Publicidade

Chia

Resumo

ChiaPlanta medicinal anti-inflamatória, cardioprotetora, com ação na pressão arterial, na resistência à insulina, no colesterol e no apetite. Indicada principalmente em casos de colesterol alto, diabetes tipo 2, obesidade e até mesmo para pessoas saudáveis.

Nomes

Nome em português: Chia
Nome binomial: Salvia hispanica L.
Nome francês: Chia
Nome inglês: chia
Nome alemão: Chia
Nome italiano: chia
Nome espanhol: Chía

Publicidade

Família

Lamiaceae

Constituintes

Fibras, ômega-3 (ácido linoleico alfa – ALA), proteína vegetal, cálcio, magnésio, ferro e antioxidantes. Não contém glúten.

Partes utilizadas

Semente

Efeitos

Anti-inflamatório, antioxidante, cardioprotetor, previne a resistência à insulina, regulador do colesterol, diminui a pressão arterial, antitumoral (estudo in vitro) e diminui o apetite (ver observações).

Indicações

Uso interno

Hipercolesterolemia (colesterol alto), hipertrigliceridemia.

– Diabetes tipo 2 (não diminui a glicemia, mas diminui a resistência à insulina – problema desenvolvido pela maioria dos diabéticos)

– Obesidade (prevenção de resistência à insulina e cardioprotetor), para emagrecer (aumenta a sensação de saciedade – ver observações)

– Esteatose hepática (gordura no fígado – diminui a gordura visceral)

Uso externo

– Doenças de pele (coceiras, eczemas)

Chia

Efeitos secundários

Pode prejudicar a absorção de minerais, caso seja consumida em excesso. Além de poder causar desequilíbrio intestinal, devido a sua composição de fibras, caso não seja ingerida uma quantidade suficiente de água.

Contra-indicações

Nenhuma conhecida.

Interações

Nenhuma conhecida.

Preparações

– Semente (2 colheres de sopa)

Recomendação nutricional:
Adicione uma ou duas colheres de sopa de sementes de chia à sua tigela de cereal ou iogurte. Você também pode adicionar chia à salada ou a um smoothie1. Se possível, beba muito líquido (por exemplo, água, chá, suco) ao mesmo tempo que consome as sementes de chia.

– Farinha da semente

– Alimentos enriquecidos (cereais, barras de cereais, biscoitos, sucos, iogurtes)

– Óleo de semente de chia

– Cápsula da semente de chia

– Cápsula do óleo de chia

– Gel de chia

Para uso interno, preferir produtos que não passaram por aquecimento.

Onde cresce a chia ?

Planta nativa do México, atualmente também pode ser encontrada em outros países da América (Bolivia, Argentina, …), além da Austrália e Sudoeste da Ásia. Pode crescer em ambientes áridos e ser cultivada domesticamente.

Quando colher a semente de chia?

Geralmente a planta floresce após 6 meses e já produz sementes, as sementes mais maduras apresentarem melhor qualidade.

Observações interessantes

– Usada desde a antiguidade pelos Astecas e Maias como alimento e remédio. O gel de chia pode ser utilizado na culinária como substituto do ovo ou óleo.

– Um estudo argentino realizado em ratos, publicado no British Journal of Nutrition, demonstrou que a suplementação da alimentação com semente de Chia teria efeito preventivo e reversivo em casos de dislipidemia, hipertrigliceridemia e resistência à insulina, apesar de não ter efeito na concentração sanguínea de glicose. Além disso, os ratos que receberam suplementação com sementes de chia tiveram diminuição da gordura visceral, sem mudanças significantes no peso corporal total ou nas calorias ingeridas. Outro estudo da Universidade de Queensland, na Austrália, demonstrou resultados parecidos.

– Apesar de ser popularmente conhecida por auxiliar a perda de peso, não existem indícios científicos deste efeito direto. No entanto, estudos indicam um possível efeito na redução da gordura visceral e sabe-se que as sementes de chia quando entram em contato com a água formam um “gel” quando entra em, dando uma sensação de saciedade quando a comemos.

– Um estudo da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, ainda indica que a chia pode ser benéfica no desempenho de atletas, podendo se uma alternativa aos isotônicos com carboidratos.

Fontes:
Mayo Clinic.

Redação:
Xavier Gruffat (farmacêutico)

Ultimo update:
20.05.2021

Fotos:
© azka109 – Fotolia.com, © A.Lazarin & S.Martel – Fotolia.com

Foto Chia

Chia

Esta informação foi útil?

Fontes de rodapé:

  1. Newsletter da Mayo Clinic, Mayo Clinic Health Letter, página 7, edição de maio de 2021
Observação da redação: este artigo foi modificado em 25.06.2021

Publicidade