Uma colonoscopia a cada 10 anos reduz em 40% o risco de câncer colorretal | Criasaude

Uma colonoscopia a cada 10 anos reduz em 40% o risco de câncer colorretal

Uma colonoscopia a cada 10 anos reduz em 40% o risco de câncer colorretalNOVA YORK – A colonoscopia, se realizada a cada 10 anos, pode diminuir em 40% os 1,2 milhões de casos de câncer colorretal diagnosticados a cada ano. O estudo foi realizado pela Escola de Saúde Pública de Harvard e publicado em setembro de 2013 no New England Journal of Medicine. No Brasil  o câncer colorretal matou 13.344 pessoas em um ano (fonte: Instituto Nacional de Câncer- INCA, 2010) e nos Estados Unidos mais de 50.000 pessoas morrerão deste tipo de câncer em 2013 (fonte: CBSNews, 2013).

A colonoscopia é um exame visual do cólon realizado por meio de uma sonda. Em geral, o exame é realizado com anestesia geral. Atua na prevenção do câncer colorretal, ajudando na identificação de pólipos e na remoção imediata deles. Graças a esta técnica há redução na probabilidade de desenvolver câncer de cólon. A colonoscopia é um método de diagnóstico, mas também terapêutico, uma vez que há possibilidade de remoção de pólipos e de outros tecidos tumorais.

No estudo realizado pela Universidade de Harvard, os pesquisadores analisaram os dados de dois grandes estudos que envolviam cerca de 90 mil participantes, os quais foram convidados a preencher um questionário a cada dois anos sobre a sua saúde e mencionar se eles fizeram ou não colonoscopia. Estes dois grandes estudos foram realizados entre 1988 e 2008.

Durante este período, houve cerca de dois mil casos de câncer colorretal e 474 mortes. Tanto a sigmoidoscopia (exame mais rápido, mas menos eficaz) como a colonoscopia, permitem a verificação de tumores na parte inferior do cólon e no reto e estão associados à diminuição no número de mortes e de casos de câncer colorretal.

Observe que só a colonoscopia é capaz de proteger contra os tumores que se desenvolvem na parte superior do cólon e do reto. “De acordo com os nossos cálculos – dizem os autores – se todos os participantes tivessem sido submetidos a uma colonoscopia, haveria 40% menos diagnósticos desses tumores”.

Os pesquisadores recomendam a realização de uma colonoscopia a cada 10 anos a partir dos 50 anos de idade, salvo recomendação médica (algumas pessoas devem efetuar este exame antes dos 50 anos, por exemplo, quando há histórico de câncer na família).

A ingestão de vitamina D, o controle de peso, uma dieta saudável e equilibrada, rica em frutas e legumes e a prática de exercícios físicos regularmente são igualmente importantes na prevenção do câncer colorretal, de acordo com o Dr. Ogino, que participou do estudo e colabora para a  mídia americana CBSNews.

Por Xavier Gruffat – farmacêutico, 30 de setembro de 2013, Copyright foto: Fotolia.com

Informações sobre o estudo (meta dados)

Nome do estudo (geralmente em inglês)

Data da publicação Mídia Instituição, Universidade
Long-Term Colorectal-Cancer Incidence and Mortality after Lower Endoscopy 19.09.13 New England Medical Journal

Harvard School of Public Health (USA)


Observação da redação: este artigo foi modificado em 26.09.2017

 

Inscrever-se na nossa newsletter (de graça)

 

Ler também: