Publicidade

9 dicas para manter a hidratação no inverno

9 dicas para manter a hidratação no invernoO inverno está longe de terminar e o tempo seco ainda persiste em muitas cidades brasileiras. A umidade relativa, em alguns locais, tem piorado a qualidade do ar, que acumula mais e mais poluentes, e tem causado até mesmo incêndios. Nessas épocas de secura, é extremamente importante se hidratar constantemente e adotar medidas para evitar doenças oportunistas. Veja algumas dicas:

Publicidade

1. Beba líquidos constantemente. O ideal é que se ingira cerca de 2-3 litros de água por dia. Dê preferência a sucos naturais de frutas a refrigerantes e outras bebidas açucaradas. ATENÇÃO: não beba tudo de uma vez só. O organismo tem um limite de absorção de água. Prefira dar pequenas goladas constantemente a beber muito líquido de uma vez só.

2. Umidifique os ambientes no qual você circula. Para isso, use toalhas molhadas ou bacias/baldes cheios de água. O uso de umidificadores de ar e aparelhos específicos também ajuda bastante. Lembre-se: manter as vias aéreas sempre hidratadas evita doenças respiratórias como rinitesinusite, faringite e gripes.

3. Proteja as regiões do corpo mais sensíveis à desidratação. Lábios, nariz e olhos são particularmente suscetíveis a perder água. Para os lábios, use batons ou protetores labiais (como manteiga de cacau). Para o nariz, hidrate-os constantemente com soro fisiológico. Para os olhos, além do soro fisiológico, há colírios e lágrimas artificiais que ajudam a manter a lubrificação e evita doenças como conjuntivite.

4. Hidrate a pele. A pele fica exposta ao sol, ao vento e é um dos órgãos que mais se resseca no tempo seco. Dê preferência a produtos à base de uréia, que são altamente hidratantes. Os produtos à base de glicerina também são recomendados.

9 dicas para manter a hidratação no inverno

5. Ingira alimentos hidratantes. Inclua no seu dia-a-dia frutas, legumes e verduras que ajudam a manter o equilíbrio hídrico do corpo. Dê preferência a alimentos como melancia, frutas vermelhas, pêssego, abacaxi, abobrinha, pepino, tomate e cenoura. Eles são ricos em vitaminas e minerais que ajudam a manter a hidratação do corpo.

9 dicas para manter a hidratação no inverno

6. Evite procedimentos abrasivos para a pele. Durante as estações mais secas do ano, evite fazer peeling ou procedimentos que causem abrasão e irritação na pele. Eles aceleram a desidratação. Caso já tenha realizado, os cuidados são redobrados.

7. Evite tomar banhos muito quentes e demorados. Eles ressecam a pele. Na hora do banho, dê preferência a sabonetes hidratantes.

8. Para o rosto, dê preferência aos hidratantes sem óleo. Os produtos chamados “oil-free” hidratam sem deixar a pele com aspecto oleoso. Isso evita o ressecamento sem aumentar as chances de acne.

9. Evite ficar em ambientes com ar condicionado. A atmosfera formada pelo ar condicionado é muito seca, de forma que resseca principalmente as vias aéreas superiores (nariz, boca, garganta, etc). Isso cria um ambiente propício a infecções, como faringite, laringite, rinite, etc.

Lembre-se sempre: manter o corpo hidratado evita diversas doenças. Não espere a sede chegar para beber e dê sempre preferência à água ou sucos naturais de frutas.

Update: 12.07.2021

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 12.07.2021

Publicidade