Publicidade

Home » Plantas medicinais » Cava-Cava

Cava-Cava

Resumo

Cava-CavaPlanta medicinal ansiolítica e calmante, utilizada em casos de ansiedade ou estresse, que pode ser encontrada sob forma de medicamento pronto para o uso (comprimidos, cápsulas).

Nomes

Nome em português: cava-cava, kava-kava ou kava kava, kawa-kawa, kava, cavacava
Nome binomial: Piper methysticum G. Forst
Nome francês: Kawa-kawa
Nome inglês: kava kava
Nome alemão: Kawa, kawa-kawa
Nome italiano: kawa

Publicidade

Família

Piperáceas

Constituintes

Kavapironas, flavonóides, kavalactones.

Partes utilizadas

Rizomas, raízes

Efeitos

Ansiolítico, espasmolítico, calmante, anticonvulsivante, tranqüilizante, analgésico.

Indicações

Ansiedade (transtorno de ansiedade generalizado), estresse, distúrbios do sono, artrite, o desejo sexual feminino (o desejo aumenta por um efeito indireto, devido ao efeito ansiolítico  da kava, de acordo com um estudo australiano publicado em 2013), cansaço, menopausa. Ler: Kava kava, eficaz contra a ansiedade

Cava-Cava

Efeitos secundários

Diversos efeitos secundários possíveis (diarréia, anorexia,…). Na compra de um medicamento, leia a bula e peça conselhos a um especialista.

Contra-indicações

Gravidez, aleitamento, depressão, doenças no figado (hepatite, cirrose…). Na compra de um medicamento, queira ler a bula e peça conselhos a um especialista.

Interações

Álcool, diferentes medicamentos que agem sobre o sistema nervoso (barbitúrico). Na compra de um medicamento, queira ler a bula e peça conselhos a um especialista.

Preparações

– Comprimidos de cava-cava

– Cápsulas de cava-cava

– Infusão de cava-cava (1-2 colheres de chá de rizomas secos de cava-cava para uma xícara de 200 mL, deixe infundir por 10 minutos em água fervente e beba uma vez por dia).

– Extrato de cava-cava

Onde cresce a cava-cava ?

A cava-cava cresce nas ilhas no Pacífico. A planta é nativa das ilhas do Pacífico Sul.
O termo cava ou cawa é proveniente de seu nome havaiano “awa” que significa amargo.

Observações

– Planta muito utilizada e consumida na forma de um « leite » extraído do seu rizoma, em inúmeras ilhas do Pacífico, como a Vanatu. A cava-cava contribui bastante com a economia e com a vida social dessas ilhas do Pacífico.

– Um estudo australiano, da Universidade de Melbourne publicado em 2013, demonstrou a eficácia da kava-kava versus placebo. Os pesquisadores acreditam que esta é uma terapia eficaz para tratar a ansiedade crônica. No entanto, os cientistas australianos advertem que a kava-kava não é eficaz em todos os indivíduos, cada pessoa pode reagir de forma diferente a esta planta. Leia também: Kava kava, eficaz contra a ansiedade

– Estima-se que o capitão James Cook introduziu a cava-cava na Europa na década de 1770.

Foto Cava-Cava

Cava-CavaCava-Cava

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 03.05.2021

Publicidade