10 alimentos para turbinar a imunidade

10 alimentos para turbinar a imunidadeSÃO PAULO – O frio está aí (Sul, Sudeste) e com ele diversas doenças aparecem, como resfriados, gripes, pneumonias, laringite e até herpes labial. É nesse momento que o corpo precisa de uma ajudinha extra para resistir e combater a tantas doenças, e a alimentação tem papel importante na manutenção da imunidade e reforço do organismo. Veja nossas dicas de alimentos que vão dar uma turbinada na sua imunidade e te ajudar a combater diversas doenças.
1. Castanha do Pará. Também conhecida como castanha do Brasil, essas sementes são ricas em selênio, oligomineral importante para reparo e manutenção do sistema imune. A dose recomendada é de 1 castanha por dia.


2. Iogurte natural. O iogurte é rico em proteínas que ajudam a manter o sistema imune sempre em boas condições. Aliás, esses derivados do leite têm probióticos que regulam a flora intestinal e também reforçam as defesas do corpo.

3. Peixes e frutos do mar. Além de serem excelente fonte de proteínas e ômega-3, os peixes e frutos do mar são ricos em zinco, mineral importante para o sistema imune. Além de peixes e frutos do mar, outra fonte importante de zinco são os cereais integrais e enriquecidos.

4. Linhaça. A linhaça é rica em ômega-3. Estudos mostram que esses ácidos graxos são essenciais para o sistema imune e devem ser obtidos através da alimentação. O óleo de linhaça também é benéfico nesse sentido. Outras fontes de ômega-3 são peixes como atum, salmão e cavala.

5. Vegetais verdes escuros. Alimentos como couve, brócolis, acelga, escarola e outras plantas de coloração verde escura são ficas em ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12. Esses nutrientes agem na maturação do sistema imune e ajudam a combater infecções. Sempre inclua esse tipo de alimento em suas refeições.

6. Frutas cítricas. Esses alimentos são conhecidos por serem ricos em vitamina C, uma nutriente essencial para manutenção das células do sistema imune. Frutas ricas em vitamina C são: laranja, limão, acerola, mexerica, kiwi e goiaba.

7. Tomate. Esse alimento é rico em licopeno ou vitamina E, uma substância que retira os radicais livres do corpo, protege as células e ainda evita doenças cardiovasculares.

8. Gengibre. Essa raiz possui ação antibacteriana além de vitaminas B6 e C, importantes para a imunidade. Adicione o gengibre em sucos, doces e até alimentos salgados.

10 alimentos para turbinar a imunidade

9. Alho e cebola. Esses alimentos possuem substâncias antibacterianas que combatem muitas doenças, como infecções respiratórias. Use-os de preferência crus ou esmagados em patês e pastas.

10. Água. A água é fundamental para o reforço da imunidade. Além de lubrificar o trato respiratório, ela elimina toxinas, hidrata o corpo e participa do equilíbrio eletrolítico. Beba, pelo menos, 2,5 litros de água por dia, sobretudo no inverno que é uma estação muito seca.

Com uma dieta saudável e balanceada, você terá um corpo mais forte e resistente. Para mais dicas de alimentos, leia nossa página: 10 alimentos para o inverno – Fotos: Fotolia.com
Por Xavier Gruffat (farmacêutico)

Ler também:
Observação da redação: este artigo foi modificado em 11.06.2017