Isto não é um mito: a lua cheia atrapalha o sono

PUBLICIDADE

Isto não é um mito: a lua cheia atrapalha o sonoBASILEIA – Muitas pessoas queixam-se de falta de sono quando a lua está cheia. Apesar de muitos estudos, a ligação entre os dois fenômenos nunca foi estabelecida. Os pesquisadores suíços testaram agora o “efeito lua cheia” com voluntários em um laboratório do sono, e fizeram uma descoberta.

A equipe de pesquisadores da Universidade de Basileia e da Universidade de clínicas psiquiátricas de Basileia analisou dados de 33 pessoas que passaram uma semana no laboratório.

PUBLICIDADE

Eles mediram suas ondas cerebrais, movimentos oculares e os níveis hormonais durante as diferentes fases do sono.

Parece que o relógio interno responde ao ritmo lunar, escreveu a equipe de Christian Cajochen na revista “Current Biology”. Os voluntários relataram uma pior qualidade de sono durante a fase da lua cheia. As reações físicas também foram medidas.

Menos sono profundo

Dessa forma, a atividade cerebral nas regiões relacionadas com sono profundo diminuiu 30%. Além disso, as “cobaias” precisaram de mais cinco minutos em média para adormecer e dormiram vinte minutos menos. Os valores de melatonina, o hormônio que regula as fases de sono e vigília foram menores.

“Esta é a primeira evidência confiável de que o ciclo lunar pode influenciar os padrões de sono em humanos”, explicam os pesquisadores. “Nós não esperávamos isso”, disse Christian Cajochen.

Apesar do pequeno número de pessoas testadas, o pesquisador encontrou a evidência: o estudo científico sob alto controle era realmente sobre outro assunto, razão pela qual ninguém pensou na lua durante o experimento. Além disso, os voluntários estavam completamente isolados de qualquer influência externa no laboratório e todos dormiam muito bem.

Relíquia antiga

Os cientistas assumem, por conseguinte, que além do ritmo diurno do corpo, existe o ritmo lunar. Isto está bem documentado para muitos animais, especialmente para os marinhos.

Pode ser um vestígio muito antigo da humanidade, quando a Lua foi capaz de influenciar certos padrões de comportamento de nossos antepassados.

Atualmente o homem é mais influenciado por outros fatores que não a lua, como a luz artificial, escreve a Universidade de Basileia. Em um ambiente controlado tal como um laboratório do sono, a ação da lua pode ser medida e tornados visíveis.

Leia também: Insônia – Distúrbios do Sono

Criasaude.com.br, 05 de agosto de 2013.
Copyright Foto: © olly – Fotolia.com

PUBLICIDADE

Observação da redação: este artigo foi modificado em 25.09.2017

 

Inscrever-se na nossa newsletter (de graça)

 

Ler também: