Dieta com mais fibras para reduzir o risco de avc

PUBLICIDADE

Dieta com mais fibras para reduzir o risco de avcLONDRES – Comer mais fibras reduz o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC), apenas 7g ou mais (cerca de 25g recomendado) de fibra por dia reduziria o risco em 7%. Você pode obter 7g de fibra alimentar, por exemplo, comendo um prato de massa com 2 porções de frutas ou vegetais. Este estudo foi realizado por Diane Threapleton da Universidade de Leeds (Reino Unido) e publicado na revista Stroke em 2013.

No passado, os estudos demonstraram que as fibras alimentares solúveis ou insolúveis ajudam a reduzir o nível de colesterol e a controlar a pressão sanguínea, dois fatores de risco importantes de AVC. Lembre-se que esta doença cerebral pode levar a graves complicações e, em alguns casos, causar a morte do paciente.

PUBLICIDADE

Neste estudo, os pesquisadores britânicos analisaram dados de oito estudos científicos publicados entre 1990 e 2012, levando em conta os dois principais tipos ou situações de AVC, ou seja, hemorragia cerebral e isquemia (de uma artéria cerebral).

O resultado demonstrou que a ingestão de 7g ou mais de fibra alimentar por dia reduz em 7% o risco de sofrer um AVC.

Sabemos que a Associação Americana de Cardiologistas (em inglês: American Heart Association) recomenda o consumo de pelo menos 25g de fibra alimentar por dia, outras organizações norte-americanas, incluindo a de nutrição, também recomenda a mesma porção por dia. Você pode obter este quantidade consumindo, por exemplo, de 6 a 8 porções de grãos e 8 a 10 porções de frutas e legumes todos os dias. Saiba que a fibra alimentar só pode vir de alimentos vegetais, alimentos como a carne, peixe e produtos lácteos não contêm fibras alimentares. Entendemos por isso que uma dieta balanceada é essencial

A pesquisadora Threapleton, reconhece que a maioria das pessoas não ingere a dose diária recomendada de fibras, enquanto que um simples aumento pode contribuir significativamente para a redução do risco de AVC.

Dieta com mais fibras para reduzir o risco de avc

Entender melhor:
– AVC, uma doença temida.

Você tem algum feedback, comentário ou depoimento para fazer sobre este artigo? Você pode deixar seus comentários abaixo.

Se você tem alguma dúvida, faça uma pergunta diretamente em nosso fórum, farmacêuticos irão responder.

Por Xavier Gruffat (farmacêutico), 13 de maio de 2013.

PUBLICIDADE

Observação da redação: este artigo foi modificado em 25.09.2017

 

Inscrever-se na nossa newsletter (de graça)

 

Ler também: