Publicidade

Uma criança submete-se a um transplante de pulmão após uma intensa batalha

Uma criança submete-se a um transplante de pulmão após uma intensa batalhaWASHINGTON – Uma menina americana de 10 anos, Sarah Murnaghan, gravemente doente com fibrose cística, passou por um transplante de pulmão quarta-feira após uma batalha muito divulgada para entrar na lista de espera dos adultos, indicou sua mãe.

“Nós temos o prazer de anunciar que a Sarah saiu da sala de cirurgia. Seus médicos estão satisfeitos com o progresso que ocorreu durante a operação e estão confiantes em sua recuperação”, anunciou Janet Ruddock Murnaghan.

A operação ocorreu muito bem. “Os cirurgiões não encontraram dificuldades para enxertar os pulmões do doador”, disse a mãe da criança doente.

Sarah, que fará 11 anos em agosto, sofre de fibrose cística, uma doença genética incurável que afeta as vias respiratórias e que o agravamento de seu estado deu-lhe apenas algumas semanas de vida sem um transplante, uma intervenção complexa e rara de várias horas.

Ela estava no topo da lista de espera para menos de 12 anos, onde as doações de órgãos são muito mais raras do que para adultos. Seus pais moveram céu e terra para que ela pudesse ser colocada na lista dos adultos.

Vários parlamentares da Pensilvânia, onde ela mora e está internada, foram movidos pela situação. Eles se mobilizaram pedindo para que a secretária de Saúde, Kathleen Sebelius, permitisse uma exceção para Sarah mudar para a lista de mais de 12 anos.

Mas ela recusou-se a suspender a regra estabelecida pelos médicos do comitê gestor de transplantes nos Estados Unidos, alegando motivos de saúde e justiça perante as outras crianças na mesma situação.

A Sra. Sibelius explicou que “as regras existem e são regularmente reavaliadas porque a pior coisa seria, em minha opinião, um indivíduo pode escolher quem vive e quem morre”.

Em 5 de junho, um juiz ordenou que Sarah fosse transferida para a lista de espera de transplante de pulmão adulto depois de seus pais entrarem com uma ação judicial alegando que o sistema de acesso aos órgãos era discriminatório para sua filha.

O transplante de um órgão adulto em crianças pequenas é bastante raro, com apenas um caso nos Estados Unidos desde 2007.

Na segunda-feira (10), a agência dos EUA que administra a coleta e distribuição de órgãos (Organ Procurement and Transplantation Network) concordou em amolecer sua política a respeito de candidatos a transplante com menos de 12 anos de idade.

Em 10 de junho, haviam 1.659 pessoas esperando por um transplante de pulmão nos Estados Unidos, dos quais 30 são menores de 10 anos. Cerca de 70 mil pessoas sofrem de fibrose cística no mundo. A expectativa de vida média é por volta dos trinta anos.

Criasaude.com.br, junho 17 de 2013 – Fotolia.com

Observação da redação: este artigo foi modificado em 25.09.2017

Publicidade