Publicidade

💉 Uma pessoa totalmente vacinada pode reinfectar com a variante Delta?

Sim, é possível ter pessoas que estão doentes com Covid-19 apesar de uma vacinação completa, a isso se chama uma breakthrough infection (uma infecção que “passou” ou “atravessou” apesar da vacinação).
Como as vacinas RNA (Pfizer e Moderna), assim como a vacina AstraZeneca, oferecem menos proteção contra o risco de infecção com a variante Delta, uma pessoa totalmente vacinada pode obter novamente o Covid-19. Isso não é muito comum, mas é possível. Documentos dos CDC (a principal agência de saúde dos Estados Unidos) mostraram que as infecções de pessoas vacinadas não são tão raras como se pensava anteriormente, com 35.000 infecções sintomáticas por semana entre os 162 milhões de americanos vacinados, de acordo com um relatório da AFP publicado no final de julho de 2021. É provavelmente por essa razão que, desde agosto de 2021, Israel vem aconselhando 3 doses de sua vacina para pessoas de 60 anos. É preciso lembrar que as vacinas RNA e AstraZeneca ainda oferecem forte proteção (mais de 90%) contra o risco de hospitalização e morte.
Em geral, uma pessoa reinfectada com o Covid-19 teria sintomas mais leves do que quando foi infectada pela primeira vez naturalmente, como o The Wall Street Journal explicou em sua edição de 30 de julho de 2021, com base em análises iniciais.

Observação da redação: este artigo foi modificado em 03.08.2021

Publicidade