Como perder barriga?

Exercícios para perder a barrigaSÃO PAULO – Todo mundo quer ter uma barriga sequinha e reta, não é verdade? Muito mais que uma questão estética, perder a gordura abdominal é uma importante questão de saúde. O acúmulo de gordura na região abdominal está relacionado a diversos problemas de saúde, como aumento do risco de doenças cardiovasculares, diabetesacidente vascular cerebral, colesterol alto, infarto do miocárdio e até câncer. Perder o excesso de barriga significa, portanto, melhorar a qualidade de vida e a saúde. Os cientistas acreditam que a gordura abdominal se comporta como uma glândula que pode levar a uma resistência à insulina, que por sua vez leva à diabetes. Por isso é muito importante diminuir a gordura abdominal.
Além de uma dieta balanceada, rica em verduras, legumes, frutas e grãos, as atividades físicas também ajudam nesse quesito. Entretanto, muitas pessoas se perguntam qual o melhor tipo de exercício para se fazer a fim de queimar aquela gordurinha indesejada que fica no abdome. Existem várias estratégias e elas variam de acordo com cada organismo, mas há algumas dicas gerais que podem ser seguidas e que vão acelerar a perda de gordura.


Invista na musculação


Muitas pessoas pensam que a musculação não queima gordura. Entretanto, estudos recentes apontam que exercícios de resistência são muito eficazes na perda de peso. Isso acontece pois, após o término do exercício, o metabolismo ainda está acelerado, fazendo com que a queima de calorias se mantenha. Além disso, quanto maior a massa muscular do indivíduo, maior será o gasto energético ao longo do dia. O ideal é fazer musculação pelo menos 3 vezes durante a semana. Converse com o seu instrutor físico para preparar treinos que se adequem à sua rotina diária.

Faça exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos são fundamentais na queima de gordura. Muitas pessoas têm músculos na região abdominal, mas eles não são visíveis, pois existe uma camada de gordura que impedem que eles fiquem visíveis. Exercícios como corrida, natação, ciclismo, dentre outros, são indicados para esse fim.

Uma modalidade interessante são os chamados exercícios intervalados de alta intensidade, ou HIIT (do inglês, High Intensity Interval Training). Neles, a pessoa alterna movimentos de alta intensidade com fases de descanso, tudo isso numa mesma série de treino. Estudos mostram que essa estratégia chega a consumir 9 vezes mais calorias que um treino normal.

Independente do tipo de exercício aeróbico que você escolha, tenha certeza de inclui-lo na sua rotina de treinos.

Abdominais

Os famosos exercícios abdominais são aliados para obter uma barriga reta e sem gordura. Além de fortalecerem os músculos da região abdominal, eles melhoram a postura, fazendo com que a pessoa fique mais ereta.

O abdome é composto por muitos músculos divididos em três porções principais: superior, inferior e lateral (oblíquo). Quaisquer que sejam os exercícios que você escolher, tenha certeza de que eles trabalhem as 3 porções do abdome.

Alguns exemplos de abdominais são:

– Abdominal superior: nessa modalidade, entram os exercícios onde a pessoa deita numa superfície e dobra o tronco em direção às pernas. Variações incluem elevar as pernas, estender os braços ou usar uma bola. Lembre-se sempre de manter a lombar bem estabilizada e colada ao chão.

– Abdominal superior: nessa categoria de treino, estão os exercícios onde a pessoa mantém o tronco imóvel e traz as pernas junto ao corpo. Existem inúmeras variações, como se pendurar pelos braços e recolher as pernas, usar caneleiras ou elevar as pernas e o tronco ao mesmo tempo.

– Abdominal oblíquo (lateral): esses exercícios trabalham as porções laterais do abdome. Para fazê-lo, deite-se no chão, com a lombar bem estabilizada, coloque as mãos na cabeça e traga os joelhos próximos ao cotovelo. Repita o movimento como se estivesse numa bicicleta.

– Exercícios de isometria: esses exercícios também são muito importantes, pois eles fortalecem a região abdominal e lombar. Um exemplo é a prancha, onde a pessoa se apoia nos antebraços e ponta dos pés, formando uma prancha paralela ao chão. Segure nessa posição por alguns minutos, descanse, e repita novamente.

Não se esqueça da lombar

O fortalecimento da região lombar ajuda a manter a barriga reta e a coluna ereta. Lembre-se sempre de incluir exercícios que trabalhem essa região, como hiperextensão de lombar e exercícios de isometria.

Update 19.09.2017. Fotos: Criasaude.com.br, Fotolia.com

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Observação da redação: este artigo foi modificado em 19.09.2017
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