Uva ursi
Resumo
Planta medicinal utilizada como desinfetante das vias urinárias (por ex.contra as cistites), é geralmente encontrada em infusão ou cápsula.
Nome em português: uva-ursi, uva-de-urso
Nome binomial: Arctostaphylos uva-ursi
Nome francês: Raisin d’ours, busserole
Nome inglês: bearberry
Nome alemão: Bärentraubenblatt
Nome italiano: uva ursina

Ericaceae
Arbutina e metil-arbutina (transformadas em hidroquinona) com efeito antibacteriano nas urinas alcalinas, taninos.
Folhas secas
Desinfetante das vias urinárias, adstringentes (efeitos de taninos), antibacteriano (efeito da hidroquinona em particular)
Utilizada contra as cistites e as infecções urinárias em geral. Cálculos na vesícula. Diarréia.
Atenção! Esta planta é eficaz quando a urina é alcalina (básica), portanto tome por exemplo, com NaHCO3 ou com uma dieta lacto-vegetariana.
Náuseas, alergia, problemas de estômago.
Gravidez. Lactentes.
Desconhecemos
– Cápsula à base de uva-ursi
– Tintura de uva-ursi (posologia habitual: 5 ml, 3 vezes ao dia)
A uva ursi se desenvolve em várias regiões do mundo. Esta planta é nativa de montanhas, quer seja nos Alpes ou nas outras regiões montanhosas do planeta, na América do Norte, na Ásia e até mesmo na América Central. Esta planta se desenvolve bem em solos ácidos e rochosos.
A uva ursi pode crescer bem ao Norte, até mesmo ao nível do círculo polar ártico.
Em algumas regiões como a Alemanha, a planta é protegida. O que significa que não é permitido colhe-la na natureza sem autorização. É possível cultivar esta planta em seu jardim.
A uva-ursi, que é um arbusto, atinge uma altura entre 20 e 60 cm. A floração na Europa ocorre de março a julho.
As folhas de uva-ursi são colhidas no outono.
– Antes da chegada dos antibióticos, a uva-ursi era muito usada na cura das infecções urinárias. Algumas dezenas de anos mais tarde, ela ainda é utilizada com esta indicação, especialmente como complemento das terapias clássicas (por exemplo, os antibióticos).
– Para uma luta eficiente contra as infecções urinárias, a uva-ursi deve ser ingerida com uma alimentação básica (não ácida).
– O nome, uva-de-urso ou uva-ursi, igualmente encontrada em grego e latim no seu nome científico Arctostaphylos uva-ursi, provém natural e simplesmente pelo fato de os ursos apreciarem-na.
– Na América do Norte, esta planta era utilizada pelos ameríndios, em virtude das suas propriedades medicinais, eles já a utilizavam contra as infecções urinárias.