Publicidade

Suco de limão: 3 propriedades para tratar doenças do dia a dia

O suco de limão vem do fruto do limão, aqui vamos falar mais especificamente do limão-siciliano ou limão-amarelo (Citrus limon) que é diferente dos limões mais encontrados no Brasil, como o limão-taiti (Citrus latifolia) e o limão-cravo (Citrus × limonia). Eles possuem composições de vitaminas e minerais semelhantes, porém com proporções ligeiramente diferentes. O suco de limão comercial geralmente é preservado com metabissulfito de potássio, que pode causar reações alérgicas, então é melhor preparar o suco você mesmo (receita aqui). Descubra 3 propriedades, baseadas em estudos científicos, para tratar e prevenir vários males ou doenças do cotidiano.

Publicidade

1. Vitamina C: doenças infecciosas (por exemplo, resfriados)

Esta é provavelmente a propriedade mais conhecida do limão e seu suco, esta fruta contém uma quantidade significativa de vitamina C. O suco de limão tem sido tradicionalmente usado como remédio para o escorbuto antes da descoberta da vitamina C1. Este uso muito comum do limão, conhecido desde a Antiguidade, é hoje reforçado por inúmeros estudos científicos. Devido ao seu teor de vitamina C, o suco de limão siciliano é indicado contra várias doenças infecciosas além do escorbuto, como: o  resfriado ( síndrome gripal), a rinite, a gripe ou a cistite. Um estudo publicado no ano 20002 demonstrou atividade bactericida de suco de limão siciliano e derivados do limão siciliano contra Vibrio cholerae, a bactéria que causa cólera. Além da vitamina C, o suco de limão contém outros princípios ativos importantes que podem desempenhar um papel fundamental contra doenças infecciosas, como ácido cítrico, carboidratos, fibras e principalmente flavonoides.
Em 100 g de suco de limão-siciliano, há aproximadamente 39 mg de vitamina C, segundo a instituição americana de referência USDA. Isso significa que com um suco de limão diário de cerca de 200 ml, uma pessoa adulta tem sua quantidade diária recomendada (ver infográfico abaixo, recomendações americanas). A Sociedade Alemã de Nutrição (Deutsche Gesellschaft für Ernährung), por outro lado, considera que 110 mg por dia de vitamina C é suficiente para homens e 95 mg para mulheres.

2. Redução significativa do açúcar no sangue (depois de comer pão)

Um estudo publicado em 20213 mostrou que beber suco de limão, mas não água ou chá, depois de comer pão reduziu significativamente o açúcar no sangue, o famoso índice glicêmico. Um estudo cruzado randomizado foi realizado com porções iguais de pão (100 g) e 250 ml de água, chá preto ou suco de limão. As concentrações de glicose no sangue capilar foram monitoradas por 180 minutos utilizando o método da picada no dedo. Os resultados mostraram principalmente que o chá não teve efeito na resposta glicêmica. Por outro lado, o suco de limão reduziu significativamente o pico médio de concentração de glicose no sangue em 30% e atrasou-o em mais de 35 minutos. O efeito do limão viria de uma diminuição do pH da refeição, o que leva a uma desaceleração na digestão do amido (um açúcar). Resumindo, se você é diabético, beber suco de limão após cada refeição pode ser uma ótima ideia ou pelo menos para quem tem alto teor de açúcar.

Resultado do estudo, eixo X = tempo em minutos e eixo Y = quantidade de açúcar no sangue em mmol/L – Wate=água, Tea=thé,  Lemon juice=suco de limão (fonte da foto: estudo)

3. Dor de garganta

Como um gargarejo, misturado em partes iguais com água quente (mas não fervente), o suco de limão pode ser um desinfectante (anticéptico) muito bom para o tratamento de dor de garganta. O hospital americano de referência mundial, o Cleveland Clinic, apontou em um artigo recente a possibilidade de adicionar um pouco de mel a essa mistura de água quente e suco de limão. O mel, assim como o limão, tem um efeito antibacteriano e antiviral.

Por Xavier Gruffat (farmacêutico), ideia original de XG. De 19 de abril de 2023. Fonte: Pharmawiki.ch. Referências de estudo: mencionadas no artigo ou abaixo. Créditos da foto: Adobe Stock.

Bibliografia e referências científicas:

  1. Klimek-Szczykutowicz, M.; Szopa, A.; Ekiert, H. Citrus limon (Lemon) Phenomenon—A Review of the Chemistry, Pharmacological Properties, Applications in the Modern Pharmaceutical, Food, and Cosmetics Industries, and Biotechnological Studies. Plants 2020, 9, 119. https://doi.org/10.3390/plants9010119
  2. de Castillo MC, de Allori CG, de Gutierrez RC, de Saab OA, de Fernandez NP, de Ruiz CS, Holgado AP, de Nader OM. Bactericidal activity of lemon juice and lemon derivatives against Vibrio cholerae. Biol Pharm Bull. 2000 Oct;23(10):1235-8. doi: 10.1248/bpb.23.1235. PMID: 11041258.
  3. Freitas, D., Boué, F., Benallaoua, M. et al. Lemon juice, but not tea, reduces the glycemic response to bread in healthy volunteers: a randomized crossover trial. Eur J Nutr 60, 113–122 (2021). https://doi.org/10.1007/s00394-020-02228-x
Observação da redação: este artigo foi modificado em 19.04.2023

Publicidade