durante a noite. As manhãs podem se tornar particularmente difíceis, daí a importância de conhecer as razões mais comuns para esse fenômeno, bem como as melhores maneiras de preveni-lo. Aqui estão 3 informações essenciais que ajudarão você a controlar melhor as alergias matinais.

Publicidade

3 informações essenciais para lidar melhor com as alergias matinais

1. Quais sintomas aparecem com mais frequência ao acordar?

Alguns sintomas podem atingir seu pico pela manhã em pessoas alérgicas:

– Espirros repetitivos

– Nariz entupido ou escorrendo

– Olhos vermelhos, lacrimejantes ou com coceira

– Coceira na garganta ou no palato

– Tosse seca, às vezes com um leve chiado ao respirar

– Cansaço matinal devido a um sono ruim

– Dor de cabeça

Esses sintomas geralmente melhoram no meio do dia, apesar do despertar difícil.

2. Por que as alergias são mais intensas pela manhã?

Existem várias razões biológicas e ambientais que ajudam a compreender melhor as alergias matinais

Concentração elevada de alérgenos

Alguns alérgenos, como o pólen, atingem a sua concentração máxima pela manhã. É entre as 5h e as 10h da manhã que as plantas libertam mais pólen, especialmente na primavera e no verão. É por isso que você pode começar a espirrar e tossir assim que sair de casa nessa hora do dia.

Alguns fatores, como ácaros, poeira ou pelos e pêlos de animais, também podem se acumular na roupa de cama, acentuando seus sintomas de alergia ao acordar. Da mesma forma, se você é sensível ao detergente usado para lavar sua roupa de cama, pode ser comum acordar com sintomas de alergia. Ao permanecer várias horas na cama, você fica exposto a esses alérgenos por um longo período e o sistema imunológico pode reagir a essa exposição noturna.

Em caso de umidade, como em um quarto próximo ao banheiro, pode haver uma infestação de mofo que pode agravar os sintomas de alergia.

Fatores biológicos

De manhã, o nível de cortisol, que é um hormônio anti-inflamatório natural, deve aumentar. Em algumas pessoas alérgicas, no entanto, esse aumento é insuficiente, deixando o campo livre para a inflamação alérgica.

O organismo também pode reagir a certos medicamentos, desencadeando rinite não alérgica pela manhã ou dilatando os vasos sanguíneos do nariz. Tomados antes de dormir, esses medicamentos podem causar congestão e coriza pela manhã.

Nas mulheres, as alterações hormonais decorrentes da gravidez, da menstruação e do uso de anticoncepcionais orais podem causar rinite. De fato, uma alteração nos níveis hormonais pode aumentar a produção de muco e causar alterações na mucosa, resultando em congestão nasal, coriza e espirros.

Por fim, o muco se acumula nas vias nasais em caso de posição deitada prolongada. Ao acordar, quando nos sentamos ou ficamos em pé, a mudança de postura libera esse muco, provocando espirros e tosse.

Ambiente

Dormir com a janela aberta pode ser agradável à noite, mas problemático no dia seguinte. O vento ou a brisa podem espalhar pólen e outras substâncias irritantes no seu quarto ou na sua cama, causando irritações pela manhã.

Odores fortes também são causas frequentes de alergia pela manhã.

Quer se trate de géis de banho perfumados, óleos essenciais ou loções utilizadas mesmo antes de dormir, o odor pode irritar o nariz e provocar congestão ou aumento da produção de muco, causando dor de garganta, tosse ou corrimento nasal.

3. Como prevenir as alergias matinais?

Aqui estão algumas dicas eficazes para limitar os sintomas ao acordar:

– Higienize o quarto: use capas antiácaros para travesseiros e colchões, lave os lençóis a 60 °C todas as semanas, aspire regularmente o chão, especialmente se houver carpete, e evite pelúcias, cortinas grossas e bugigangas que retêm poeira.

– Areje de forma inteligente: areje o quarto à noite em vez de de manhã, especialmente durante o período de pólen, e instale um purificador de ar com filtro HEPA, se possível. Não durma com as janelas abertas. Isso pode ajudar a eliminar o pólen do seu quarto.

– Evite animais no quarto: na medida do possível, não deixe seu gato ou cachorro dormir na cama, especialmente se ele tiver acesso ao exterior. Dê banho em seu animal de estimação pelo menos uma vez por semana para reduzir os alérgenos na casa.

– Troque de roupa e tome banho à noite. Se você foi exposto ao pólen durante o dia, lave o cabelo antes de dormir.

– Experimente um anti-histamínico diário quando suas alergias estiverem no auge. Eles agem rapidamente para aliviar os sintomas1.

– Se tiver dificuldade em controlar suas alergias matinais, o melhor é consultar um profissional de saúde.

3 informações essenciais para lidar melhor com as alergias matinais

Fontes e Referências:
– Cleveland Clinic

Pessoas responsáveis ​​e envolvidas na elaboração deste artigo:
Seheno Harinjato (Redatora do Criasaude.com.br, responsável pelos infográficos).

Data da última atualização do arquivo:
09.10.2025 (primeira publicação)

Créditos fotográficos:
Criasaude.com.br, Adobe Stock, © 2025 Pixabay

Créditos da infografia:
Pharmanetis Sàrl (Criasaude.com.br)

Bibliografia e referências científicas:

  1. Artigo da Cleveland Clinic: Why Your Allergies Are Worse in the Morning, consultado pela Creapharma em setembro de 2025 e o link estava funcionando nessa data
Observação da redação: este artigo foi modificado em 09.10.2025

Publicidade