4 hábitos eficazes para perder do peso ou mantê-lo (estudo)

Sente-se por menos tempo para viver maisNEW YORK  – Nos Estados Unidos 2 pesquisas, a National Weight Control Registry (NWCR) e a Global Healthy Weight Registry (GHWR), acompanham a evolução e examinam os dados de pessoas obesas ou com sobrepeso, as quais tenham logrado perder peso de forma considerável e duradoura, assim como de indivíduos que nunca apresentaram excesso de peso.  Esta forma de considerar o tratamento da obesidade e do sobrepeso, parcialmente baseada no conceito Big Data (número elevado de dados), é muito interessante para entendermos melhor e enfrentarmos este problema global. 


NWCR, pessoas que perderam muito peso
A NWCR conta atualmente com mais de 10.000 pessoas, das quais cerca de 80% de mulheres, que perderam ao menos 13,6 kg no transcorrer dos últimos 12 meses, sem voltar a ganhar estes quilos perdidos. Os participantes são convidados a preencherem regularmente um formulário, com perguntas com respeito ao seu peso atual, à sua alimentação, à prática de atividades físicas, bem como sobre eventuais métodos utilizados para perder peso.  Este banco de dados de referência, levando principalmente em conta a população americana, data do ano de 1994.


GHWR, pessoas que jamais tiveram problemas de peso
Por sua vez, a GHWR inclui pessoas que sempre conseguiram se manter em padrões normais, ou seja, indivíduos que jamais sofreram com sobrepeso ou obesidade. Este banco de dados é orientado com maior ênfase para a prevenção, comparativamente aos métodos disponíveis para se perder peso, tais como é o caso da NWCR. De acordo com os cientistas que criaram o GHWR, os 2 bancos de dados se completam.  A GHWR, de abrangência internacional, é bem mais recente que a NWCR.

Quatro hábitos para emagrecer ou permanecer no peso parecem derivar destes 2 bancos de dados.

Laranja1. A maioria das pessoas toma café da manhã. Quer seja no banco de dados da NWCR ou da GHWR, mais de 80% dos participantes tomam café da manhã. Apesar de algumas pesquisas contraditórias, numerosos estudos mostraram que fazer esta primeira refeição do dia era importante para perder ou manter o peso. No banco de dados da GHWR, ou seja, das pessoas sem sobrepeso ou obesidade, 51% consomem frutas e legumes no café da manhã.
Um estudo americano voltado para mulheres com idade entre 18 e 55 anos (na pré-menopausa), apresentado em um congresso sobre a obesidade, realizado em novembro de 2013 na cidade de Atlanta (Estados Unidos), mostrou que comer alimentos ricos em proteínas, tais como ovos, no café da manhã, diminui a sensação de fome durante o restante do dia.

bmi-une2. Eles se pesam com frequência. No banco de dados da NWCR, 75% dos participantes se pesam no mínimo uma vez por semana. O ato de se pesar permite corrigir rapidamente eventuais hábitos ruins. Por exemplo, se em uma semana você constatar ganho significativo de peso, tente “rebobinar o filme” dos 7 últimos dias, lembrando-se do que foi ingerido, se foram ou não praticadas atividades físicas, se as horas normais de sono foram cumpridas (um sono desregrado pode favorecer o ganho de peso), etc. Na semana subsequente, assim você poderá mudar os seus hábitos para perder peso ou ao menos mantê-lo.
Um estudo clínico mostrou que aqueles que se pesam ao menos 5 vezes por semana perdem mais peso que aqueles que se pesam com menor frequência.
Aparentemente, este conselho é particularmente precioso para as pessoas com sobrepeso ou obesas.

3. Eles praticam atividades físicas com regularidade. Isso não causa surpresa, juntamente com a alimentação, estes são com frequência os 2 principais métodos recomendados pelos especialistas para se perder peso. Muito embora pesquisas recentes tenham mostrado que a alimentação era mais importante que a prática de exercícios físicos na luta contra o sobrepeso e a obesidade, os participantes dos 2 bancos de dados (NWCR e GHWR) fazem bastante atividade física. Aproximadamente 90% dos participantes da NWCR, relembrando, pessoas que perderam mais de 13,6 kg em período de mais de 12 meses sem voltar a engordar, fazem cerca de 60 minutos de exercícios quase todos os dias da semana. Na GHWR, em torno de 42% dos participantes fazem exercício físico ao menos 5 dias por semana.

10 alimentos para turbinar a imunidade4. Eles não seguem qualquer dieta específica, mas se alimentam de forma sadia. No banco de dados da GHWR, 74% dos participantes afirmam não seguirem ou raramente seguirem qualquer dieta particular e 48% declararam jamais seguirem. Em contrapartida, eles escolham os alimentos com atenção, especialmente frutas, legumes ou cereais. Por exemplo, 35% comem diariamente salada na hora do almoço. Eles também comem na maioria das vezes em sua própria casa, ou seja, eles evitam comer com exagerada frequência em restaurantes. Ainda segundo o banco de dados da GHWR, 37% afirmam jamais beberem refrigerantes ou bebidas doces e 33% não bebem álcool.
Mas atenção, 98% dos participantes do banco de dados da NWCR reduziram o número de alimentos ingeridos. Se você estiver com sobrepeso ou for uma pessoa obesa, alterar a sua alimentação parece ser algo fundamental para perder peso de modo significativo.

Dica: contudo, se você quiser escolher um regime para ter certa estruturação da dieta, especialmente no tocante à escolha das receitas, nós lhe aconselhamos a dieta mediterrânea. Provavelmente, uma das melhores dietas da atualidade, tal como mostraram vários estudos científicos.

Suplementarmente
Os participantes da NWCR também assistem menos televisão que a média dos americanos, o que lhes proporciona mais tempo para se exercitarem fisicamente todos os dias (ou quase).

08.05.2016. Por Xavier Gruffat (farmacêutico). Fontes: www.nwcr.wswww.healthyweightregistry.orgWebmd.com, Wikipedia.org (em inglês). Fotos: Fotolia.com

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Observação da redação: este artigo foi modificado em 01.08.2017