10 alimentos para o inverno

10 alimentos para o invernoO inverno está aí e, com a estação, vem muitas doenças incômodas como gripes, resfriados e até pneumonias. A alimentação desempenha um papel importante na prevenção das doenças comuns de inverno, além de nutrir e dar energia ao corpo durante toda a estação. Não caia no engano de ingerir calorias a mais e engordar desnecessariamente. Veja nossas dicas para ter uma alimentação saudável na estação mais fria do ano.


1. Acerola. A acerola é rica em vitamina C, assim como a laranja, o caju, o limão e tantas outras. A vitamina C ajuda na manutenção de mucosas e das células imunes do corpo. Invista também em vegetais de folhas verdes, tomate e pimentão.

2. Sopas. Além de ajudarem a aquecer o corpo, elas são leves e podem ser feitas com diversos vegetais ricos em vitaminas e minerais. Evite as sopas cremosas e com queijo, pois elas são ricas em gorduras e calorias. Adicione sempre legumes como batata, cenoura e vegetais como espinafre, agrião, brócolis e couve-flor. Use carnes magras como peito de peru e frango, que são ricas em proteína e com poucas calorias.

3. Chás. Os chás ajudam a esquentar e são excelente fonte de antioxidantes, sobretudo o chá verde,chá preto e chá branco. Os antioxidantes ajudam na manutenção do sistema imune e reforçam as defesas do corpo.

4. Iogurte e probióticos. Esses produtos possui microorganismos que ajudam a reforças as defesas do corpo. Além disso, são ricos em proteínas. Prefira as versões feitas com leite desnatado, pois possuem menos gordura.

5. Canela. canela é um termogênico, ou seja, ajuda a aquecer o corpo, além de atuar como estimulante e reduzir o alto colesterol. Ela pode ser usada em pratos doces e diminui a compulsão por comer açúcar. Além disso, essa especiaria possui ação antibacteriana, anti-inflamatória e expectorante. Ajuda a prevenir gripesresfriados e pneumonias.

10 alimentos para o inverno

6. Alho. Esse vegetal possui substâncias antibacterianas e antivirais. Use o alho em refogados, carnes, assados e até nas saladas.

10 alimentos para o inverno

7. Cebola. Assim como o alho, a cebola possui agentes antivirais que ajudam a prevenir doenças comuns de inverno, como gripes e resfriados. Use em pratos salgados e em sopas.

8. Cenoura. A cenoura é rica em betacaroteno, um composto essencial para a saúde da mucosa das vias respiratórias. Invista em outros alimentos que também são ricos betacaroteno, como abóbora, damasco, alimentos alaranjados, brócolis, fígado e melão.

9. Alimentos integrais. Substitua o arroz, pão, biscoitos, etc por suas versões integrais. As fibras ajudam a regular o aparelho digestório e fortalecem o sistema imune. Invista em granola, aveia, cevada, trigo e outros grãos.

10. Cogumelos. Segundo pesquisas, possuem beta-glucanas que estimulam o sistema imune. Além disso, cogumelos são conhecidos por combater diversas bacterias e até alguns vírus. Use-os em sopas e em refogados de legumes.

Com essas dicas você vai se alimentar bem no inverno, manter a forma e prevenir doenças.

Você gostou dessas dicas ou tem mais alguma para sugerir? Deixe seu comentário logo abaixo nesta página. Sua opinião é muito importante!

Ler outras dicas de saúde

Ler também:
Observação da redação: este artigo foi modificado em 26.09.2017
Ler também: